Powered by Rock Convert

Exercer a sua profissão em um país de primeiro mundo e com direito a um excelente salário. Esse é o sonho de consumo para muitos profissionais, concorda? Se você é enfermeiro, talvez essa seja a sua oportunidade de alçar voos mais altos para a sua carreira e conquistar o salário dos sonhos.

Isso porque o mercado de enfermagem na Alemanha está em alta e brasileiros estão sendo admitidos para trabalhar no país com o exercício dessa função.

A seguir, vamos explicar um pouco mais sobre o mercado de enfermagem nesse país, os trâmites necessários para trabalhar por lá e os benefícios que essa experiência trará. Ficou interessado? Então, continue a leitura deste post!

Entenda sobre o mercado de enfermagem na Alemanha

O mercado de enfermagem na Alemanha se destaca, principalmente, pelo fato de a população do país estar aumentando significativamente a sua expectativa de vida. De tal modo, as pessoas idosas necessitam de cuidadores para auxiliar na administração de medicamentos, acompanhar as orientações médicas e prestar cuidados em geral.

De acordo com uma publicação do portal “Alemanha para Brasileiros”, há uma estimativa de que, até o ano de 2050, o número de pessoas que necessitam dos cuidados de um enfermeiro aumentará em 50% no país.

Porém, o país forma poucos profissionais na área da saúde, o que faz com que o mercado apresente mais vagas do que a quantidade de pessoas aptas para exercê-las. É por conta desse motivo que muitos enfermeiros brasileiros e de outras nacionalidades estão em busca de oportunidades no mercado de enfermagem na Alemanha.

Veja quais são os trâmites burocráticos e legais para trabalhar na Alemanha

Agora que você já entende que o mercado de enfermagem na Alemanha está em alta e que vale a pena investir nele, deve estar se perguntando sobre os requisitos necessários para se destacar e preencher essas vagas, não é mesmo?

Existem alguns trâmites legais e burocráticos que precisam ser seguidos para atuar no país. Na sequência, vamos explicar cada um deles. Acompanhe!

Formação profissional reconhecida no país

Se você fez o curso de enfermagem em uma instituição de ensino brasileira, precisa reconhecê-lo na Alemanha. Para isso, é preciso que você entre em contato com o consulado alemão, que solicitará cópias autenticadas do seu diploma e histórico acadêmico.

Em seguida, o órgão competente analisará o currículo de disciplinas que foram cursadas em sua graduação e verificará se elas condizem com o que é exigido para as universidades alemãs.

Caso seja verificado que algum conhecimento exigido pelo país não foi trabalhado no seu curso, você terá que cursar as disciplinas devidas em universidades alemãs, para, somente depois, conseguir a validação do diploma no país.

Conhecimentos na língua alemã

É preciso que você tenha, pelo menos, conhecimento intermediário na língua alemã para poder trabalhar como enfermeiro no país. Isso se justifica pelo fato de ser necessário manter uma comunicação clara com os pacientes, bem como saber ler e interpretar laudos médicos e receitas de medicamentos com clareza.

É exigido, no mínimo, o conhecimento da língua alemã nos níveis B1 ou B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Esse conhecimento é atestado por meio de uma prova de proficiência no idioma.

Boa conduta no Brasil

Para trabalhar como enfermeiro na Alemanha, também é necessário que você prove que teve uma boa conduta profissional e pessoal no Brasil. Para isso, é necessário solicitar à polícia um atestado de antecedentes criminais.

Aptidão mental e física

Antes de assumir uma vaga como enfermeiro na Alemanha, é necessário que você se submeta a uma série de exames, que serão avaliados por um médico do trabalho alemão.

O objetivo é julgar se você tem aptidão física e mental para o desenvolvimento das atividades como enfermeiro. Esses exames não se diferenciam muito dos realizados no Brasil, sempre que alguém é admitido para uma nova função nas empresas.

Obtenção de visto de trabalho

Para trabalhar na Alemanha, você precisa ter um visto de trabalho antes de migrar para o país. Ou seja, a parte burocrática da contratação deve se revolver anteriormente à viagem.

Para conseguir esse visto, você precisa solicitar ao seu empregador que redija um documento comprovando a sua contratação e o tempo pelo qual o seu contrato é válido. Assim, você obterá a autorização do governo alemão para permanecer no país de forma legal e executar a sua atividade profissional na localidade.

Saiba quais são os benefícios de trabalhar como enfermeiro na Alemanha

Trabalhar na Alemanha pode proporcionar diversos benefícios para os enfermeiros, que podem aproveitar essa oportunidade para dar uma boa impulsionada na carreira. Veja alguns deles!

Locais de trabalho modernos

Os hospitais e clínicas da Alemanha se destacam pelas instalações modernas e tecnologia de ponta. Tudo isso com excelentes condições de espaço e higiene. De tal modo, você estará em contato com o que há de mais recente em novidades da sua profissão.

Salários atrativos

Os salários costumam ser altos para os profissionais da saúde na Alemanha. Além disso, vale ressaltar que os valores são pagos em euros. Atualmente, o valor de um euro é de R$4,25. Trata-se, portanto, de uma excelente oportunidade de você ter ganhos mais atrativos.

Conhecimento de uma nova cultura

Conhecer novas pessoas, conviver com costumes diferentes do seu, aperfeiçoar a fala e a escrita em um idioma estrangeiro — tudo isso faz muito bem para profissionais de qualquer área, que expandem a mente e a visão de mundo ao conhecerem uma nova cultura.

Tendo isso em vista, trabalhar na Alemanha também é interessante para que você adquira uma nova cultura e conhecimentos, de modo geral. Se um dia resolver voltar para o Brasil, certamente, será muito mais valorizado no seu trabalho.

Agora, você já conhece um pouco mais sobre o mercado de enfermagem na Alemanha, bem como o que é necessário para concorrer a uma vaga e os benefícios que serão obtidos se trabalhar nesse país. Cabe lembrar ainda que existem programas que financiam a formação e a ida de profissionais para a Alemanha. Tratam-se de empresas que selecionam pessoas para que se prepararem para estudar e trabalhar no país da Europa Ocidental.

Está pronto para esse novo desafio profissional? Então, nós temos uma boa notícia! Em nosso site, temos oportunidades para trabalhar como enfermeiro na Alemanha. Candidate-se agora mesmo e esteja mais próximo de realizar esse grande sonho!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário