Diante de um mercado muito competitivo, as empresas enfrentam o desafio de atrair e contratar os melhores talentos. Em economias fortes, como Estados Unidos e Alemanha, que veem a taxa do desemprego cair, o embate é maior. No entanto, o marketing de recrutamento pode ajudar a contornar essa situação.

A transformação digital é um dos vários fatores que contribuem para a intensificação do desafio de atrair talentos. Ela reinventou o ambiente de trabalho e multiplicou as possibilidades de remuneração pelo que os profissionais fazem, potencializando o empreendedorismo. Para atrair esse profissional, sua empresa deve investir em técnicas que o transformem em candidato.

Continue a leitura e saiba como o marketing de recrutamento o ajuda a colocar isso em prática.

O que é marketing de recrutamento?

Quando se fala a respeito das técnicas que envolvem a atração e retenção de talentos, é muito comum ouvir termos como employer branding — a construção da reputação da empresa como recrutadora. Contudo, construir a reputação de uma empresa nesse sentido requer mais.

A employer brand é a ponta do processo. Conceitos de marketing e talent acquisition são misturados para que outros apareçam, como o marketing de recrutamento — que envolve as estratégias para atrair, engajar, nutrir talentos e convertê-los em candidatos.

Trata-se de uma evolução natural dos processos de recrutamento, pois acompanha as novidades tecnológicas. Em uma economia globalizada, marcada por fenômenos como a flexibilidade nas relações trabalhistas e os múltiplos canais de comunicação, essa é uma forma de captar, atrair e manter a atenção dos profissionais.

No entanto, esse conceito é simples de entender e aplicar, além de trazer um retorno mais vantajoso em relação ao investimento, sendo uma estratégia abrangente, que utiliza diferentes canais e métodos sempre com o objetivo de converter profissionais em candidatos.

Como é feito o marketing de recrutamento?

Descrições bem detalhadas

As vagas da sua empresa precisam ser bem descritas e detalhadas, apontando exatamente o que se espera dos candidatos. Ela não pode ser parecida com uma lista de supermercado, muito menos com a check list feita na revisão de um automóvel. As descrições precisam ser vendedoras!

Área de carreiras atrativa

Quando um potencial candidato se interessa pelas oportunidades da sua empresa, ele busca mais informações no seu site. Áreas como a de carreiras ou “trabalhe conosco” são excelentes meios para conduzi-lo, contudo, não podem ser resumidas a longos formulários.

Além de profissional, a área de carreiras deve ser intuitiva, informativa e alinhada com a sua employer brand. No lugar de um monólogo, crie um diálogo, para que o candidato se sinta confortável. Utilize vídeos, infográficos e outros conteúdos interativos, que ajudem a aumentar o engajamento.

Campanhas segmentadas e aposta em novos canais

Para tal, é necessário conhecer o seu público. Sua mensagem fará sentido para aquele profissional que deseja ouvir o que você tem a dizer. Por isso, as campanhas segmentadas utilizam uma linguagem adaptada para quem será impactado, direcionada por meio de novos e diferentes canais de comunicação — uma forma eficiente de otimizar esforços.

Abordagens diferentes

Outro ponto importante, no marketing de relacionamento, é que, como em qualquer campanha de marketing, o segredo se encontra na manutenção das abordagens diferentes. Por mais que o propósito seja o mesmo e que estejam alinhadas a uma estratégia, as vagas têm suas características e necessitam de abordagens distintas.

Quais são as vantagens do marketing de recrutamento?

Atrai os profissionais certos

Quando a mensagem é segmentada, tem como destino um grupo seleto de pessoas. Em vez de conversar com todos, você direciona sua comunicação para aqueles profissionais que têm o perfil certo para as vagas da sua empresa. Desse modo, consegue atrair quem realmente interessa.

No universo dos aplicativos de paquera, como o Tinder, isso é chamado de match — quando acontece um interesse mútuo. Por mais que a sua mensagem alcance menos pessoas, em contrapartida, elas são mais qualificadas para cumprirem com os objetivos da companhia.

Reduz os custos

A internet tornou democrática a possibilidade de anunciar qualquer negócio. Com pouco dinheiro, é possível criar um anúncio e direcioná-lo para um público específico. Quando isso é colocado na realidade da área de recursos humanos, significa redução de custos e aumento da efetividade nos processos de recrutamento e seleção.

Em vez de direcionar suas vagas para sites generalistas, que apresentam as oportunidades para todos os candidatos de uma área, você tem à disposição canais segmentados para conversar com o seu público. Gasta-se menos com divulgação e o processo tende a ser ainda mais rápido.

Otimiza o processo seletivo

Muitos processos seletivos se arrastam por semanas e meses por causa da falta de otimização. Sem o marketing de recrutamento, as vagas são divulgadas em sites generalistas e atraem todo tipo de candidato — aumentando a quantidade de currículos que serão analisados.

Gasta-se tempo com isso e ainda existe um risco maior: o de contratar alguém que seja incompatível com o fit cultural da empresa. Esse risco é eminente, pois pode ser grande a pressão do departamento que receberá o candidato, forçando uma pressa no processo seletivo.

Aumenta o nível de percepção de marca

Por fim, sua marca é trabalhada de forma diferente e o nível de percepção dela aumenta. Os profissionais a enxergarão de outro modo, de acordo com a mensagem que ela transmite.

Dessa maneira, ela será valorizada entre aqueles que compartilham do mesmo fit cultural e desejam desenvolver suas carreiras em um ambiente de trabalho como o seu.

Além de refletir o futuro, o marketing de recrutamento é determinante para o sucesso da sua empresa — independentemente da área de atuação ou porte. Uma vez que vivemos em plena era digital, quando as pessoas recebem muitas informações e estímulos ao mesmo tempo, as marcas precisam construir suas reputações e conversar com aqueles talentos que fazem a diferença.

Por meio do marketing de recrutamento, você transmite aos profissionais, de forma personalizada e automatizada, uma série de informações importantes: desde a história da sua empresa até as razões que motivam a candidatura para uma vaga de trabalho. Tudo isso é feito de forma mais rápida e eficiente.

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