Quer saber como fazer o marketing pessoal de maneira eficaz?

Para conseguir ser chamado para mais entrevistas de emprego, conseguir destaque nos processos seletivos e também para desenvolver a carreira em uma empresa, é imprescindível praticar o marketing pessoal.

Assim como acontece com as empresas que executam ações de marketing para vender produtos ou serviços, também precisamos “vender” a nossa imagem. Com isso, é possível ir mais além no mercado de trabalho e subir mais facilmente os degraus rumo ao sucesso.

O objetivo deste post é fazer com que você entenda mais sobre o marketing pessoal e as formas como pode utilizá-lo de maneira eficaz. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira nos tópicos a seguir!

O que é marketing pessoal e por que é importante para o desenvolvimento de carreira?

Podemos definir o marketing pessoal como um conjunto de ações que tem o objetivo de fazer com que a imagem de uma pessoa tenha valor atribuído. Dessa forma, as pessoas passarão a perceber quem as pratica como um bom profissional e isso aumentará as suas chances de sucesso no mercado de trabalho.

É importante deixar claro que o marketing pessoal não serve para mentir sobre falsas competências ou “maquiar” situações. Ele deve apenas exaltar os aspectos positivos da personalidade e das competências de cada pessoa.

A forma como você fala, o modo como se veste, o tipo de publicação que compartilha nas redes sociais, entre outras ações, fazem com que as pessoas formem uma imagem positiva ou negativa sobre você. A ideia do marketing pessoal é colocar em prática algumas táticas que tornem a imagem a mais positiva possível.

Como colocar em prática o marketing pessoal?

Para colocar o marketing pessoal em prática, existe uma série de atitudes que podem ser desenvolvidas. Vamos falar sobre cada uma delas, para que você possa aplicá-las em seu dia a dia. Acompanhe!

Estabeleça objetivos claros

Ao desenvolver o marketing pessoal, você precisa ter objetivos claros. É possível desejar ter um novo emprego em determinada área, conquistar mais clientes, conseguir uma promoção no trabalho, entre outros.

A partir dos objetivos estabelecidos, você deverá traçar estratégias para que possa alcançá-los. Imagine que você é auxiliar de cozinha e quer ser promovido a chef do restaurante em que trabalha.

Nesse caso, você pode fazer cursos de gastronomia e publicar fotos dos pratos que produz nas redes sociais, criar uma conta no LinkedIn e escrever artigos sobre a área etc. Assim, você terá destaque entre os seus colegas e poderá ter a promoção que deseja.

Seja líder

O espírito de liderança é uma das habilidades mais admiradas no meio empresarial e, muitas vezes, um pré-requisito para promoções e contratações nas empresas. É por isso que você precisa aprender a ser líder.

Faça cursos, mentorias, leia livros de autoajuda, enfim — vale qualquer coisa para desenvolver a liderança. Uma vez que isso for conquistado, é preciso demonstrar a habilidade em público, exercendo a proatividade e tomando iniciativa em projetos.

Cuide da sua imagem pessoal

Também é necessário que você tenha cuidados com a sua imagem pessoal. Isso não quer dizer que você não possa ter um estilo próprio, tampouco que deve se enquadrar nos “padrões de beleza” impostos pela sociedade.

O que deve ser feito é ter o cuidado de sempre se vestir de forma adequada em ambientes corporativos, saber falar bem, escrever bem, ter etiqueta etc. Esses cuidados valem tanto para a vida offline quanto para a online.

É por esse motivo que se deve tomar muito cuidado ao utilizar redes sociais! De que adianta você ter uma postura totalmente profissional no trabalho e compartilhar um “meme” dizendo que odeia a segunda-feira, por exemplo? Se algum empregador ou chefe ver isso, certamente, não dará a você um novo emprego ou promoção.

Transmita confiança

É preciso que você também transmita confiança para as pessoas. Se prometeu executar determinada atividade dentro de um prazo, por exemplo, cumpra! Não seja uma pessoa que inventa desculpas ou que deixa para depois algo que pode ser feito agora.

Se você não transmitir confiança, pode ficar com uma imagem “queimada” e isso é muito prejudicial para a sua carreira. Ninguém confia uma tarefa ou cargo de responsabilidade para alguém que não cumpre com o que diz.

Admita os seus erros

Errar é humano e, por mais que tenhamos cuidado, nessas situações, reconhecer o erro é o melhor a ser feito. Tentar manipular uma situação ou criar uma história falsa para encobrir algo errado só piora aquilo que aconteceu.

Com isso em mente, se você cometer algum erro no trabalho, o mais correto é ser sincero com as pessoas envolvidas. É recomendado, inclusive, que você se prontifique a corrigir ou amenizar os erros.

Que benefícios as pessoas têm ao desenvolver o marketing pessoal?

Executar o marketing pessoal traz uma série de benefícios para os profissionais. Veja quais são os principais!

Desenvolvimento de confiança

Como explicamos, é preciso que você transmita confiança para os seus colegas de trabalho e chefias. Isso fará com que você tenha autoconfiança e acredite em si mesmo. Assim, terá mais liberdade para ousar e conquistar os seus objetivos.

Otimização do trabalho

Quem pratica o marketing pessoal está sempre em busca de melhoria contínua. De tal modo, se aprendem novas técnicas e formas de trabalho, que otimizam o tempo. Tudo isso poderá fazer com que você desenvolva menos ações operacionais e mais ações estratégicas na empresa.

Melhoria na fala em público

Ao buscar por melhorias para falar com as pessoas no seu dia a dia, você estará desenvolvendo uma linguagem mais refinada, sem vícios ou erros de pronúncia, por exemplo. Aliado à autoconfiança, esse fator dá mais liberdade para falar em público, algo que é fundamental para os cargos de liderança.

Conseguiu entender como fazer o marketing pessoal de maneira eficaz? Agora, chegou a hora de colocar tudo em prática e conseguir alcançar mais facilmente os seus objetivos profissionais.

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