O que é e quais os benefícios do RH Mobile?

Há 15 anos, você precisava ir até um banco ou caixa lotérica para pagar as contas. Provavelmente não imaginava que, hoje, realizaria essas tarefas sem sair de casa, tudo pelo celular.

Assim como a tecnologia revolucionou as atividades diárias das pessoas, ela também impacta o dia a dia e processos das empresas. O setor de RH não fica de fora dessa revolução digital, sendo que um dos conceitos que surgem na atualidade é o RH Mobile.

Quer saber o que é isso e como ele pode beneficiar os colaboradores e a empresa como um todo? Então continue a leitura e descubra!

O QUE É RH MOBILE?

Os softwares já invadiram o setor de RH há algum tempo, sendo muito utilizados para realizar atividades operacionais, calcular indicadores e na comunicação interna da empresa, por exemplo. Porém, uma nova tendência surge nessa área, criando uma forma inovadora de realizar a gestão de pessoas: o RH Mobile.

Esse conceito consiste no processo de migrar uma série de processos de RH para dispositivos móveis, como celulares e tablets. É possível investir no controle de atividades, feedback, comunicação interna, treinamentos e até mesmo captação de talentos por meio desse tipo de aparelho.

COMO FUNCIONA O RH MOBILE?

Para entender melhor o conceito de RH Mobile, é essencial que você saiba como ele funciona na prática. Ele pode ser utilizado no treinamento e desenvolvimento da equipe, por exemplo. Para isso, é possível criar games personalizados para a sua empresa e disponibilizá-los aos colaboradores, de forma a desenvolver determinadas competências de maneira criativa e eficiente.

Também é possível utilizar aplicativos de celular para acompanhar a realização de tarefas e dar feedback para a equipe. Por meio desse dispositivo, o colaborador é capaz de indicar quais são as atividades que já foram realizadas e o resultado de cada uma delas. O gestor pode avaliar o desempenho do colaborador, a qualquer hora e de qualquer lugar, e fornecer um feedback.

Toda a comunicação interna da empresa também pode ser realizada por meio de aparelhos móveis. Existem aplicativos desenvolvidos especificamente para a comunicação organizacional, centralizando esse processo em um só lugar e agilizando a troca de informações dentro da empresa.

Por fim, o processo de recrutamento e seleção também pode ser realizado por meio de dispositivos móveis. Ao investir em testes, entrevistas online e gamificação, você pode encontrar o candidato ideal para as suas vagas por celular, independentemente de onde ele esteja geograficamente.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO RH MOBILE NA GESTÃO DE RH?

O RH Mobile traz uma série de benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Descubra agora alguns deles, nos tópicos relacionados a seguir!

AGILIZA PROCESSOS

Quando você utiliza dispositivos móveis para a realização dos processos de RH, é capaz de agilizá-los. Isso porque são automatizadas atividades que, antes, eram realizadas de forma operacional, pela equipe.

Dessa forma, a equipe se torna mais produtiva e os processos de RH ganham em eficiência. Com isso, é possível posicionar o setor de forma mais estratégica no negócio.

Não se perde mais horas somando o tempo de trabalho de cada colaborador para fazer uma folha de pagamento, por exemplo. Também deixa de ser necessário ter que fazer processos de recrutamento e seleção muito longos, com várias entrevistas e dinâmicas presenciais. Etapas podem ser puladas.

GARANTE O ACESSO DE QUALQUER LUGAR

Uma das principais vantagens do RH Mobile é a possibilidade de realizar atividades e acessar dados referentes aos colaboradores de qualquer lugar, no momento em que desejar.

Isso significa que, quando precisar resolver alguma pendência ou conferir uma informação para a conclusão de uma atividade, não precisa nem ir até a sede da empresa, evitando ter que consultar arquivos físicos ou acessar softwares disponíveis apenas nos computadores da organização.

AUMENTA A ADESÃO A TREINAMENTOS E AVALIAÇÕES

Com o RH Mobile, é possível criar treinamentos e formas de avaliação de colaboradores utilizando aplicativos. Além disso, você pode utilizar estratégias de gamificação nesse tipo de ferramenta. Dessa forma, os colaboradores se divertem enquanto realizam capacitações ou são avaliados, aumentando a adesão e, consequentemente, os resultados positivos do processo.

GERA UM DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA A EMPRESA

O setor de RH tem atuação estratégica dentro da empresa. Afinal, é o responsável pelo cuidado de todos os colaboradores que fazem parte do negócio.

Portanto, quando você investe na inovação e melhoria da qualidade dos processos da área — com a adesão ao RH Mobile, por exemplo —, cria um diferencial competitivo para o negócio como um todo. Ao aumentar a eficiência e qualidade da gestão de pessoas do negócio, os colaboradores passam a gerar mais e melhores resultados, impactando positivamente o cliente final da empresa.

