Empresas que almejam o sucesso por meio de uma equipe de alto desempenho sabem bem que encontrar os líderes certos é um processo desafiador.

As preocupações vão desde a busca por um indivíduo que se adéque ao fit cultural do negócio, passando pelas habilidades específicas e, é claro, por oferecer uma proposta mais atrativa que a concorrência. E é aí que mora a importância de realizar o mapeamento de mercado.

Obter informações sobre os principais concorrentes, referentes às políticas adotadas para a gestão de pessoas e sobre o cenário de contratações no geral, deve ser visto como uma valiosa fonte de dados para a construção das próprias estratégias.

Acompanhe nosso artigo e entenda como e por que adotar a prática do mapeamento de mercado para oferecer melhores condições de trabalho, formando uma equipe competente e capaz de gerar resultados surpreendentes.

O que é o mapeamento de mercado de recrutamento e seleção e sua importância

A percepção sobre a importância do capital humano para o sucesso das empresas é cada vez maior.

Encontrar as pessoas certas para compor um time de alta performance é um dos motores que levam a resultados cada vez mais positivos, independentemente dos avanços da tecnologia.

Engana-se quem pensa que a popularização dos serviços automatizados extinguiu a importância dos colaboradores, líderes e gestores para que as metas sejam atingidas. 

Na realidade, esses recursos atuam como facilitadores para que diversos processos sejam realizados de maneira mais eficiente. E a composição de uma equipe produtiva se inicia, durante o recrutamento e seleção.

A atração de talentos vai além de uma oferta de emprego bem divulgada e um salário atrativo. A competitividade do mercado fez com que novas técnicas fossem estudadas. Nesse momento, surgiu o mapeamento do mercado, também chamado de benchmarking.

É preciso oferecer benefícios atrativos, incentivos verdadeiros, e ir além do convencional. Os profissionais atuantes no mercado estão cada vez mais qualificados, e, quando você não consegue retê-los, o resultado é que todo o seu potencial será aproveitado pelo concorrente.

Ou seja, aqueles que desejam ver o seu negócio bem posicionado em um cenário tão competitivo precisam investir em políticas que sejam realmente vantajosas para essas pessoas.

O benchmarking é uma forma de obter dados sobre os padrões de remuneração aplicados no mercado, considerando as empresas concorrentes, o segmento de atuação e a região em que está localizado.

É por meio dele se descobre como as organizações estão trabalhando e remunerando os profissionais. 

Dessa forma, as informações servem como base para que salário e políticas de benefício e incentivo sejam estruturados para realmente se tornarem bons atrativos.

O mapeamento deve avaliar:

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Como o mapeamento de mercado pode ajudar no processo de contratação e torná-lo mais eficiente

Uma das consequências do mapeamento de mercado é proporcionar o alinhamento entre a gestão de pessoas e a gestão estratégica. Como o procedimento é bastante minucioso, vale o investimento de tempo e dinheiro, já que a tendência é que os planos de benefícios, carreira e incentivo sejam bem estruturados.

Tudo isso leva à atração de bons profissionais, altamente qualificados e preparados para assumir os principais desafios da sua empresa. Lembre-se sempre de que quando você aumenta o nível dos colaboradores de sua empresa, é criado um diferencial competitivo, gerando resultados cada vez melhores.

Sendo assim, podemos afirmar que o mapeamento de mercado reformula o processo de recrutamento e seleção por meio da atração de talentos, levando o negócio a atingir outros patamares, já que contratações eficientes levam à excelência na prestação de serviços.

Como a principal função do RH é lidar com gestão de pessoas, fortalecer esse trabalho iniciando pelo recrutamento dos melhores profissionais traz benefícios para a corporação como um todo em curto, médio e longo prazo.

Quais são os passos para fazer o mapeamento de mercado de recrutamento e seleção

Em síntese, um mapeamento de mercado bem-sucedido deve iniciar pela seleção de um grupo de empresas-alvo, o chamado target list.

Como o principal objetivo do mapeamento é identificar os melhores profissionais, é preciso realizar um levantamento sobre os colaboradores dessas empresas. Só assim será possível entender quais questões devem ser abordadas.

É importante salientar que todo esse processo deve ser realizado de maneira sigilosa. E para que você não tenha dúvidas sobre ele, desenvolvemos um pequeno passo a passo.

Planejamento

Primeiro, é preciso identificar quais áreas da empresa devem ser trabalhadas, definindo quais atividades são mais importantes e avaliando se há impacto positivo em curto, médio e longo prazo ao adotar o mapeamento de mercado e ser contemplado com seus objetivos;

Coleta de dados

Depois, o gestor deve ir em busca do maior número de informações possível sobre as empresas concorrentes, mas que estão no topo do ranking em popularidade como marca empregadora e na prestação de serviços ou venda de produtos.

Isso pode ser feito por meio de pesquisas em revistas especializadas, jornais e, principalmente, na internet — e de maneira ética, já que o intuito é se espelhar nessas organizações, não derrubá-las.

Análise e comparações

Concluídas as etapas anteriores, é hora de avaliar em quais ações as empresas que compõem a target list estão apostando para atingir o sucesso apresentado.

Esse resultado deve ser comparado com o seu próprio desempenho.

Elaboração e implementação de mudanças

Por fim, chegamos ao momento crucial. É hora de elaborar e implementar um plano de mudança, aplicando os estudos, análises e avaliações à própria empresa.

Esses resultados devem ser expostos aos colaboradores, de maneira que se sintam motivados a fazer parte de um processo que vai transformar a organização em uma referência tal qual as companhias estudadas.

Quando é executado de maneira correta, o mapeamento fornece informações para que as organizações possam reduzir custos e despesas, melhorar as operações e produzir resultados cada vez mais satisfatórios. Para atingir esses objetivos, o mais adequado é procurar por uma empresa especializada em benchmarking.

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