Powered by Rock Convert

Você já deve saber que a recomendação é sempre ser sincero com o recrutador, afinal a empresa precisa conhecer o candidato para avaliar se ele é o mais adequado para a vaga. Mas quais defeitos falar em uma entrevista sem prejudicar sua imagem e comprometer uma possível contratação?

São inevitáveis as perguntas sobre seus pontos fortes e fracos no processo de seleção, já que o objetivo é entender se o profissional é realmente honesto e como ele se autodefine.

Se você fica nervoso nessa hora, continue a leitura e veja como tratar sobre seus defeitos de maneira natural e positiva, sem prejudicar seu desempenho na entrevista!

“Tenho medo de falar em público”

Você pode falar que tem receio de falar em público e de participar de reuniões, mas que está trabalhando para superar essa questão com cursos de oratória, por exemplo. Assim, mostra que reconhece essa dificuldade, mas que está em busca de uma solução para que isso não o prejudique no trabalho.

“Sou muito tímido”

Você pode assumir essa característica da sua personalidade, principalmente se estiver concorrendo a uma vaga em que tenha que atender o público. Nessa hora, vale falar como já melhorou nessa questão, dizendo que, em seu último emprego, tinha dificuldades no início até para atender o telefone, mas hoje já está mais tranquilo nessa questão.

Pode mencionar, ainda, que está em busca de um curso de teatro ou que faz sessões de psicoterapia para aprender a lidar com a timidez.

“Tenho dificuldade para desenvolver confiança nos colegas”

Se você quer mais exemplos de quais defeitos falar em uma entrevista, saiba que pode mencionar sua dificuldade em ter confiança nos outros. Mas tome cuidado com o jeito de se expressar para não passar a ideia de que é extremamente desconfiado.

Diga que está disposto a se abrir mais com os colegas, a desenvolver a empatia e a estar mais próximo da equipe para não deixar essa característica atrapalhar seu desempenho e o clima organizacional.

“Sou muito ansioso”

O candidato pode revelar que é muito ansioso, mas que tem autocontrole e não deixa essa característica prejudicar o andamento de suas atividades. É importante, no entanto, esclarecer que busca meios para relaxar, como yoga ou meditação, e que também aprendeu a gerenciar o tempo no trabalho.

“Busco sempre agradar a equipe”

A necessidade de agradar a todos vai demonstrar que você valoriza demais a equipe e que pode até mesmo deixar de lado suas prioridades para ajudar algum colega em dificuldade. Nessa questão, é importante dizer que você está trabalhando para buscar um equilíbrio a fim de que esse ponto fraco não prejudique seu desempenho.

“Acho complicado delegar tarefas”

Expor que não consegue delegar tarefas vai passar a ideia de que você é muito focado no trabalho, nos prazos e nas metas. Ao tratar desse ponto fraco, vale dizer que está aprendendo a trabalhar em grupo e reconhecendo a importância do talento da equipe para o sucesso de um projeto.

Agora você já sabe quais defeitos falar na entrevista de uma forma construtiva, que possa contar pontos a seu favor no processo seletivo. A dica é fugir de respostas padronizadas que expressam uma autovalorização, como “sou viciado em trabalho” ou “perfeccionista demais”.

Falando em entrevista de emprego, entenda como a linguagem corporal pode ajudar você a se dar bem nessa etapa!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário