Afinal, como implementar o processo de Atração e Seleção na empresa?

Muito se fala sobre atração e seleção de talentos. Em síntese, o processo consiste em abrir uma vaga dentro da empresa, divulgar a oportunidade, fazer a triagem dos currículos e contratar o candidato escolhido. No entanto, a triagem pode ser muito mais efetiva que isso.

Um processo eficiente pode mudar de maneira considerável os resultados de uma organização, para melhor ou para pior. Isso porque, quanto mais bem estruturado for o processo, maiores serão as chances do candidato atender as expectativas da organização.

Quer entender um pouco melhor sobre essa dinâmica e descobrir uma ferramenta que pode contribuir para que o recrutamento da sua empresa seja ainda mais eficaz? Continue a leitura!

Como funciona o processo de atração e seleção?

O processo de atração e seleção de talentos deve começar a ser entendido pelas duas palavras que compõe o seu nome. Ao contrário do que muitos pensam, elas não dizem respeito à mesma coisa. A atração é um mecanismo, e a seleção, outro. Entenda.

O que é a atração?

Também chamado de recrutamento, a atração é a parte do processo que, como o próprio nome sugere, é responsável por atrair os profissionais adequados a uma determinada vaga em aberto.

Recrutadores que reconhecem o valor do capital humano na busca por melhores resultados estão sempre empenhados em buscar o melhor profissional para a companhia. Dessa forma, os processos são constantemente aprimorados, para que os candidatos atraídos sejam cada vez mais qualificados.

O que é seleção?

A seleção é a segunda parte do processo e acontece quando a empresa já recrutou um número satisfatório de candidatos. É nessa etapa que são verificadas as competências técnicas e pessoais, além da avaliação do perfil do indivíduo, para saber se ele está alinhado às políticas e valores da empesa.

Hoje, existem vários modelos de seleção, além de técnicas e sistemas que contribuem para que os candidatos sejam avaliados de maneira profunda. Por meio de processos estruturados, a seleção tende a ser mais justa e eficiente.

Qual a importância do recrutamento e seleção?

O mundo corporativo está dando cada vez mais importância aos processos de recrutamento e seleção. Quando realizados de maneira adequada, eles deixam de ser uma maneira de preencher o quadro de colaboradores e passam a assumir um papel altamente estratégico, capaz de otimizar setores e aumentar a lucratividade.

Processos eficientes contribuem para a diminuição dos índices de turnover, bem como a redução de custos provenientes de contratações e demissões. Afinal, quanto mais eficaz for a contratação, menores são as chances dessas pessoas se ausentarem da empresa, dando origem a um novo processo de recrutamento.

Escolher o colaborador corretamente também tem impacto direto na produtividade. A tendência é que, quanto mais elaborado e bem construído for o recrutamento, mais alinhados às expectativas, valores e políticas da empresa os candidatos estarão. Isso faz com que esses novos profissionais trabalhem com mais motivação.

Qual a importância de contar com uma empresa especializada?

No mundo corporativo, contar com uma empresa especializada para qualquer procedimento é um investimento inteligente. Isso porque por mais que você conheça os processos a serem realizados, quem entende e tem experiência no assunto possivelmente pode trazer soluções inovadoras.

Um outro ponto muito importante é a otimização do tempo. São diversos pontos que merecem atenção dentro de uma organização e cuidar de tudo simultaneamente pode fazer com que alguns processos percam a qualidade. No caso da atração e seleção de talentos, o erro pode ser fatal.

Por isso, não tenha medo de investir em ferramentas que tragam excelência a questões tão importantes para o funcionamento de um negócio como o recrutamento. O conhecimento e a experiência de uma recrutadora, aliada a tecnologia, pode fazer toda a diferença nos resultados da organização.

Nesse sentido a Connekt oferece:

  • divulgação de vagas na internet com poucos cliques;
  • gerenciamento de candidatos e currículos em uma única plataforma;
  • acesso dos currículos compartilhado entre gestores, RH e líderes de setor;
  • maior controle dos processos de recrutamento;
  • processo de atração e seleção direcionados;
  • controle dos projetos via celular.

Algoritmos e Fit Cultural

A tecnologia é uma grande aliada nos recrutamentos bem sucedidos. Por meio dela, é possível compor um processo cada vez mais eficiente. Isso porque a estratégia se baseia em algoritmos personalizados. O projeto realiza um mapeamento dos perfis dos colaboradores e, a partir dele, define quais as características básicas que os candidatos devem ter para poder fazer parte do ativo humano da empresa.

Dessa forma, o trabalho é feito de forma inteligente e os profissionais recrutados realmente se enquadram no fit cultural da organização, o que contribui para a redução do turnover.

Como você pode perceber, conhecer a verdadeira importância do processo de atração e seleção e os benefícios de um recrutamento bem estruturado é fundamental para a composição de um time de alta performance, capaz de ir além dos resultados esperados.

Quer conhecer os serviços da Connekt e saber mais como podemos construir estratégias melhores para o seu RH? Confira algumas informações importantes em nosso site.

Previous Post
Next Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *