Notice: Trying to get property of non-object in /home/connektblog/public_html/wp-content/plugins/wordpress-seo/frontend/schema/class-schema-utils.php on line 26
Powered by Rock Convert

As novas tecnologias transformaram a forma de buscar por uma vaga de trabalho. Se antes, era necessário comprar um jornal, atualmente, muitas organizações adotam o recrutamento online, por meio de publicação de vagas nos sites ou em páginas de empresas especializadas.

Esse novo formato permite que os candidatos se cadastrem em sites de empregos e até mesmo em grupos nas redes sociais, o que ajuda muito os que estão desempregados e não têm como assumir os gastos com uma assinatura para concorrer às vagas.

Neste artigo, vamos explicar como o recrutamento online funciona e os benefícios que um processo de seleção online proporciona aos candidatos. Continue a leitura para obter mais informações!

O que é o recrutamento online

O recrutamento online é uma nova forma de fazer o processo seletivo utilizando a internet. Para tanto, as empresas anunciam vagas em sites especializados e em grupos no Facebook, LinkedIn e WhatsApp. Esse sistema proporciona inúmeros benefícios em relação à forma presencial.

Antes, todo o processo de agendamento de entrevista, testes e feedbacks dos resultados era oneroso e exigia muito tempo. Também dependia de ligações telefônicas e transporte para locomoção. Com o recrutamento online, o candidato se beneficia com um grande aumento na acessibilidade e agilidade em todo o processo.

Esse formato otimiza o processo de contratação, gera menos custo e tem um alcance bem maior, permitindo que as organizações publiquem suas vagas e sejam encontradas. Os candidatos podem acessar essas oportunidades de trabalho e se cadastrar em sites que exigem assinatura, em páginas gratuitas ou nas redes sociais.

Cadastro em sites especializados

Algumas empresas que prestam esse tipo de serviço podem cobrar uma mensalidade do candidato para gerenciar o currículo, enquanto outras cobram apenas da empresa que solicita esse serviço. Nesses sites, os candidatos também encontram dicas sobre como ter um bom desempenho em uma entrevista. Há ainda a possibilidade de acessar informações sobre como montar um bom currículo e verificar a situação do mercado de trabalho.

Esse tipo de recrutamento possibilita que o candidato busque oportunidades de acordo com seu perfil, sem empreender grandes esforços. Basta selecionar a vaga que mais combina com o perfil, enviar um currículo e aguardar o resultado.

Em sites de empresas especializadas, as oportunidades são apresentadas de maneira mais completa, incluindo a faixa de salários, horários de trabalho, exigência ou não de disponibilidade para viagens, entre outros detalhes.

Benefícios para os candidatos

O recrutamento online é composto por diversas tecnologias, como a inteligência artificial, o gamification, os testes online e o People Analytics, que auxiliam na efetividade e eficiência da contratação.

Um dos principais benefícios do recrutamento digital é a acessibilidade. Veja a seguir outros benefícios que esse sistema proporciona aos candidatos.

Candidatura mais rápida

O recrutamento online facilita a identificação da vaga e a candidatura. Para tanto, basta cadastrar o currículo e enviá-lo pelo site da empresa. Dessa forma, a área de RH tem mais opções para avaliar, sem limitações de distâncias.

A acessibilidade é ampliada para pessoas com deficiência ou com outros tipos de limitações, como dificuldades financeiras para se deslocar ou relativas a horários. Assim, as candidaturas podem ser efetuadas sem a limitação de mobilidade, de forma prática e com custos bem reduzidos.

Testes seletivos e entrevistas digitais

A maioria dos testes seletivos e entrevistas pode ser aplicada a distância. Dessa forma, a necessidade de encontros presenciais é eliminada, permitindo que os candidatos participem da seleção de qualquer lugar. Os sistemas de recrutamento permitem que sejam efetuados diferentes testes online, como:

  • análise de perfil comportamental;
  • teste de proficiência em segunda língua;
  • jogos online em grupo.

As entrevistas são aplicadas de forma objetiva e as respostas dos candidatos são gravadas em vídeo. Há também a possibilidade de os candidatos gravarem previamente os vídeos com respostas e postarem na plataforma de seleção para análise.

Inteligência artificial para a seleção

inteligência artificial (IA) analisa o conteúdo do vídeo de entrevista enviado pelo candidato e elabora um ranking com os profissionais mais adequados ao perfil da vaga. A pontuação considera os critérios como nuvem de palavras com os termos mais utilizados pelo candidato.

Feedback automático

Os resultados dos testes e entrevistas são realizados de forma automática. Dependendo do site e da tecnologia utilizada, é possível ter acesso ao feedback na própria plataforma que o candidato se cadastrou.

O retorno também pode ser recebido por e-mail ou em qualquer outro meio eletrônico, mensagens de telefone e redes sociais. Algumas empresas especializadas em recrutamento possibilitam o feedback a partir do próprio site.

Envio dos documentos em um só lugar

As tecnologias aplicadas ao recrutamento permitem muito mais que a remessa de um currículo em formato tradicional. Além de possibilitar o envio desse documento por vídeo, também é possível que o candidato envie páginas de um blog, site pessoal e até uma composição gráfica.

Admissão por meio digital

Todo o processo de recrutamento pode ser realizado por meio digital, permitindo, inclusive, que seja feito por meio de um smartphone, sem a necessidade de baixar aplicativos.

O papel das empresas especializadas em recrutamento online

O recrutamento online tem sido umas das ferramentas mais utilizadas e de suma importância para a área de Recursos Humanos. Esse serviço tem se expandido muito, auxiliando as empresas a manterem um crescimento constante em seus bancos de dados.

Para garantir que os colaboradores fiquem livres das tarefas burocráticas e, assim, possam se dedicar a outras funções mais estratégicas, a terceirização do recrutamento tem sido uma ótima solução para empresas de diferentes tamanhos e segmentos.

A tecnologia aproxima os candidatos das organizações que adotam os métodos de recrutamento online. Nesse sentido, as empresas especializadas têm um importante papel na otimização dos processos de seleção de candidatos para diversos tipos de empreendimentos.

Cada vez mais, essas organizações especializadas são procuradas pelas vantagens que oferecem, como:

  • proporcionar mais foco no próprio negócio;
  • modernidade no processo de seleção com a adoção de novas tecnologias;
  • agilidade na substituição de colaboradores;
  • redução de custos com a seleção de pessoal;
  • profissionais mais capacitados para as vagas;
  • selecionadores altamente qualificados.

Essas vantagens são ampliadas se considerarmos o retorno que o profissional contratado pode proporcionar à organização em médio e longo prazo.

Como foi possível verificar, o recrutamento online oferece vários benefícios para os candidatos que buscam por uma vaga de trabalho. Tendo isso em vista, o cadastro em sites de empresas especializadas em recrutamento e seleção permite uma ponte com as empresas contratantes, garantindo uma seleção otimizada e segura.

Gostou de saber mais sobre o recrutamento online? Se estiver buscando por uma vaga de emprego ou tem interesse em adotar essa solução em sua empresa, entre em contato conosco para conhecer todos os benefícios ao se cadastrar em nosso site!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário