HR Tech: o que você deve avaliar antes de contratar um serviço?

O termo “HR Tech” é usado para descrever empresas com soluções em tecnologia voltadas para a área de gestão de pessoas, como startups que oferecem softwares de recrutamento e seleção de talentos.

Hoje, o RH precisa contar com boas tecnologias para se manter competitivo. Segundo a Deloitte, 56% das empresas estão redesenhando seus processos de RH para aproveitar ferramentas digitais. Além disso, cerca de 33% dos equipes de gestão de pessoas já contam com algum tipo de Inteligência Artificial (IA).

A questão é: como escolher o melhor serviço e contratar a HR Tech certa? É preciso analisar diversos fatores, como a disponibilidade e a credibilidade do fornecedor. Para saber mais, continue a leitura deste post.

Identifique as necessidades do RH

A avaliação deve começar dentro da própria empresa. Quais necessidades precisam ser supridas e como a tecnologia pode fazer isso? Dessa maneira, é possível evitar qualquer compra que não seja realmente prioritária.

Então, o recomendado é começar pelas áreas mais importantes da gestão de pessoas. O processo de recrutamento e seleção, por exemplo, permite a contratação de talentos e a formação de grandes equipes — logo, é prioridade.

Identifique e liste as principais necessidades em ordem decrescente. Assim, você terá uma ideia mais clara acerca de quais tecnologias sua gestão de pessoas demanda, e depois poderá começar a buscar as HR Techs.

Avalie a funcionalidade do sistema ou da solução

Ao iniciar a busca, provavelmente você vai encontrar mais de uma solução para cada necessidade listada. Todavia, não é a quantidade que importa, mas a qualidade das ferramentas. Sendo assim, avalie a funcionalidade dos sistemas.

Faça uma triagem dos sistemas ou das soluções que realmente atendam às suas necessidades. Muitas HR Techs contam com soluções parciais, então não serão úteis ao seu negócio. Busque uma solução completa.

Por esse motivo, questione-se: essa ferramenta está de acordo com as suas necessidades? Como? Evite ferramentas com funcionalidades muito além do que você precisa, pois acabará pagando a mais e não terá utilidade para tudo aquilo.

Considere a modernidade da tecnologia

Avaliar a modernidade da tecnologia parece até um paradoxo, mas não é. Existem diferentes gerações de sistemas, e alguns estão mais atualizados do que outros, contando com soluções de ponta para a sua gestão.

Certos softwares de gestão de Recursos Humanos, por exemplo, ainda precisam ser instalados no computador e atualizados pelo profissional de TI da empresa. É fácil notar que essa é uma tecnologia ultrapassada.

Em contraste, outros sistemas funcionam em nuvem e passam por atualizações automáticas dirigidas pelo próprio fornecedor — também unem Inteligência Artificial para automatizar determinadas atividades.

Por essa razão, verifique se a tecnologia está atualizada com o que há de mais moderno no mercado. Caso conte com um sistema obsoleto, é provável que em pouco tempo você tenha que buscar outro fornecedor.

Busque pelos casos de sucesso da HR Tech

Boas tecnologias deixam um lastro positivo no mercado. Elas ajudam a melhorar a aquisição de profissionais talentosos, a formar equipes de alto desempenho, a maximizar os indicadores do RH e de toda a organização.

Por esse motivo, pesquise os casos de sucesso. Como a solução oferecida já ajudou outras organizações? Isso também pode ser feito na sua empresa? Qual é o prazo médio para que os resultados comecem a aparecer?

No geral, o próprio fornecedor disponibiliza os casos de sucesso. Com eles, você terá uma visão mais nítida acerca dos resultados que poderá obter no futuro, criar expectativas realistas e ter segurança na contratação.

Leve em consideração o custo-benefício

O preço não é fator mais importante, mas certamente não deve ser ignorado. Ao buscar pelas soluções de HR Techs, você encontrará as mais diversas ofertas e os mais variados preços. Como escolher o ideal?

Primeiramente, é preciso ter em vista o orçamento do RH. Até quanto é possível investir sem comprometer a saúde financeira do setor ou da empresa? Ao identificar esse valor, você terá meio caminho andado.

No caso da ferramenta, o preço pode variar muito. A experiência da HR Tech e as funcionalidades do software são dois dos fatores que mais contribuem com a variação. Sendo assim, busque algo adequado ao seu orçamento.

A ferramenta mais barata nem sempre é a melhor opção. Pesquise soluções que atendam às necessidades inicialmente definidas. Se possível, negocie com o fornecedor ou busque planos promocionais.

Ouça os clientes que já usam a tecnologia

Uma das dicas mais importantes é obter o feedback de quem já usa o serviço da HR Tech. O que essas pessoas estão achando da solução? Fariam a mesma escolha caso pudessem voltar atrás?

Se você já conhece alguém que tem a tecnologia, ótimo! Converse com essa pessoa. Do contrário, peça ao próprio fornecedor referências que você pode contatar. Conversar com duas pessoas costuma ser o suficiente.

Na conversa, pergunte sobre os pontos fortes e fracos da HR Tech e da tecnologia oferecida. Além disso, avalie o quanto essa pessoa está satisfeita com a solução. Desse modo, você terá mais segurança na escolha.

Contrate um fornecedor que tenha credibilidade

Por fim, considere o nível de credibilidade da HR Tech no mercado. Algumas são bem posicionadas e recebem elogios das suas partes interessadas, já outras são esquecidas ou criticadas com frequência.

A boa reputação geralmente não depende do preço da solução. A credibilidade é resultado da boa relação com os clientes, fornecedores e parceiros estratégicos. Sendo assim, é arquitetada com o tempo.

Para avaliar essa credibilidade, além de ouvir os atuais clientes, busque referências da HR Tech na internet. Ela está presente em listas de reclamações online, como o site Reclame Aqui?

Ao contar com um fornecedor de confiança, você terá mais segurança para usar a tecnologia. Além disso, contará com um suporte completo — afinal, a HR Tech não deseja perder sua credibilidade no mercado.

Como você pôde observar, há diferentes estratégias para contratar a melhor HR Tech e encontrar a solução certa para a sua gestão de pessoas. No fim das contas, o esforço empregado certamente valerá a pena.

Gostou do nosso artigo? O que acha de entrar em contato conosco e conhecer a solução que separamos para você? Assim, você poderá integrar a melhor tecnologia à sua gestão de pessoas. Vamos lá!

Previous Post
Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *