Estamos na reta final de 2019 e muitas empresas já estão trabalhando no planejamento do próximo ano. Como todos os departamentos são responsáveis pelo sucesso de um negócio, o setor de recursos humanos também precisa focar as ferramentas e estratégias que serão utilizadas. Estar atualizado sobre as tendências para o RH em 2020 é uma forma segura de fazer isso.

Os avanços tecnológicos dos últimos anos trouxeram diversos recursos inovadores para a área e muitas organizações já estão adotando essas ferramentas. Se esse não é o caso da sua empresa, o próximo ano pode ser decisivo para se atualizar e garantir a vantagem competitiva.

Confira, agora, as principais atualizações para o setor.

1. Chatbots para o RH

Os chatbots, que já estão sendo utilizados ​​no atendimento ao cliente e para suporte técnico em TI, aparecem como uma das mais fortes tendências para o RH em 2020, assumindo um importante papel no apoio à integração de novos colaboradores.

Essa ferramenta de inteligência artificial permite que os profissionais façam perguntas e sejam respondidos pelo computador. Processos, prazos, senhas e passo a passo podem ser disponibilizados em redes sociais corporativas ou no sistema da empresa, otimizando o fluxo de informações para os recém-chegados.

Reunir uma lista de perguntas frequentes em um programa de chatbot, em longo prazo, permite que o RH mantenha o foco de suas ações no relacionamento com o colaborador, deixando de ser um departamento que ora realiza processos burocráticos, ora tira dúvidas desses trabalhadores.

2. Gamificação

A gamificação é outra tendência forte para o próximo ano, que já começou a dar os primeiros passos há algum tempo dentro das empresas.

Cada vez mais utilizada como uma maneira eficiente de selecionar candidatos, transforma esses processos em um jogo lúdico, medindo com precisão os traços de personalidade e habilidade dos candidatos.

3. People Analytics

Empresas que estão de olho em abrir vantagem competitiva no mercado buscam, cada dia mais, trabalhar orientada por dados. Quando há uma importante decisão a ser tomada, o ideal é que ela seja estudada, analisada e que haja uma previsão concisa dos possíveis cenários relacionados a ela.

Quando essa situação ocorre dentro do RH, quem entra em ação é o People Analytics. Não é a toa que a ferramenta já é assunto recorrente em publicações e eventos sobre gestão em pessoas: ela permite contratações mais adequadas aos objetivos do negócio, contribuindo para que o capital humano funcione de maneira efetiva no alcance de resultados positivos.

Além de melhorar os processos de tomada de decisão, diminui a incidência de erros e permite um melhor aproveitamento dos talentos.

4. Experiência do colaborador

Se no passado, o que valia a pena para o colaborador continuar no emprego era o salário recebido, essa realidade vem se transformando com o passar dos anos. Não é a toa que gestores de RH que estão de olho nas tendências do mercado já sabem que a experiência do colaborador conta muito na hora de atrair e reter profissionais altamente qualificados.

É fato que as pessoas têm buscado por um trabalho que seja coerente com as suas demandas e o seu estilo de vida. Diante disso, um dos grandes destaques de se proporcionar uma boa experiência para o colaborador está em uma simples mudança no modo de trabalho: a adoção da flexibilidade.

Ter uma rotina que permite estar mais com a família e cuidar dos assuntos pessoais é um grande atrativo e, para muitos, horários flexíveis e home office já saem à frente da remuneração. Além disso, dependendo do cargo, uma rotina rígida de horários pode bloquear o potencial produtivo e criativo do colaborador.

5. Gerenciamento de desempenho contínuo

A análise de desempenho já é aplicada há algum tempo, mas o que faz dela uma tendência para o RH no próximo ano são os períodos em que elas são realizadas. Se antes eram feitas, no máximo, três vezes ao ano, hoje, o mercado sente a necessidade de aplicar esse recurso de maneira contínua.

Essa é mais uma transformação que está relacionada ao comportamento das novas gerações que ocupam o mercado. Como as equipes trabalham de maneira cada vez mais independente, reuniões individuais e frequentes entre líderes e liderados ajudam a mover os projetos mais rapidamente.

Dessa forma, os gestores também podem assumir uma postura de facilitadores perante as atividades. Reuniões pessoais semanais ou quinzenais não só contribuem para a melhoria dos resultados, como também para diminuir eventuais problemas.

6. Sistemas de automação de rotina

A virada de 2019 para 2020 é a última chamada para se render à automatização dos processos tradicionais do RH para que os profissionais do setor possam, finalmente, assumir um papel estratégico dentro da empresa.

Ferramentas que integram dados, permitem o envio automático de informações, contribuem para um controle mais efetivo do ponto, das horas extras e da folha de pagamento são apenas algumas das muitas possibilidades oferecidas pela tecnologia atual.

A automação garante que os processos burocráticos sejam concluídos de maneira mais rápida, traz mais segurança ao armazenamento de documentos e dá mais liberdade para que os gestores possam trabalhar com foco no capital humano.

7. Recrutamento online

Da mesma forma que nos relacionamos e consumimos por meio da internet, o recrutamento também se torna possível em poucos cliques. As ferramentas de recrutamento online são uma forte tendência para o setor, pois são vantajosas tanto para a empresa quanto para o candidato.

Desde a triagem de currículos até a entrevista final, todos os processos podem ser automatizados, otimizados e gerenciados de forma virtual. Inclusive, utilizam recursos apresentados neste artigo, como o People Analytics.

Implementar todas essas tendências para o RH em 2020 é um desafio e tanto, mas não é algo impossível. A tecnologia é uma grande aliada para que as atividades pertinentes ao gestor de recursos humanos possam ser desempenhadas de forma rápida e eficiente. Prova disso é que grande parte das novidades aqui apresentadas estão relacionadas com a transformação digital.

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