Apesar da alta competitividade do mercado, atrair talentos não é tão simples. Como encontrar um colaborador produtivo, que se identifique com os valores da empresa e busque crescer nesse ambiente? De fato, é um processo complexo, mas indispensável para o bom funcionamento da empresa.

Veja o passo a passo para mostrar por que vale a pena trabalhar no seu time e, assim, encontrar o candidato ideal!

Ofereça plano de carreira

Não só o salário deve ser atrativo, é preciso oferecer um plano de carreira — com metas e expectativas para cada função. Assim, o profissional se sentirá valorizado, saberá que pode se desenvolver internamente e criará um vínculo com a organização.

Invista no employer branding

Trata-se da reputação da sua empresa no mercado, com o foco em torná-la atrativa para os melhores talentos. Essa “marca” é obtida pelo próprio marketing e até por meio de seus colaboradores — que divulgam a experiência positiva entre colegas de profissão e redes sociais.

Adote um software de recrutamento

A inteligência artificial ajuda o RH a atrair talentos com a qualificação e perfil mais adequados para a vaga. Isso é possível com o uso de software de recrutamento, que reduz o tempo e despesas do processo de seleção.

Faça uma simulação do trabalho

Você deve realizar uma simulação do dia a dia de trabalho para conhecer as habilidades técnicas do candidato. Proponha a resolução de um problema por meio de uma dinâmica ou aposte na gamificação — utilização de jogos virtuais para simular um evento real.

Utilize o tipo certo de entrevista

Dependendo da vaga, é importante saber escolher o melhor tipo de entrevista — modelo pronto (estruturada), condução das perguntas de acordo com as respostas do candidato (não estruturada) ou mesclar as duas formas (semiestruturada).

Atrair talentos é uma tarefa difícil na sua empresa? Então conheça a estratégia de marketing de recrutamento!

Escreva um comentário