Deseja realizar uma mudança de carreira? Siga esses 7 passos!

A mudança de carreira é uma decisão muito séria e difícil de ser tomada. Diversos profissionais se sentem infelizes em suas ocupações, muitas vezes porque tiveram que escolher uma formação quando eram muito jovens e, com o amadurecimento, descobriram que a opção feita não é algo que queiram levar durante toda a vida.

Entretanto, abrir mão de todas as suas conquistas é algo complicado. Por isso, a maioria das pessoas se submetem a funções que não as satisfazem. Esse descontentamento pode até parecer inofensivo, afinal, a pessoa é remunerada por isso. Mas, em longo prazo, pode causar efeitos severos, como uma depressão.

Se você entende o que estamos falando e já percebeu que é preciso mudar para garantir um futuro profissional em que você realmente se sinta realizado e feliz, este artigo é para você! Confira em 7 passos como realizar uma transição consciente e segura.

[rock-convert-pdf id=”1432″]

1. Crie uma reserva de emergência

Estruturar a mudança de carreira exige tempo e investimento. Se você vai dar esse passo começando uma nova graduação, por exemplo, por um tempo pode até conseguir manter o atual emprego. Entretanto, chegará uma hora que será preciso começar do zero para adquirir boas experiências práticas por meio de estágios.

Para que você não passe apertado nessa fase, é preciso estar financeiramente preparado. O indicado é fazer uma boa poupança, começando com, no mínimo, 1 ano de antecedência para que você consiga se manter por esse mesmo tempo fora do mercado de trabalho formal.

Se pretende abrir o próprio negócio, a regra é a mesma. Contudo, é necessário somar as despesas da empresa junto aos gastos pessoais.

2. Estabeleça contatos com pessoas da área

Na hora de buscar por uma nova oportunidade, possivelmente você terá que enviar alguns currículos, concorda? Talvez seu currículo seja ótimo para a sua atual profissão, mas não podemos esquecer que o foco agora é a mudança de carreira. Portanto, esse processo acontece com algumas diferenças.

Em sua nova graduação ou pós, valorize o networking. Identifique profissionais que tenham valores semelhantes aos seus e possam te encaixar em uma boa oportunidade, e mantenha contato com eles.

Uma boa alternativa para isso é utilizar o LinkedIn, plataforma voltada para o mundo corporativo. Por meio dele, você pode criar conexões com profissionais e empresas do seu interesse. Se já tem um cadastro, reestruture o perfil de acordo com nova área em que pretende trabalhar.

3. Exercite o autoconhecimento

O autoconhecimento permite que descubra suas aptidões e paixões, seus valores e suas inspirações. Para se chegar a essas respostas, é necessário conectar-se consigo mesmo e fazer uma reflexão constante sobre a própria vida.

Quanto mais a pessoa se conhece, mais segura ela se sente para realizar a tão sonhada mudança de carreira. Portanto, seja honesto consigo mesmo e identifique seus pontos fortes e fracos. A autoavaliação é fundamental para o bom andamento de uma carreira.

4. Invista em formação

Para uma mudança de carreira segura, a formação também não pode ser ignorada. Para cada novo caminho traçado, um novo conhecimento é exigido. Sendo assim, quanto mais profundo for o mergulho nessa nova área, mais habilitado você estará em conhecimentos técnicos e pode focar na experiência.

Atualmente, existem várias ferramentas que auxiliam na gestão do tempo para que você consiga se manter no emprego atual o máximo de tempo possível enquanto investe em uma nova formação. Um simples aplicativo é capaz de organizar toda a sua rotina para que você não perca o foco e tenha uma ótima produtividade nas duas atividades.

Após a formatura, a reciclagem de conteúdos não pode ser ignorada. Busque por uma pós de qualidade e faça cursos livres sempre que possível.

5. Crie um plano de carreira

Quando falamos em investir em formação, não queremos que você saia fazendo cursos aleatórios sem um planejamento. Para fazer o investimento certo, é fundamental ter um plano de ação para essa nova carreira.

Quando mais estruturada for essa mudança, maiores serão as chances de você ter um bom retorno em menos tempo.

Ter objetivos e ser fiel a eles também auxilia na hora de explicar para o seu futuro empregador os motivos que o levaram a tomar essa importante decisão.

6. Fique atento ao mercado

Com o passar dos anos, alguns conceitos sobre a empregabilidade caíram por terra devido à mudança do mercado de trabalho. Profissões que não eram tão valorizadas passaram a ser extremamente necessárias e rentáveis, novas especializações surgiram e muitas mudanças aconteceram.

Agora é hora de ficar atento às profissões do futuro. A promessa é de que muitas atividades desapareçam, outras se remodelem e surjam muitas outras ocupações para suprir as novas demandas do mercado.

Na hora de mudar de carreira, entender o mercado, a sua atual situação profissional e as possibilidades para o futuro é fundamental para que você dê passos seguros nessa jornada.

Possibilita, ainda, que você continue empregado no local atual. Ao entender a dinâmica do mundo corporativo, você pode sugerir novas áreas dentro da organização e ser responsável por elas.

7. Busque por recrutamento online

Se você já passou por todas essas etapas e está na fase de buscar por um emprego, o recrutamento online é uma ótima opção para que você faça isso sem precisar se desligar da empresa atual com muita antecedência.

Hoje, o mercado conta com ferramentas que ofertam empregos por meio de aplicativos e adiantam os processos de maneira online, para que você não perca tempo com recrutamentos longos, demorados e incertos. Dê preferência para aquelas que propõem:

  • candidatura rápida;
  • testes seletivos e entrevistas digitais;
  • envio de documentos online;
  • feedback automático;
  • admissão totalmente digital;
  • integração com as redes sociais.

Fazer uma mudança de carreira segura e estável é totalmente possível. Ao seguir nossas dicas, você não precisa ter medo de dar esse importante passo e progredir na realização dos seus sonhos. Fazendo as escolhas certas e preservando as relações profissionais, você sempre encontrará as portas abertas.

Conheça a Connekt, ferramenta em que você consegue realizar todo o processo de recrutamento por meio de seu smartphone, sem a necessidade de baixar aplicativos e se desligar do mercado de trabalho por muito tempo. Entre em contato conosco!

Previous Post
Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *