Powered by Rock Convert

Entrevistas por cases nada mais são do que a exposição de inúmeras situações reais do ambiente corporativo para o candidato, com o intuito de que ele analise e diga qual seria seu posicionamento caso estivesse passando por aquela situação.

Essa é uma estratégia muito valiosa, pois possibilita ao recrutador avaliar as competências, habilidades, valores e visões do candidato. Afinal, quando o indivíduo expõe a solução ou resposta que daria a determinada situação, ele está mostrando como é seu perfil comportamental.

As grandes corporações fazem uso dessa prática para selecionar profissionais de alta performance. Por isso, aprender a se sair bem nesse tipo de entrevista é de suma importância para garantir o sucesso profissional. Neste post vamos apresentar dicas valiosas para você surpreender em entrevistas por cases. Confira!

Comunique-se de forma clara e objetiva

O primeiro passo para se sair bem em entrevistas por cases é se comunicar de forma clara e objetiva. Dessa forma, é possível passar confiança e serenidade ao recrutador, expondo como suas ideias estão se formando e quais dados e variáveis foram analisados até chegar à decisão final.

Pense com cautela e não antecipe respostas

Por mais simples ou óbvia que a resposta ou solução do caso se mostrem, busque sempre pensar com cautela e não antecipar as respostas sem antes avaliar todas as variáveis inseridas em tal processo. Lembre-se que, se tratando de uma corporação, nenhuma decisão é banal, por isso, deve ser pensada de forma visionária e estratégica para prevenir desafios futuros.

Explique como chegou àquela resposta ou solução

Sempre que apresentar uma resposta ou solução para a situação proposta, explique como chegou a elas e o que você pontuou como mais ou menos importante para a corporação e para os indivíduos envolvidos. Se for o caso, cite dados estatísticos ou casos de sucesso que têm relação com o que foi apresentado.

Com isso, você mostra que tem não só interesse em resolver a questão, como conta com uma bagagem intelectual preciosa para garantir que erros sejam prevenidos.

Não se mostre irredutível

Decida de forma serena, estratégica e racional, no entanto, se o entrevistador apresentar poréns ao que você expôs, não se mostre irredutível. Ou seja, não defenda sua ideia como se fosse a verdade absoluta, busque ouvir e considerar as ponderações apresentadas e solucione-as sincronizando seus pensamentos prévios com as novas ideias.

Faça perguntas em caso de dúvidas

Não tenha medo de errar e não se sinta tímido caso não consiga entender determinada situação. Logo, em caso de dúvidas, faça perguntas. Isso vai mostrar que você não está preocupado somente em se sair bem, mas sobretudo em compreender o problema para dar um posicionamento coerente.

Como vimos, para se sair bem em entrevistas por cases, é necessário manter uma postura empática, analítica e aberta. Posicionar-se na defensiva nesse momento pode ser uma decisão muito prejudicial para o sucesso de sua entrevista. Logo, ao seguir as dicas expostas e se comportar com clareza, atenção e calma, é possível se destacar e conquistar o cargo dos seus sonhos.

Este artigo foi útil para você? Que tal expandir ainda mais seus conhecimentos lendo nosso outro post sobre como pedir feedbacks em uma entrevista? Leia e aproveite!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário