Powered by Rock Convert

Participar de processos seletivos físicos pode, muitas vezes, ser sinônimo de limitações. Entre outros fatores, os deslocamentos podem gerar custos financeiros e certo tipo de desgaste ao candidato. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, esse cenário tem se modificado e criado uma tendência: o processo seletivo digital.

Desde o anúncio da vaga até o resultado final, um processo seletivo realizado de maneira online é capaz de trazer diversas facilidades às empresas e aos candidatos. Não é à toa que o uso desse meio tem sido uma alternativa bastante comum, tornando-se uma referência no mercado quando o assunto é recrutamento e seleção.

Continue a leitura para entender mais sobre esse novo cenário, como funciona um processo seletivo digital e quais são as vantagens ao participar de um.

O que é um processo seletivo digital

Os processos seletivos tradicionais envolvem normalmente uma série de etapas que buscam conhecer o candidato, ao nível tanto de características pessoais quanto profissionais. São avaliados fatores como comportamento, capacidade argumentativa, conhecimento técnico e desempenho em situações desafiadoras.

Tudo isso tem o objetivo de identificar se o profissional está preparado para exercer determinado cargo na empresa. Como parte dessa análise, também é observado se os valores e objetivos do candidato são compatíveis com o que a empresa busca (o chamado fit cultural).

No processo seletivo digital, esses critérios não mudam. A única diferença está no fato de que as etapas são realizadas por meio da internet. Candidatura, provas, testes comportamentais, entrevistas e feedback são atividades realizadas a distância e de maneira muito mais prática.

Tal cenário promove não apenas seleções mais ágeis, mas principalmente conferem ao candidato uma melhor experiência. Recursos tecnológicos são, portanto, capazes de fazer com que obstáculos antes enfrentados sejam transpostos, possibilitando ao pretendente se concentrar efetivamente no que lhe é demandado no processo seletivo.

Vantagens do recrutamento digital para os candidatos

Como se pode imaginar, o processo seletivo digital proporciona diversas vantagens para os que fazem uso da tecnologia para encontrar o emprego dos sonhos. Confira logo abaixo!

Acesso a diversas vagas

O acesso a vagas de emprego se dava principalmente por meio de anúncios em jornais. Para isso, era necessário fazer uma busca ativa, uma espécie de garimpo, em meio a vagas que, muitas vezes, em nada coincidiam com a expertise do candidato, até encontrar a ideal. Tratava-se de um processo trabalhoso e que exigia um tempo considerável.

Com a possibilidade de anúncios online de vagas, o acesso a essas oportunidades se tornou mais facilitado. Uma simples pesquisa em sites especializados nesse tipo de serviço é capaz de dar ao interessado uma lista de possibilidades de empregos que correspondem às especificidades que procura.

Facilidade na candidatura

Mais do que apenas encontrar vagas, os processos seletivos digitais possibilitam que o profissional se candidate facilmente àquelas oportunidades pelas quais se interessou. Com apenas um clique, é possível submeter o currículo a diversas vagas.

Quem busca um novo emprego passou a ter acesso a processos de empresas que estão em outras cidades, estados e até outros países por meio da internet. Tudo isso evita deslocamentos desnecessários e aumenta as chances do profissional alcançar novas etapas na sua carreira.

Sem gastos com deslocamento

Como vimos, os processos seletivos digitais possibilitam ao candidato disputar vagas em localidades diferentes. Essa abordagem moderna é uma solução para profissionais que, devido ao desemprego, não podem custear deslocamentos com uma frequência muito alta, seja por meio de transporte público, carros particulares ou com os seus próprios veículos.

Quando entrevistas realizadas pessoalmente parecem não dar certo, o custo com transporte querendo ou não pode acabar pesando no bolso. Esse tipo de problema não existe com o processo seletivo digital. Testes técnicos, entrevistas, avaliações comportamentais, entre outras fases são facilmente executadas pelo candidato via internet.

Agilidade no processo seletivo

Quando etapas do processo seletivo precisam ser feitas pessoalmente, é mais comum surgir imprevistos que exigem uma remarcação ou geram atrasos, como a ocorrência de algum problema com o candidato no percurso até a empresa.

Isso faz com que o processo seletivo dure mais tempo que o esperado. Quando as etapas são feitas digitalmente, é possível que o profissional reserve um tempo menor em sua agenda e possa se preparar ainda mais para cada etapa, sem precisar se preocupar com imprevistos no deslocamento.

Feedback rápido

Quantos profissionais já não se candidataram a uma vaga e, aprovados ou não em determinada etapa, não receberam um feedback? Essa situação acaba gerando um grande desconforto: além da falta de retorno, o candidato fica sem saber o real motivo de não ter sido aprovado. Isso é, ainda, uma chance a menos de reconhecer no que precisa melhorar.

Com o uso cada vez mais intenso da tecnologia pelas empresas, esse problema vem sendo solucionado. Hoje, as ferramentas online já permitem que uma empresa envie aos candidatos feedbacks personalizados de maneira mais automática. Assim, é garantida aos profissionais uma experiência mais enriquecedora ao participar do processo seletivo.

Otimização do processo de admissão

Com a aprovação do candidato no processo de seleção, é chegado o momento do processo admissional. Essa fase envolve a apresentação de uma série de documentos que precisam ser assinados e entregues à empresa contratante. Em meio a tanta papelada, é possível que algo se perca.

No meio digital, as chances de um problema como esse são quase nulas. Da mesma forma como acontece no processo seletivo em si, é possível que a admissão seja feita digitalmente, facilitando a submissão e conferência de documentos.

A tecnologia pode facilitar em vários sentidos a vida de candidatos a vagas de emprego. Por meio do uso de sites ou aplicativos especializados, é possível encontrar ainda mais vagas, candidatar-se com muita facilidade, evitar deslocamentos, ter agilidade no processo seletivo e receber feedbacks rapidamente.

Com o processo seletivo digital, o candidato não tem desgastes com transportes e a empresa ganha ao otimizar esse relacionamento.

Se você está em busca do emprego dos sonhos, não deixe de conhecer a Connekt! Queremos ajudar você experienciar os vários benefícios de processos seletivos digitais. Entre em contato conosco agora mesmo!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário