Powered by Rock Convert

Como conseguir emprego sem ter experiência é um grande desafio para quem busca uma colocação no mercado de trabalho e não tem bagagem profissional. Mas, é possível conseguir uma vaga de emprego se o candidato se preparar bem para a entrevista e apresentar habilidades e competências importantes para o perfil solicitado.

O fato é que nem sempre as empresas necessitam apenas da experiência na área, já que um profissional experiente pode não preencher outros requisitos necessários ao alinhamento com a empresa em relação à sua missão, metas e objetivos. Nesse sentido, o candidato inexperiente pode se destacar e até garantir uma vaga de emprego por meio de um perfil que compense o requisito que ele não preenche.

Neste artigo vamos comentar sobre os desafios que o candidato a um primeiro emprego enfrenta devido à falta de experiência e o que ele pode fazer para se colocar como um colaborador interessante para a empresa. Continue a leitura para saber mais!

Desafios do primeiro emprego

Em geral, conseguir uma vaga no mercado de trabalho já é difícil para os profissionais experientes. Para os que não apresentam experiência, esse é um desafio ainda maior. É comum os empregadores se sentirem inseguros para contratar pessoas que nunca atuaram na área, principalmente quando a empresa não possui capacidade para treinar e oferecer um plano de carreira.

Além disso, o candidato inexperiente precisa competir em um mercado concorrido, com profissionais experientes que estão desempregados e buscando por uma recolocação. Assim, a demanda por vagas é maior que a oferta, o que deixa em desvantagem as pessoas que se candidatam a uma vaga de primeiro emprego.

Como conseguir emprego sem ter experiência

Em meio a tantas dificuldades, é preciso que o candidato ao primeiro emprego estabeleça objetivos claros, para saber exatamente onde quer chegar. Dessa forma, é importante que ele transforme a etapa de incertezas em uma situação capaz de proporcionar oportunidades para o seu crescimento e amadurecimento. Veja, a seguir, algumas dicas que podem ajudar a conseguir aquela vaga tão desejada, mesmo sem ter experiência.

1. Mostre as suas principais habilidades e como elas se aplicam à cultura da empresa

Para muitas empresas, mais importante que ter experiência é o candidato apresentar as habilidades necessárias para o desenvolvimento das tarefas relacionadas ao cargo oferecido. Isso significa que um trabalho desenvolvido na faculdade ou em estágio, parecido com as atividades que a oportunidade de trabalho exige, pode ser aproveitado como experiência.

Esses dados devem ser colocados tanto no currículo, quanto na hora da entrevista, comentando sobre tudo o que já realizou e que tenha relação com a vaga pretendida. Isso pode representar um grande diferencial em relação aos outros candidatos. Da mesma forma, se a vaga solicita um perfil e o candidato se encaixa nos requisitos, isso pode significar uma competência essencial que proporciona destaque na candidatura a um cargo.

2. Busque por oportunidades desafiadoras, independentemente do salário

Antes de buscar uma vaga de emprego, é importante que o candidato estabeleça claramente o tipo de emprego que deseja. Muitas vezes uma oportunidade que oferece excelente salário inicial pode não ser a melhor opção. Por outro lado, uma empresa que não pague tão bem inicialmente pode ser mais interessante por apresentar maiores desafios que proporcionam experiência e avanço na carreira.

3. Capacite-se cada vez mais

Quanto mais o candidato se qualifica, mais conhecimento ele acumula. Esse é um aspecto muito importante, não só para apresentar no currículo e em entrevistas, mas principalmente para ampliar as habilidades e competências para o desenvolvimento das atividades profissionais.

Atualmente há muitos cursos online que podem ajudar a aprofundar os conhecimentos em uma determinada área. Além disso, é importante ler livros e artigos técnicos para acompanhar as tendências, bem como participar de eventos, como seminários e congressos.

4. Elabore um currículo atrativo

Uma dúvida recorrente da maioria dos candidatos que busca uma vaga para o primeiro emprego, se refere a quais informações colocar no currículo quando não se tem experiência profissional. Mas, é possível elaborar o documento substituindo as informações sobre experiência por habilidades e competências adquiridas em atividades na Faculdade, curso profissionalizante, estágio, trabalhos voluntários, freelancer, entre outros.

5. Mostre que conhece a empresa e o negócio nas entrevistas

Quando o candidato é avaliado para uma vaga de trabalho, o entrevistador não se preocupa apenas em identificar as habilidades necessárias para o emprego, ele também precisa verificar se a pessoa se alinha com a empresa. Isso significa que a entrevista busca perceber se o candidato conseguirá se adaptar à cultura organizacional.

Para que esse aspecto não seja um empecilho na entrevista, é importante ler tudo sobre a empresa, para entender a sua história, missão, forma de trabalhar, objetivos e valores. Além de conhecer detalhes sobre a organização, a partir desses dados, o candidato consegue perceber se é realmente a empresa que ele gostaria de trabalhar.

6. Cuide do seu networking

O networking é uma rede de contatos que as pessoas utilizam para construir relações profissionais da sua área ou segmentos correlatos, visando o compartilhamento de informações de interesse comum. Essa é uma importante ferramenta de relacionamento que oferece infinitas possibilidades de oportunidades, pois quanto mais indivíduos se conhecem, mais conexões são estabelecidas.

Nesse sentido, é importante ampliar o networking e construir uma boa imagem para aumentar as possibilidades de conquistar o primeiro emprego, mesmo sem experiência. As redes sociais também são fundamentais para o profissional acompanhar as tendências de uma carreira e oportunidades de trabalho. Assim, ter um perfil no LinkedIn e no Facebook, por exemplo, é uma boa maneira de começar a cuidar dos contatos profissionais.

7. Tenha paciência e otimismo

A grande concorrência no mercado de trabalho exige muita paciência e otimismo. Por isso é muito importante ter consciência de que uma eventual demora em conseguir um primeiro emprego é normal. Também é importante estar disposto a iniciar em posições mais modestas, considerando sempre que as dificuldades podem significar verdadeiros aprendizados para um brilhante futuro profissional.

Como vimos, um dos maiores desafios para as pessoas que pretendem iniciar no mercado de trabalho é saber como conseguir emprego sem ter experiência. Mas, seguindo as dicas que comentamos neste artigo é possível se destacar como candidato e alcançar aquela tão sonhada vaga e projetar uma carreira de sucesso.

Gostou deste artigo? Siga-nos nas redes sociais e acompanhe todas as nossas postagens. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário