A evolução tecnológica já é uma realidade em todos os segmentos de negócio. Nesse contexto, um setor que se transformou com a inovação foi o de gestão de pessoas — que deixou de ter um papel somente operacional para assumir uma posição estratégica dentro das empresas. É o chamado RH inteligente.

Atualmente, vivemos a quarta revolução industrial, com o avanço da automação e conectividade. É a era digital, marcada por melhorias em todos os departamentos das empresas, principalmente o da área de recursos humanos — que conta com novas ferramentas para integrar pessoas, otimizar programas de seleção e recrutamento e facilitar as rotinas de trabalho.

Quer entender em detalhes quais os impactos que a tecnologia de gestão de pessoas trouxe para as organizações? Confira nosso post!

Automatização das atividades repetitivas

Quando a gente pensa no setor de RH, logo se lembra de uma pilha de formulários sobre a mesa e de processos burocráticos para resolver. Mas essa é uma cena que ficou no passado — agora é a vez do RH inteligente, que dispensa papéis e utiliza ferramentas digitais para tornar essa rotina mais leve e prazerosa.

Os profissionais ganham tempo com o uso de softwares específicos para o setor, que centralizam as informações dos colaboradores e permitem o acesso rápido a documentos. Realizam, ainda, preenchimentos e cálculos automáticos, entre outras funções que facilitam os processos de gestão de pessoas.

Além de otimizarem as rotinas do setor, essas ferramentas garantem a segurança dos dados.

Por tudo isso, a tecnologia aumenta a produtividade dos profissionais de RH e permite que eles assumam funções voltadas ao gerenciamento direto das equipes — como a realização de treinamentos, pesquisas e eventos internos, elaboração de estratégias para retenção de talentos e outras ações junto aos colaboradores.

Eficiência no processo de recrutamento e seleção

Sabemos como é custoso e demorado para as empresas encontrar o colaborador ideal — com qualificação e perfil condizentes com a vaga e cultura da organização. Muitas vezes, a análise do currículo e a entrevista tradicional não são suficientes para identificar o candidato mais adequado.

Nesse aspecto, o RH inteligente pode ser considerado um importante avanço, pois proporciona agilidade e mais precisão no recrutamento e seleção.

Tudo é feito em uma plataforma digital que utiliza inteligência artificial nos processos e que consegue identificar um perfil de comportamento do candidato — seja ao apontar as emoções em entrevistas por vídeos ou pela capacidade de interação em jogos virtuais que simulam situações reais.

Essas informações são cruzadas com as especificações da vaga, possibilitando que a empresa contrate o profissional mais indicado para o cargo oferecido.

Esse sistema apresenta uma série de vantagens para o RH, como:

  • facilidade na abertura de vagas;
  • menor tempo para a realização das etapas de seleção — atendendo a demanda da empresa de forma mais rápida;
  • customização de processo seletivo;
  • redução dos custos para o recrutamento;
  • possibilidade de encontrar talentos em diferentes localidades, já que os candidatos podem participar do processo sem a necessidade de se deslocar, podendo utilizar o notebook ou smartphone em todas as fases de seleção, inclusive na admissão;
  • facilidade para a empresa dar feedback aos candidatos que não foram selecionados e, também, aos que evoluíram no processo seletivo;
  • diminuição da rotatividade (turnover), visto que o candidato tem as características pessoais e profissionais mais adequadas à vaga. Assim, os custos com novas contratações e treinamentos também são reduzidos.

Além disso, como todas as etapas do recrutamento são automatizadas, os profissionais do RH podem direcionar seus esforços para outras demandas da empresa — como o desenvolvimento de novos projetos para a comunidade interna ou análise da performance dos colaboradores.

Melhora na comunicação interna

A tecnologia pode facilitar a comunicação dentro da empresa, o que vai melhorar a circulação da informação tanto de modo vertical, das diretorias para colaboradores, quanto horizontal, entre os colaboradores e equipes.

Com isso, os funcionários têm clareza sobre o seu papel na organização — além da missão e valores da empresa. Outra questão importante é que, ao abrir canais de comunicação acessíveis para o seu quadro de funcionários, é possível descobrir suas queixas, dar feedbacks e trabalhar para melhorar a estrutura e clima organizacional.

O uso da tecnologia vai, ainda, promover a interação entre as equipes e evitar fofocas que poderiam gerar intrigas e mal-estar dentro da empresa.

Transparência das informações

O RH digital também modifica a forma de relacionamento com os colaboradores ao disponibilizar de modo transparente as informações de seu interesse — como dados de frequência, indicadores de desempenho, folha de pagamento, férias e benefícios etc.

De um jeito rápido, é possível obter esses dados detalhados digitalmente sem que o colaborador precise se deslocar até o setor de recursos humanos.

Atuação mais estratégica do RH

Com a automação dos processos, a rotina burocrática do RH fica descomplicada, e o setor pode ter uma atuação mais estratégica, alinhada aos resultados da empresa. Os profissionais podem analisar o perfil e desempenho dos colaboradores com metodologias específicas — como o People Analytics — para entender, por exemplo, o que os torna mais engajados e produtivos.

A ideia é coletar, organizar e analisar as informações sobre comportamento e desenvolvimento interno dos colaboradores, pesquisas, indicadores e outras fontes que permitam identificar melhor o perfil de cada um.

Quando o RH assume essa postura, auxilia na tomada de decisões dos gestores para: contratar ou desligar profissionais, direcionar um colaborador com capacidade de liderança para uma função mais adequada — atendendo, assim, às necessidades do negócio —, oferecer treinamentos direcionados ou redistribuir as demandas entre as equipes.

O setor pode, também, aprimorar o clima organizacional ao prever atritos entre profissionais ou outros problemas que possam afetar a produtividade.

O RH inteligente veio para atender às necessidades dessa era digital e, por isso, utiliza ferramentas tecnológicas para otimizar todo o setor — principalmente nos processos de recrutamento e seleção de candidatos. Com isso, consegue redirecionar seu papel na empresa, atuando de forma estratégica para melhorar os resultados do negócio.

E na sua empresa, como a tecnologia melhorou as rotinas do setor de RH? Compartilhe sua experiência conosco, deixando um comentário neste post!

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