Como e quando será o mundo pós-pandemia? Como será a readaptação dos colaboradores para o retorno aos escritórios? Estamos preparados as mudanças de rotina?

Para enfrentar os impactos causados pelo novo Coronavírus, foi necessário que muitas empresas passassem por um processo de adaptação de rotina, e o trabalho remoto ganhou força durante diante de organizações que nunca antes pensaram em adotá-lo. 

Por outro lado, muitas empresas, que já tinham suas rotinas bem adaptadas ao digital e que não dependem de muitos processos presenciais, tiveram uma adaptação mais fácil e já declararam Home Office até o início de 2021. 

Como planejar a volta?

De qualquer maneira, será necessário um planejamento para o retorno aos escritórios com novas medidas a fim de zelar pela segurança e saúde de todos os colaboradores. 

Confira a seguir algumas ações que podem te guiar nessa missão.

Retornando aos poucos…

Dificilmente os funcionários retornaram ao escritório simultaneamente. Será necessário um retorno gradativo, e uma boa alternativa é que as equipes sejam divididas em turnos e até entre o trabalho presencial e remoto, limitando o número de pessoas dentro do escritório e garantindo um retorno mais seguro.

Outra medida de segurança, é manter as pessoas com sintomas, imunidade baixa, em grupo de risco ou com familiares que pertencem ao grupo de risco, em trabalho remoto durante um período de tempo maior.

Novo layout de escritório

Mesmo com o retorno, algumas medidas de distanciamento social ainda serão necessárias. Os funcionários não poderão trabalhar tão próximos e é indicado respeitar uma distância mínima entre eles. 

Com isso, é necessário que haja uma readequação na distribuição de mesas, por exemplo, diminuindo o número de colaboradores por estação.

Será uma nova dinâmica de trabalho, que demanda o uso da criatividade dos gestores para as soluções e medidas preventivas.

Mensagens de boas-vindas  

Que tal receber sua equipe com uma mensagem de boas-vindas? 

A volta ao escritório, sem dúvidas, não será um dia comum, e depois de tanto tempo, é importante preparar uma boa recepção para o retorno aos poucos da equipe! <3

Nossa sugestão, é que sejam espalhadas mensagens de boas vindas dentro do escritório, demonstrando o cuidado e carinho com a equipe!

E o que mais a imaginação mandar (sempre zelando pelo cuidado e saúde de todos!).

Integração da equipe

Trabalhar ações e cuidar com ainda mais atenção o clima organizacional da empresa, é uma tarefa fundamental para o RH durante esse momento. 

Promova dinâmicas de trabalho cautelosas para todos, como reuniões em espaços amplos, por exemplo. Assim, evitamos aglomerações. 

Reforço da higienização

O cuidado com a higienização deve ser reforçado dentro do escritório e readaptações de espaço talvez sejam necessárias.

A começar, o uso de máscaras como item obrigatório dentro do ambiente de trabalho. Além disso, deve haver um cuidado redobrado com a higienização de mesas, computadores, telefones e demais itens de uso compartilhado.

A empresa é responsável por fornecer os itens de higiene, como máscaras e álcool gel, além de conscientizar e instruir os colaboradores com os novos cuidados.

Mantenha-se informado sobre os novos cuidados com as questões trabalhistas! 

Curtiu esse conteúdo? Apostamos que vai gostar de ler esse aqui também.

Acompanhe nossas redes sociais e saiba mais.

Escreva um comentário