Powered by Rock Convert

Trabalhar em empresas multinacionais é o sonho de muitos profissionais. Os desafios impostos por organizações desse porte, os benefícios oferecidos, salários acima do mercado nacional e plano de carreira formam um pacote que atrai muitos bons candidatos.

Se você deseja fazer parte do quadro de colaboradores de uma empresa multinacional, saiba que é possível se preparar e garantir uma vaga, independentemente de você ser um profissional júnior, pleno ou sênior.

Neste post, separamos para você, informações sobre como conseguir uma oportunidade para trabalhar em empresas multinacionais. Acompanhe!

O que as multinacionais avaliam ao contratar?

Da mesma forma como acontece nas empresas nacionais, as multinacionais também têm seus parâmetros para a contratação de novos colaboradores. Algumas organizações avaliam questões mais relacionadas ao comportamento, mostrando preocupação em contratar candidatos alinhados com os valores e o fit cultural da organização.

Além disso, o espírito de colaboração com os colegas e a proatividade também são fatores importantes. O candidato também deve mostrar que está atualizado com o que acontece no mundo, mostrando conhecimentos gerais sobre economia e política, por exemplo.

Outra questão bastante avaliada pelas multinacionais é a flexibilidade do candidato, já que a probabilidade de viagens constantes e/ou até mesmo a possibilidade de residir em outras cidades ou países é real.

Portanto, é preciso ter certeza de que é esse o caminho que deseja trilhar. Faça uma análise sincera se conseguiria se adaptar em outras regiões do país ou do exterior e avalie a sua disponibilidade para essas mudanças.

Além dessas características e competências analisadas pelas companhias, separamos algumas dicas importantes para você participar de processos seletivos e trabalhar em multinacionais. Acompanhe!

O que é preciso para trabalhar em empresas multinacionais?

Domine o inglês

O inglês é um idioma universal, e por isso é importante que você o domine, aumentando as suas chances de trabalhar em empresas multinacionais.

Esse também é um importante diferencial para se destacar da concorrência. Na hora de escolher um curso, priorize aqueles que valorizem a conversação, e não apenas a escrita.

Isso o ajudará, por exemplo, no momento de uma entrevista com recrutadores das multinacionais. Algumas companhias, inclusive, realizam as entrevistas totalmente no idioma inglês.

Faça networking

Criar a sua própria rede de relacionamentos é uma das chaves para ser reconhecido no mercado e aumentar as suas chances de trabalhar em uma multinacional.

Uma boa rede de relacionamentos leva tempo para ser construída, mas o investimento vale a pena. Isso, porque conhecer pessoas da sua área de atuação pode significar uma indicação de emprego no futuro.

Para garantir que sua imagem profissional seja conhecida, participe de feiras, cursos, palestras, congressos e até comunidades virtuais. Todos os esforços são importantes para aumentar os seus contatos.

Construa uma boa imagem profissional

Seja discreto, mas revele às pessoas o que você faz ou o que deseja fazer. Construa uma imagem profissional de credibilidade, de forma que as pessoas o enxerguem como um profissional capacitado. Assim, quando souberem de algum cargo em aberto com o seu perfil, provavelmente, elas se lembrarão de você.

Invista na sua formação acadêmica

É fato que a formação acadêmica é um destaque no currículo. Logo, investir em um bom curso superior é uma das premissas para conseguir trabalhar em empresas multinacionais.

Além disso, o período da faculdade é muito importante para a construção das competências necessárias para que você possa assumir um bom cargo, construindo grande parte da base para exercer uma profissão.

No entanto, a formação não termina quando você pega o diploma. É preciso continuar investindo em conhecimento, sendo essa uma missão para a vida inteira.

Seja proativo

Ser proativo quer dizer agir antes que uma questão ocorra, evitando um problema. Grandes organizações privilegiam profissionais que pensam em situações futuras, pois são capazes de identificar boas oportunidades e evitar prejuízos. Resumidamente, ser proativo revela que o profissional é comprometido, característica que toda empresa procura.

Dominar a comunicação oral

Expressar-se de forma correta, expondo pontos de vista e sendo capaz de sensibilizar os outros com argumentos condizentes, é fundamental para todo profissional que deseja alcançar o sucesso profissional em qualquer empresa.

Por isso, é importante dedicar tempo para aperfeiçoar essa habilidade. Você pode melhorar sua comunicação oral investindo em conhecimento. Assim, você garante um bom discurso.

Para tanto, leia bons livros, jornais e revistas. Isso vai ajudá-lo a formar um repertório capaz de fazer com que circule pelos mais variados níveis hierárquicos dentro das organizações, aumentando as suas chances de sucesso na carreira. Lembre-se de que saber ouvir é tão importante quanto saber falar.

Amplie a sua visão de mundo

Para trabalhar em empresas multinacionais, é preciso saber como esse tipo de negócio funciona. Isso não quer dizer que você deva ter vários vistos carimbados no passaporte, mas sim estar informado a respeito do que acontece em empresas desse porte e também ao redor do mundo.

Se você tiver a oportunidade de viajar para outros países, será ótimo, mas conhecer o mundo não significa ficar restrito a esse tipo de experiência. A internet e livros são bons meios para ampliar sua percepção.

Uma forma de começar esse processo é procurar entender o mercado de atuação das empresas multinacionais para as quais você deseja trabalhar. Estude sobre o país de origem, principais concorrentes, parceiros de negócios, entre outras informações.

Dessa forma, é certo que você se tornará um profissional capaz de atuar globalmente, pois seu perfil será mais completo e atualizado, se comparado àqueles que não investem no desenvolvimento de suas competências.

Como vimos ao longo deste post, é possível se preparar para trabalhar em empresas multinacionais e garantir todos os benefícios que as companhias desse porte oferecem. Para tanto, esteja sempre atento ao mercado e às oportunidades, pratique essas dicas que separamos para você e, principalmente, faça investimento no seu desenvolvimento enquanto profissional e indivíduo. O autoconhecimento gera uma série de benefícios e, por isso, já está sendo muito valorizados por todas as empresas, sejam nacionais ou multinacionais.

Agora que você já sabe como conseguir uma vaga para trabalhar em empresas multinacionais, deixe seu comentário conosco!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário