Recrutamento tradicional: entenda por que não é a melhor opção

A indústria 4.0 trouxe automação para as atividades relacionadas ao mercado de trabalho e transformou as empresas como um todo. O departamento de RH sofreu grandes impactos positivos e, entre eles, está a transformação do recrutamento tradicional para o digital.

Grandes empresas como Natura, Ambev e o Banco Itaú já apostam nesse novo formato. A prática otimiza o tempo e potencializa os resultados, o que merece total atenção, já que o capital humano é o que move uma organização na conquista dos seus objetivos.

Quer entender um pouco mais essa realidade e descobrir com qual formato você mais se identifica? Então, continue a leitura e descubra por que o recrutamento tradicional está perdendo espaço!

Recrutamento tradicional

O recrutamento tradicional tem como base os processos analógicos, excessivamente burocráticos. A atividade é estritamente operacional e, geralmente, ignora informações importantes a respeito do candidato. Por incrível que pareça, isso faz com que falte humanização no processo, já que está distante de uma atuação estratégica.

O problema é que esse modelo não permite uma análise mais profunda sobre o comportamento dos profissionais. Como tudo acontece de maneira muito engessada — o currículo é recebido, as informações analisadas são apenas as que estão no papel e os procedimentos de avaliação tendem a ser arcaicos —, a empresa fica sem saber se aquele é realmente o candidato ideal para a vaga.

Recrutamento digital

O recrutamento digital pode ser conceituado como os processos de captação, seleção e admissão de candidatos por meio de ferramentas tecnológicas. Esses instrumentos permitem que todas as etapas aconteçam de maneira virtual, desde o anúncio das vagas até o envio de documentação para firmar a contratação.

Tudo isso é possível graças à inteligência artificial. A solução é capaz de avaliar currículos, comparar os perfis e até mesmo criar um ranqueamento de candidatos ideais — tudo isso a partir do que a empresa deseja com relação à vaga e às suas políticas internas.

Os métodos tradicionais são caros e demorados e foram transformados em processos simples, de baixo custo e eficientes por meio dos avanços tecnológicos. Para que as empresas consigam manter sua sustentabilidade no mercado e abrir uma vantagem competitiva perante a concorrência, é fundamental se adequar a esse novo modelo.

Isso acontece porque os gestores conseguem ter uma visão bastante segura a respeito dos profissionais atuantes no mercado de trabalho nos dias de hoje, conhecendo seus objetivos e o que esperam das empresas.

Ao avaliar esse comportamento, além de acertarem na contratação, também conseguem atuar de maneira mais estratégica na retenção de talentos. Uma vez que conhecem o comportamento dos colaboradores, fica mais fácil compor um clima organizacional que colabore para manter uma equipe produtiva e engajada.

Desvantagens do recrutamento tradicional

Considerando o que falamos até aqui, dá para ter uma ideia sobre as desvantagens do recrutamento tradicional. Para explicar um pouco melhor os motivos que levaram esse modelo a perder sua eficácia com o passar do tempo, destacamos alguns deles a seguir.

O recrutamento tradicional ignora o fit cultural

Verificar se o profissional tem características em comum com o que é esperado pela empresa é essencial para acertar na contratação. O fit cultural é um dos elementos que definem o tempo de permanência do profissional no cargo e na empresa, impactando a retenção de talentos e propiciando um ambiente de trabalho mais harmônico.

Ele evita a tecnologia

Atualmente, existem diversos sistemas no mercado voltados ao recrutamento e seleção que objetivam simplificar esses processos, utilizando a inteligência artificial para analisar currículos e escolher candidatos.

A tecnologia não só faz uma triagem mais compatível com a empresa, como também otimiza o tempo dos processos e permite a criação e manutenção de um banco de talentos.

Os processos seletivos são excessivamente formais

Os processos de recrutamento e seleção tradicionais são demasiadamente sérios, o que pode deixar o candidato desconfortável a ponto de prejudicar o seu desempenho na entrevista. A postura da empresa contratante faz toda a diferença, já que essa seriedade pode fazer com que um grande talento seja perdido pelo nervosismo.

O recrutamento digital humaniza o processo, criando engajamento desde as primeiras etapas da seletiva.

Benefícios do recrutamento digital

No geral, a tecnologia veio para beneficiar o mundo corporativo e as atividades profissionais dentro de uma empresa. Separamos algumas das principais vantagens do recrutamento digital para que você fique mais antenado ainda a essa tendência!

Perfis de candidatos de acordo com as vagas

Quando a empresa conta com um software para recrutamento e seleção, ela consegue filtrar os candidatos mais adequados e compatíveis com as características desejadas para o cargo. Além disso, é possível realizar uma conexão com os valores da organização. O resultado? Profissionais perfeitamente alinhados às expectativas e políticas do negócio.

Melhor gerenciamento das vagas

A divulgação de vagas na Web permite um gerenciamento prático e simples. Por incrível que pareça, é fundamental retirar o anúncio da vaga após o seu preenchimento. Empresas que não têm esse cuidado mancham sua imagem como empregadora, uma vez que os interessados continuam aparecendo, mas jamais receberão um retorno.

Maior alcance

Não há barreiras geográficas no recrutamento online. Isso significa que qualquer profissional pode se candidatar a uma vaga, ou seja, de qualquer parte do mundo, interessado em trabalhar na sua empresa ou mudar para a cidade em que está localizada. É uma ótima oportunidade para atrair candidatos mais talentosos e altamente qualificados.

A transição do recrutamento tradicional para o digital é mais que uma tendência — já se transformou em realidade. Essa evolução resultou em um processo otimizado, seguro e eficiente. Os profissionais do RH devem se manter atualizados às transformações do mercado e adotar uma postura mais tecnológica se quiserem evoluir junto ao mercado.

Gostou deste post? Continue adquirindo conhecimento sobre o assunto! Leia aqui o nosso artigo dedicado ao recrutamento digital e os motivos para investir nele.

Previous Post
Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *