Os maiores ativos de uma empresa são seus colaboradores. É por meio do trabalho, da dedicação e da postura dos profissionais que a organização pode melhorar a produtividade e crescer no mercado. Dessa forma, é necessário ser eficiente na hora da contratação para que a sua equipe, além das habilidades específicas para o cargo, seja engajada e se identifique com a cultura e os valores da companhia.

Nessa hora não há outra saída: é preciso inovar o setor de RH. Como fazer isso? Com a adoção de um software de recrutamento digital, que vai otimizar todo esse processo, reduzir custos e ainda possibilitar que você encontre o candidato certo para a sua organização.

Quer conhecer as vantagens de utilizar a tecnologia nos processos seletivos? Confira nosso post e modifique de vez as formas de contratação da sua empresa!

1. Automatização de processos

A rotina do RH pode ser facilitada, incluindo o processo seletivo. Com o software de recrutamento digital você deixa para trás pilhas de papel ou arquivos de planilhas, além de ter todos os dados e as etapas do recrutamento automatizadas — o que permite agilidade no momento da triagem de currículos, da avaliação, de testes e entrevistas.

O sistema permite, por exemplo, pontuar o currículo e a experiência dos candidatos. Assim, há mais facilidade para abrir, anunciar as vagas, contatar candidatos, analisar o desempenho de cada um e encontrar aquele que mais atende ao perfil que a empresa procura no mercado.

A automatização do processo também é vantajosa para os candidatos, pois eles podem acompanhar todas as etapas do processo, receber um feedback dos recrutadores e deixar seu currículo atualizado para oportunidades futuras.

2. Integração de diferentes etapas do recrutamento

São diversas fases desde o anúncio da vaga até a contratação. Para que o processo seletivo seja eficiente, é importante que ocorra a integração entre as diferentes etapas do recrutamento. Esse é justamente um dos diferenciais de contar com um software de recrutamento digital.

A empresa consegue gerenciar todos os dados do candidato de maneira fácil, já que o sistema permite a avaliação das informações coletadas em todas as fases (currículo, testes de aptidão, comportamento etc.) em uma única plataforma, que pode ser acessada inclusive pelo celular. Sem contar que esse acesso é compartilhado com todos os envolvidos no processo de recrutamento.

3. Redução de tempo e dinheiro

Um processo seletivo não precisa ser oneroso para a organização ou tomar todo o tempo da sua equipe de Recursos Humanos. No modelo tradicional, é preciso ter colaboradores dedicados a cada etapa da seleção. O problema é que, ao final desse processo, há grandes chances de você não encontrar o profissional que procura.

Com o software de recrutamento digital, a triagem dos currículos e a avaliação de cada candidato ocorre por meio da inteligência artificial, ou seja, de maneira mais otimizada. Você pode até mesmo conduzir diferentes processos de seleção sem se perder.

Assim, você não precisa ter um departamento que vai gastar horas analisando os dados dos profissionais, podendo direcionar a função do RH a áreas mais estratégicas, como em ações de treinamento ou de projetos voltados para o plano de carreira dos colaboradores ou para a retenção de talentos.

Com isso, a organização também não corre o risco de perder candidatos para as empresas concorrentes em função da demora do processo de seleção.

Outro ponto a destacar é que você também economiza recursos, pois não há a necessidade de investir em uma infraestrutura tecnológica para fazer o recrutamento de maneira digital. Tudo ocorre por meio de uma plataforma e os dados ficam armazenados na nuvem — basta fazer o login para gerenciar o processo.

4. Diminuição do turnover

A redução de custos com a automatização do processo seletivo também tem um impacto na redução do turnover. Como a tecnologia identifica os candidatos que são mais adequados à vaga e também à cultura da organização, as chances de ele permanecer na empresa aumentam. Isso acontece porque os profissionais se identificam com o cargo, têm motivação para trabalhar e podem até ter a ambição de fazer o plano de carreira na própria organização.

Desse modo, você evita gastos recorrentes com demissões, novas contratações e também com treinamentos. O resultado é uma equipe mais integrada, que trabalha de acordo com os valores da empresa e, assim, contribuem para seu crescimento.

5. Possibilidade de mensurar resultados

Com o software, sua empresa consegue mensurar os resultados. A tecnologia disponibiliza indicadores para que o gestor entenda se a estratégia adotada no processo seletivo é a mais adequada, em quais redes sociais é melhor fazer a divulgação, entre outros aspectos.

6. Eficácia na identificação de talentos

Como encontrar a pessoa certa para a sua empresa? Como descobrir um talento que pode fazer a diferença no seu negócio? É importante ter um processo seletivo abrangente e direcionado, certo?

Esse é o papel do software de recrutamento digital: você consegue anunciar as vagas em canais estratégicos, como as redes sociais, e o ranqueamento dos profissionais ocorre de acordo com os critérios que você estabeleceu — tudo realizado de maneira automática, economizando tempo e recursos.

Com isso, a organização consegue montar um time de peso, com as habilidades técnicas e o perfil de que ela precisa para sair na frente.

7. Segurança dos dados

Armazenar currículos — seja em papel ou ou arquivo enviado por e-mail — não é prático nem tampouco seguro. Com o recrutamento digital você tem as informações dos candidatos online, 100% na nuvem, de forma organizada. Dessa maneira, tanto gestores quanto supervisores de RH e outros analistas têm acesso fácil à plataforma, podendo avaliar rapidamente os dados dos candidatos, facilitando a seleção.

O software de recrutamento digital é uma ferramenta para que a sua empresa tenha agilidade na contratação de novos colaboradores. A automatização dos processos, a integração das etapas e a triagem e avaliação por meio da inteligência artificial reduzem os gastos com o processo seletivo e aprimoram a identificação dos perfis ideais para suas vagas.

Tem interesse em inovar nos processos seletivos da sua organização? Então entenda por que você deve investir no recrutamento digital!

Escreva um comentário