A atuação burocrática e administrativa do RH vem sendo substituída por ferramentas tecnológicas que otimizam esse trabalho, dando espaço para que o setor invista na busca por inovação em recrutamento e seleção. O objetivo para agir de maneira estratégica é formar e manter equipes de alto desempenho e, assim, proporcionar resultados extraordinários para a empresa.

As novas abordagens voltadas a esses processos prometem cumprir bem esse papel. Garantem, ainda, que a organização mantenha vantagem competitiva. Afinal, o capital humano é bastante relevante para o sucesso da empresa.

Pensando na importância de estar atento às novidades do mercado que auxiliam no alcance desses objetivos, preparamos uma lista com as 6 inovações para essa atividade tão significativa do departamento de recursos humanos. Acompanhe e saiba mais!

1. Gamificação das dinâmicas de grupo

A gamificação, aos poucos, está ganhando espaço no mundo empresarial como um todo, e também se apresenta como uma grande inovação em recrutamento e seleção. O seu conceito, basicamente, está no uso de técnicas e estratégias utilizadas em jogos, em outros contextos — nesse caso, o corporativo.

É verdade que as dinâmicas são um dos procedimentos mais tradicionais nos processos. Entretanto, a sua efetividade na avaliação dos perfis dos candidatos vem sendo questionada há algum tempo. Por isso, as técnicas de gamificação têm ganhado destaque.

Neste cenário, o recurso consiste na aplicação de games para essa etapa, criando uma competição saudável para que os candidatos apresentem a melhor versão de si mesmos. Para isso, regras devem ser atribuídas ao jogo, assim como elementos lúdicos e uma recompensa simbólica.

2. Diversidade de talentos

A diversidade de gêneros, etnias, idades, instrução escolar e religião está ganhando espaço ao lado das pessoas com deficiência. Apostar na inclusão dentro das empresas influencia na cultura organizacional e até mesmo nos resultados financeiros, pois cada indivíduo é um ser único e carrega consigo uma bagagem de experiências.

Quando essas particularidades são compartilhadas em um ambiente corporativo, proporcionam uma riqueza de ideias nas atividades de rotina, soluções criativas e, ainda, representa uma oportunidade para que as equipes aprendam um pouco mais sobre a tolerância e o respeito. Dessa forma, a empresa se transforma em um espaço socialmente responsável.

Além disso, pode auxiliar quando o assunto é atendimento ao cliente. Ao se sentirem representados pela multiculturalidade dos colaboradores, a tendência é se fidelizem à marca. De quebra, podem dar uma força no marketing boca a boca.

3. Inteligência artificial

A inteligência artificial vem promovendo diversas mudanças em nosso dia a dia e, como já era esperado, também surge como uma inovação em recrutamento e seleção.

Ferramentas que facilitam a rotina dos profissionais do setor, como a triagem e seleção de currículos, as respostas automáticas aos candidatos por meio de chatbots e a realização de um mapa do perfil comportamental são exemplos do uso desse recurso, que não é mais uma promessa para a área: em algumas empresas, já é uma realidade.

Ou seja, algumas organizações estão à frente da concorrência na busca pelos maiores talentos disponíveis no mercado. O investimento colabora para um recrutamento mais ágil e eficiente e, assim, essas grandes oportunidades não são perdidas em processos longos e demorados.

É importante salientar que o uso da inteligência artificial não vai substituir a mão de obra humana. Muito pelo contrário, a relação é de parceria, já que ela otimiza alguns processos. Dessa forma, o recrutador pode direcionar os seus esforços para uma atuação mais estratégica.

4. Redes sociais

Não é de hoje que as redes sociais deixaram de ser um espaço exclusivamente íntimo para invadir o mundo corporativo. Os recrutadores utilizam as plataformas para divulgar oportunidades e buscar perfis adequados para preencher as suas vagas.

Por exemplo, o LinkedIn é uma rede que auxilia no mapeamento do perfil dos candidatos. Existe uma opção paga em que o recrutador pode preencher uma série de critérios e encontrar os profissionais que atendam a esses requisitos.

Dessa forma, a empresa pode ir direto ao ponto e fazer uma seleção pautada somente naqueles candidatos que, de fato, estão alinhados às políticas da organização.

5. Análise de dados

A cobrança para que o RH reduza custos relativos à contratação de colaboradores, diminua a rotatividade e capacite as equipes é muito grande, e a análise de dados surge como uma solução para esse desafio.

Por meio do Big Data ­ — análise de um grande volume de dados oriundos das mais diversas fontes — é possível colher informações que podem contribuir nessa e em outras missões do departamento.

A interpretação desses dados colabora para que os recrutadores possam fazer escolhas seguras na hora de contratar um novo colaborador e, por isso, é uma forte tendência para o setor.

6. Política de feedback

Uma constante reclamação de quem está em busca de uma nova oportunidade de trabalho é o descaso das empresas ao retornar a participação em um processo seletivo. Infelizmente, é muito comum que os candidatos passem por várias etapas e, no final, não recebam um feedback sobre a sua participação.

Geralmente, essas pessoas só ficam sabendo que não foram aprovadas pela falta de resposta ou porque vão atrás — e isso é péssimo para a imagem da empresa como contratante.

Entretanto, a falta do feedback não é proposital por parte da empresa. Na maioria dos casos, acontece por conta da rotina apertada do RH. Por isso, as organizações devem apostar nas ferramentas que permitem o envio em massa dessas mensagens.

Dessa forma, evita-se passar uma má impressão do negócio e os candidatos que participaram dos processos se sentirão respeitados.

Sabia que, hoje, o mercado conta com softwares que facilitam esse processo para a empresa conquistar a inovação em recrutamento e seleção? Uma ferramenta completa permite que você implemente a tecnologia em todas as etapas desses processos, otimizando seu tempo e fazendo contratações cada vez mais alinhadas com as políticas do negócio.

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