COMO IMPLEMENTAR O RH MOBILE NA EMPRESA?

Agora que você já sabe de todos os benefícios que o RH Mobile pode gerar para o negócio, descubra como implementar esse conceito na gestão de pessoas da sua empresa!

Para que você compreenda sobre como desenvolver essas atividades na sua empresa, listamos uma série de dicas que devem ser aplicadas. Acompanhe!

AVALIE SUAS NECESSIDADES

Comece entendendo muito bem quais são os processos centrais do setor de RH da empresa e como eles podem ser melhorados. Dessa forma, é possível saber qual a melhor forma de implementar o RH Mobile no negócio, identificando aquelas atividades que serão realizadas por meio de ferramentas em dispositivos móveis.

Uma boa maneira de descobrir o que pode ser digitalizado é listar todas as atividades realizadas no setor, verificando o que poderia ser melhorado com soluções de RH Mobile.

DETERMINE OS PROCESSOS QUE SOFRERÃO MUDANÇAS

Depois de ter listado tudo o que pode ser melhorado com o RH Mobile, é preciso que você determine quais são os processos que sofrerão mudanças. Convém lembrar que essa não é uma atividade que será feita por uma pessoa sozinha, como o gestor do RH.

É importante que todos os colaboradores do setor sejam envolvidos e possam contribuir com ideias. Muitas vezes as demandas pessoais de cada um podem ser melhoradas e o gestor nem se dá por conta disso,

BUSQUE SOLUÇÕES EFICIENTES

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas em dispositivos móveis, sendo que cada uma delas atende a necessidades específicas da empresa. Portanto, busque as melhores ferramentas do mercado para a implementação e entenda quais são aquelas que mais se adéquam às suas demandas.

Nesse momento, é preciso ficar atento à integração entre sistemas. Isso significa que você pode dar preferência para aqueles aplicativos que permitem exportação de dados para outras ferramentas utilizadas pelo RH. Também preste atenção à frequência de atualização da ferramenta, uma vez que a tecnologia está em constante evolução, sendo essencial a atualização.

Entre as principais soluções eficiente de RH Mobile que podem ser adotadas, destacamos algumas, como as relacionadas na sequência. Veja!

Pesquisa de perfil dos colaboradores

Existem ferramentas inteligentes que possibilitam a pesquisa do perfil dos colaboradores. Para isso, podem ser alimentados dados, que vão desde informações mais pessoais, como cursos realizados, até questões voltadas para o comportamento e repassadas aos gestores ou coletadas em pesquisas de clima organizacional.

Essas informações são úteis para o preenchimento de vagas internas, por exemplo, como quando é preciso que um colaborador seja escolhido para ocupar um cargo de liderança que vagou.

Processos de recrutamento e seleção de forma digital

Entre as soluções inovadoras para o RH Mobile, não podemos deixar de citar os processos de recrutamento e seleção digitais. Existem ferramentas que conectam talentos às empresas, por meio de bancos de currículos.

Os softwares para conversas de áudio e vídeo também são importantes nesse momento, possibilitando que sejam realizadas até mesmo entrevistas a distância. 

Digitalização da marcação do ponto

A marcação do ponto também pode ser feita digitalmente. Existem softwares em que os colaboradores registram o horário em que iniciaram e que terminaram a jornada de trabalho, para que possam receber corretamente os seus vencimentos.

Esse recurso é interessante por também proporcionar a possibilidade de os trabalhadores executarem as suas atividades a distância, em home office ou em coworkings. Ela possibilita que se abra uma porta para o futuro do trabalho.

CAPACITE OS COLABORADORES

Os membros da equipe de RH precisam estar capacitados para a utilização das novas ferramentas que acompanham a implementação do RH Mobile. Portanto, é essencial que você selecione capacitações específicas para que o time faça o melhor uso possível das novas ferramentas.

Essa capacitação pode ser feita por meio de treinamentos específicos para o uso de cada ferramenta. Assim, se garante que os novos recursos serão operados corretamente pelos colaboradores, o que faz com que o RH Mobile seja um sucesso ao ser implementado na companhia

AVALIE RESULTADOS

Com a implementação em curso, é importante avaliar os resultados do processo e buscar melhorias contínuas. Portanto, crie e mensure indicadores específicos para a área de RH ao longo de toda a implementação e avalie quais foram as estratégias que alcançaram os objetivos desejados e quais precisam ser revisadas. Dessa forma, você garante os melhores resultados para o negócio.

Modernizar o setor de RH da sua empresa é uma necessidade do mundo atual. O RH Mobile é umas das soluções mais modernas da área. Portanto, estude a possibilidade de utilizar dispositivos móveis na gestão de pessoas da sua empresa e aproveite todos os benefícios que essa estratégia pode gerar!

Gostou deste conteúdo? Então entre em contato conosco e saiba como potencializar os processos de R&S da sua equipe!

Previous Post
Next Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *