Qual é a melhor maneira de mandar currículo? Saiba aqui!

Abriu uma vaga na empresa que sempre desejou trabalhar, mas não sabe por onde começar? O currículo diz muito sobre você, por isso tudo deve partir dele. Um currículo conciso e com informações essenciais sobre a sua carreira é a porta de entrada para uma série de oportunidades profissionais. Mas o que considerar ao mandar currículo? Afinal, além de ser bem organizado, ele precisa chegar às mãos certas.

Ao longo dos anos, a internet tem se mostrado um ambiente favorável para essa interação entre empresas e candidatos a vagas de emprego. Por isso, entender bem como usar a rapidez e as ferramentas do meio digital traz vantagens consideráveis na busca por uma boa oportunidade, inclusive no envio de currículo.

A seguir, veja algumas maneiras de mandar currículo pela internet e alguns benefícios dessa prática. Boa leitura!

Como mandar currículo pela internet?

Existem diferentes meios de uma empresa ter acesso ao seu currículo pela internet. Quando bem utilizados, todos eles podem contribuir para o seu sucesso. Abaixo, confira as nossas dicas:

Mande um e-mail

Uma das formas de enviar o seu currículo é mandando um e-mail para os recrutadores de uma empresa. Porém, para que ele cumpra o seu objetivo, é essencial tomar alguns cuidados. Em primeiro lugar, descubra quem é o responsável pelos processos de recrutamento e seleção da empresa e mande um e-mail para essa pessoa. Caso contrário, o seu currículo pode não chegar às mãos de quem realmente lhe interessa.

Além disso, é importante pensar no campo “assunto” do e-mail. Caso uma vaga esteja em aberto, utilize as informações descritas na vaga. Por outro lado, se não existir uma oportunidade evidente de emprego, faça uma apresentação simples sobre você e o seu interesse.

De todo modo, apresente-se no e-mail e deixe clara a sua intenção. Também vale a pena fazer um breve texto, semelhante a uma carta de apresentação, expondo porque você quer trabalhar na empresa. Por fim, nunca mande um e-mail “generalista” a várias pessoas. Os argumentos genéricos podem fazer com que todo o e-mail seja desconsiderado. Personalize a mensagem de acordo com o seu destinatário.

Acesse o site da empresa

Outra forma de mandar o currículo para a empresa dos sonhos é por meio do seu site. Viste a página da empresa e procure categorias como “Trabalhe conosco”, utilizadas para a criação de banco de currículos: é uma forma de o seu documento entrar para o grupo de currículos pré-selecionados, que são usados pela empresa para recrutar novos colaboradores.

Anexe o seu currículo no site da empresa e preencha as informações adicionais que são requisitadas sobre as suas competências profissionais. Ademais, vale a pena enfatizar determinadas experiências ou formações educacionais no seu currículo conforme o perfil da empresa e da vaga a qual você vai se candidatar.

Vale ressaltar também que é importante preencher todos os campos solicitados no site, mesmo os que não são obrigatórios. Essa atitude passa a imagem de que você realmente está interessado em mostrar-se e que não está encaminhando seu currículo as pressas para qualquer site corporativo que surge.

Utilize sites de recrutamento

Existem diversos sites de recrutamento que recebem o seu currículo e facilitam a busca por oportunidades de emprego de acordo com o seu perfil profissional. É importante preencher todas as informações solicitadas e deixar o seu perfil completo, uma vez que esses sites normalmente utilizam algoritmos para buscar as vagas ideais para você.

Além disso, aproveite para responder aos testes comportamentais, de valores e de competências que alguns desses sites oferecem. Dessa forma, além de aumentar o seu nível de autoconhecimento, você melhora a seleção de oportunidades alinhadas à sua procura no site.

Explore as redes sociais

Algumas empresas podem iniciar o seu processo de seleção de candidatos por meio de redes sociais, como o LinkedIn, ao solicitar o envio de currículos para determinada vaga. Por isso, é importante acompanhar as empresas que você almeja nas redes sociais, o que é, também, uma boa maneira de conhecer melhor as organizações e os seus valores.

Além disso, ao utilizar essa ferramenta, certifique-se de criar um perfil atrativo e a ler a descrição de cada cargo para o qual deseja se inscrever para se certificar de que realmente tem o perfil para a vaga e evitar o risco de cair em um limbo digital.

Quais são os benefícios de mandar o currículo de forma digital?

Utilizar as plataformas digitais para se candidatar a vagas de emprego traz uma série de vantagens para o profissional. Veja algumas delas a seguir!

Aumenta as suas oportunidades

Quando se utiliza meios digitais para mandar currículo, abre-se um leque de oportunidades na carreira, pois dessa forma você consegue alcançar mais empresas em um menor espaço de tempo. Além disso, caso esteja com disposição para mudar de localidade à trabalho, você é capaz de se candidatar para vagas em todo o país e até no exterior. Isso aumenta as suas chances de conseguir aquele emprego dos sonhos.

Traz praticidade à sua procura

Andar de empresa em empresa pode ser desgastante e gerar custos, principalmente se você não morar nos centros urbanos. O envio do currículo digital elimina de vez esse problema, oferecendo praticidade e eficiência na sua busca por um novo emprego, já que dessa forma não é preciso gastar com transporte.

Permite ter um portfólio online

É possível construir de maneira fácil e gratuita uma página na internet que conjugue os seus melhores trabalhos. Muitos sites empresariais dedicam um espaço para o link do portfólio online do candidato ou solicitam o link da página em seleções por e-mail, pois essa é uma forma prática de avaliar a experiência e qualidade de cada um.

É importante que o site do portfólio tenha um URL simples, espaços limpos e cores neutras, sem propagandas que “poluem” o seu design e tiram o foco do que realmente importa. Vale ressaltar que deve ser feita uma seleção criteriosa para exibir apenas projetos profissionais, além de incluir informações concisas sobre a sua carreira, escritas de acordo com as regras gramaticais da língua portuguesa.

Aumenta as suas chances de uma vaga

Muitos profissionais trabalham em meio a muitos papéis e documentos impressos. Nesse cenário, pode ser fácil perder um currículo, mesmo que tenha despertado o interesse dos recrutadores. No entanto, quando você decide usar o meio digital, esse problema é minimizado, pois fica muito mais fácil para o recrutador encontrar o seu currículo e garantir um canal de contato. É uma solução prática, que traz a chance de se cadastrar em vagas de emprego até via smartphone.

Quais são os cuidados que devem ser tomados ao mandar currículo pela internet?

A seguir, veremos alguns dos principais cuidados que devem ser tomados ao mandar currículo pela internet. Se você se atentar a essas informações, vai ampliar suas chances de ter sucesso em suas tentativas de recolocação. Confira!

Fazer uma revisão gramatical do currículo

O primeiro passo e talvez o mais importante deles, é fazer uma revisão gramatical do currículo. É muito danoso para sua imagem encaminhar um currículo com diversos erros gramaticais, pois explicita que você não teve muito cuidado ao elabora-lo.

Logo, você pode passar os seus dados para uma plataforma que já possua correção gramatical automática e que irá detectar erros que você pode ter deixado passar.

Outra dica é encaminhar seu currículo para algum amigo e pedir que ele revise. Dessa maneira, você terá uma nova perspectiva sobre os seus dados e isso será muito positivo.

Verificar o formato e o nome do arquivo

Cuidado para não salvar seu currículo com um nome aleatório e acabar esquecendo, busque nomeá-lo de maneira neutra, com a palavra “currículo”, por exemplo. Esse aspecto só vai fazer diferença caso seja alguma nomenclatura esdrúxula, mas tome cuidado sempre.

Além disso, as empresas costumam informar o formato no qual desejam receber o arquivo do currículo. Logo, atente-se a essa informação e encaminhe o seu currículo no formato solicitado para evitar que ele seja ignorado pelos recrutadores.

Ter uma conta de e-mail profissional

Ter uma conta de e-mail profissional é outro passo muito relevante. Nada o impede de encaminhar seus currículos de seu e-mail pessoal, desde que seja um endereço de e-mail neutro.

No entanto, quando você cria uma conta profissional, passa mais seriedade para a empresa que estará recebendo o seu currículo e este pode ser um ponto positivo para a sua seleção.

Evitar enviar vários currículos para uma mesma empresa

Existem companhias na qual desejamos muito estar inseridos, mas fuja da tentação de encaminhar vários currículos para a mesma companhia. Essa atitude passa uma imagem de desespero e falta de estratégia para garantir sua vaga. Ou seja, a empresa vai pensar que você está encaminhando currículos de maneira descompromissada e aleatória.

Logo, saiba para quais empresas você está encaminhando seu currículo e se for o caso de enviar novamente, certifique-se de que já tem um prazo de, pelo menos três meses, desde a última tentativa.

Portanto, mandar currículo pela internet pode ser a estratégia que faltava para você encontrar aquela vaga dos sonhos. Essa ação pode impulsionar os seus resultados e fazer a diferença na sua procura por um novo cargo profissional. Logo, atente-se as dicas expostas acima e conquiste sua vaga no mercado.

E então, nosso artigo foi útil pra você? Aumente sua sabedoria sobre currículos lendo nosso artigo sobre os currículos do futuro e como estar preparado para eles!

Previous Post
Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *