O job description (descrição do trabalho) é um termo utilizado pelas empresas para descrever as funções de um cargo em um anúncio de vaga. Ele também é uma excelente ferramenta para atrair talentos, pois ao divulgar oportunidades no ambiente online, transmite ao mesmo tempo, os valores, missão e identidade da organização.

Neste artigo vamos comentar sobre a importância do job description para conseguir os talentos desejados, bem como sobre os benefícios que essa ferramenta proporciona às contratações e as melhores práticas para elaborá-la de maneira eficiente. Continue a leitura para saber mais!

A importância do job description para atrair talentos

É interessante observar que muitas vezes o primeiro contato das pessoas com uma determinada empresa pode ocorrer por meio de um anúncio online de vaga de emprego. Assim, os potenciais candidatos interagem com uma determinada marca, por meio dos processos seletivos disponibilizados pela equipe de Recursos Humanos.

Nesse sentido, o job description funciona como um marketing para a empresa, pois o candidato consegue obter informações essenciais, como a cultura organizacional, salário e benefícios que ela oferece e o que espera dos seus colaboradores. Esse conjunto de informações tem o poder de atrair os melhores profissionais do mercado que se identificam com a organização.

Benefícios do job description

Considerando que a contratação de um profissional é uma via de mão dupla, a descrição da vaga beneficia ambas as partes, pois tanto a empresa quanto o candidato ganham com os dados informados na especificação de uma vaga. Além de atrair e reter talentos por meio da filtragem dos melhores profissionais, as organizações reforçam a sua competitividade e visibilidade no mercado.

Para os candidatos, o job description facilita, agiliza e democratiza o acesso às vagas no mercado de trabalho, permitindo que ele tenha uma visão geral sobre a empresa, podendo se preparar melhor para o processo seletivo. Além disso, a possibilidade de conhecer a cultura organizacional da empresa permite a identificação com os valores empresa, possibilitando saber se determinada organização é realmente o local perfeito para se trabalhar.

As melhores práticas para elaborar um bom job description

Para manter uma boa imagem da empresa no ambiente virtual e atrair os melhores profissionais, o job description precisa ser elaborado com base em uma estratégia preestabelecida. Para isso, é importante planejar detalhadamente todas as informações que serão divulgadas.

Nesse sentido, é importante se colocar no lugar do candidato, a fim de identificar os aspectos que podem ser mais eficientes para despertar o interesse de profissionais com o perfil desejado. Veja, a seguir, o que considerar na sua elaboração.

Defina o perfil ideal para a vaga

Para determinar os aspectos a serem tratados no job description, é importante analisar as principais características do profissional ideal para ocupar a vaga. Defina as competências comportamentais que a empresa necessita para o alinhamento com os seus objetivos e cultura organizacional, como nível de formação, domínio de língua estrangeira, entre outras. Além disso, é preciso estabelecer a rede social mais indicada para a divulgação da oportunidade.

Especifique o cargo logo no título da vaga

A primeira informação de um job description que chama a atenção do público é o título da vaga. Nesse momento, é muito importante ser claro, objetivo e preciso para que as palavras utilizadas sejam encontradas com facilidade quando o candidato fizer uma pesquisa de vagas.

Isso significa especificar o cargo de maneira detalhada, evitando termos confusos e clichês. Para isso, é preciso evitar títulos que só fazem sentido para a identificação interna da empresa e nenhuma diferença para o mercado de trabalho, como “Analista de Sistemas Nível II”, por exemplo.

Informe a faixa salarial e os benefícios que a empresa oferece

A inclusão do valor salário para o cargo ajuda a atrair candidatos qualificados e funciona como uma forma de pré-seleção. É interessante observar que o valor não deve ser exato, mas sim a faixa salarial, para que a remuneração possa ser negociada no momento da entrevista.

Já o pacote de benefícios que a empresa oferece é um grande diferencial para a atração e retenção de talentos, pois em muitos casos, esse é o fator determinante para um candidato optar por uma empresa para trabalhar. Portanto, trata-se de uma informação imprescindível e estratégica no job description, devendo ser colocada em detalhes, como:

  • academia;
  • auxílio-educação ou bolsa de estudo;
  • convênio médico;
  • extensões à família;
  • horário flexível;
  • plano de carreira;
  • vale-refeição;
  • vale-transporte, entre outros.

Apresente informações sobre a empresa

Ao divulgar uma vaga, é fundamental fazer uma breve descrição da organização, ressaltando os valores da empresa, para garantir a atração de profissionais mais qualificados. Assim, as seguintes informações devem ser colocadas:

  • data de criação;
  • breve histórico;
  • segmento;
  • produtos ou serviços;
  • quem sãos os seus clientes;
  • localização com endereço completo;
  • objetivos;
  • missão;
  • valores;
  • cultura organizacional.

Descreva as principais funções da vaga

O próximo passo na elaboração do job description é listar as responsabilidades relacionadas à vaga, para que o candidato tenha uma visão clara dos requisitos que ele precisa apresentar. Isso também ajuda a filtrar a capacitação profissional. Assim, é importante descrever com objetividade e transparência as informações sobre:

  • tarefas a serem executadas;
  • metas a serem atingidas;
  • qualificações necessárias — especificando formação; certificação específica; experiência, entre outras.

Fuja de mensagens padronizadas

Para elaborar a descrição da vaga, é importante considerar o ponto de vista do candidato. Assim, com base na cultura organizacional da empresa, é possível destacar todos os seus diferenciais competitivos e atrair o profissional desejado, por meio de uma descrição original, interessante, transparente e objetiva.

Disponibilize um passo a passo sobre como se candidatar

Para finalizar uma descrição de vaga, é fundamental fornecer informações com links para que os profissionais entendam claramente onde e como eles podem se candidatar. Além disso, é preciso incluir uma chamada para ação, utilizando termos que incentivem o candidato a clicar no botão “inscreva-se”.

Como vimos, o job description é uma ferramenta poderosa para atrair e reter talentos. Além disso, ajuda a promover o marketing e a competitividade das empresas. Por isso, é fundamental que ele seja elaborado com base nas estratégias da organização, conforme as dicas que comentamos neste artigo.

Gostou das dicas sobre como elaborar o job description? Deixe seu comentário e compartilhe as suas experiências conosco!

Escreva um comentário