Powered by Rock Convert

Há várias maneiras de potencializar a carreira profissional e uma delas é conquistar o primeiro cargo de liderança. A experiência na gestão de um setor e frente a uma equipe engrossa o currículo e contribui para trazer visibilidade ao indivíduo no mercado de trabalho.

Podemos mencionar, ainda, o reconhecimento que uma promoção traz. Especialmente relacionado a remuneração. Afinal, não podemos ignorar o fato de que a busca por melhores salários é um importante ponto em comum entre os profissionais.

E como é possível alcançar novas posições, principalmente quando não há experiência como líder de um grupo? Confira agora 6 dicas valiosas para que isso não seja um problema. Acompanhe e saiba mais!

1. Investir em autoconhecimento

Conquistar novos patamares na vida profissional é o desejo de muitos profissionais. No entanto, você sabe se realmente está preparado para assumir o primeiro cargo de liderança da sua carreira?

Investir em autoconhecimento é fundamental para encontrar essa resposta. Conhecer suas habilidades, limites e dificuldades é requisito básico para se desenvolver profissionalmente.

O autoconhecimento permite que você tome decisões seguras sobre a carreira, definindo seus objetivos e os meios para alcança-los com mais facilidade. Para isso, é necessário refletir sobre o local que você ocupa hoje e o que deseja para o futuro. A partir daí, é possível definir os passos necessários para alcançar essas metas.

E o que isso tem a ver com a liderança? As organizações buscam líderes com características específicas e alinhados a sua cultura organizacional. Se você tem consciência sobre o seu perfil profissional e pessoal, fica mais fácil demonstrar ou adquirir essas habilidades e se adequar aos valores da empresa.

2. Aprender com as dificuldades e desafios do dia a dia

Qualquer posto de trabalho traz consigo desafios e dificuldades. A maneira como você lida com cada um deles pode se transformar em um belo aprendizado na hora de se preparar para assumir um posto de liderança.

Todo cargo tem seus ônus e bônus. É importante enxergar os problemas como uma oportunidade de crescer e amadurecer profissionalmente.

Quando você cresce, a responsabilidade também aumenta, assim como os problemas. E na dinâmica de uma função de liderança é necessário conhecimento, tranquilidade e criatividade para mediar e resolver conflitos. Use os obstáculos da sua função atual como um treinamento e deixe que os gestores saibam disso. 

3. Conectar-se com as pessoas

Um líder precisa demonstrar que está interessado no crescimento da equipe como um todo e garantir que esses indivíduos confiem nas suas intenções. A liderança exige jogo de cintura para lidar com os mais diversos tipos de personalidade, comportamento e percepções.

Nesse sentido, manter uma conexão saudável com e entre os membros do grupo pode ser desafiador. Despertar a confiança agindo de maneira coerente, transparente e empática é fundamental para estabelecer a comunicação sem ruídos com os liderados.

Quando falamos em conexões, também ressaltamos a importância de se manter atualizado a respeito das novidades do segmento de atuação e da gestão em pessoas. Afinal, se a sua futura posição na empresa exige que você seja o mediador das relações, é preciso ficar por dentro das ferramentas que surgem para facilitar e trazer eficiência a esse processo.

4. Mostrar suas melhores habilidades

Além de conhecer a equipe e as particularidades de cada membro, a partir do momento que você assume uma posição de liderança, se torna um exemplo para essas pessoas. Dependendo o tamanho da empresa, até mesmo os liderados por outros gestores vão estar de olho na sua postura e atuação.

Evoluir é necessário, e todos devem saber que você não está acomodado. Antes de assumir o cargo almejado, faça questão de demonstrar todas as suas habilidades. A competitividade do mercado é uma realidade dentro e fora da empresa. Por isso, é preciso se destacar na sua área e provar a diretoria que você merece ser promovido. Contudo, não deixe de admitir as próprias falhas e de estudar maneiras de corrigir seus pontos fracos.

Quando os pontos negativos são identificados, podem ser corrigidos, aumentando o seu desempenho no trabalho e te aproximando dos seus objetivos. Ao finalmente conquistar o posto, continue mostrando aos colegas e superiores que você segue trabalhando para potencializar essas qualidades.

 5. Trabalhar proativamente

Ser um profissional proativo é requisito básico para aqueles que desejam assumir a função de líder. E ela pode ser trabalhada e exposta de várias maneiras.

Uma das formas mais efetivas para mostrar aos seus superiores que você merece assumir o primeiro cargo de liderança da sua carreira é estabelecer as próprias metas e claro, alcança-las.

Por exemplo: se você é vendedor e sua meta é a venda de 50 produtos, procure estabelecer uma quantidade superior sem que o seu gestor precise pedir. Ao demonstrar o empenho para ultrapassar a marca desejada, seu esforço será notado e aumentam as chances de conquistar a tão sonhada promoção.

Seja qual for a atividade desempenhada, busque realizar com excelência, ética e profissionalismo. Surpreender seus atuais líderes com atitudes positivas e engajadas é uma maneira inteligente de se destacar. 

6. Fazer as escolhas certas

Já analisou sua forma de trabalho, reconheceu suas habilidades e está convencido das falhas que precisam ser corrigidas? Você está quase preparado para assumir o seu primeiro cargo de liderança. Só falta trabalhar mais uma questão: fazer as escolhas certas.

Ser promovido é realmente algo muito positivo para a carreira, no entanto, é preciso reconhecer as propostas que se encaixam ou não no seu perfil.

Mesmo que você seja extremamente engajado, proativo e tenha facilidade para aprender, é importante saber quais vagas parecem ter sido feitas para você. Fica até mais fácil aplicar todas as dicas presentes neste material quando você sabe exatamente qual lugar deve ocupar.

Além de segui todas as dicas deste post, não esqueça de que é muito importante manter-se atualizado para alcançar o primeiro cargo de liderança! Invista na sua formação técnica por meio de uma graduação de qualidade e aprimore esse conhecimento apostando em cursos de extensão, atualização e pós-graduação. Você tem potencial para chegar longe!

Aproveite para conhecer mais sobre essas e outras alternativas de capacitação.

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário