A falta interação dos times de forma presencial, pode desencadear uma série de dificuldades para manter as entregas com qualidade durante um período de isolamento social. Se a gestão de RH da sua empresa, encontra problemas como esse, talvez seja o momento de conhecer a Metodologia Agile.

Nesse artigo, você vai conferir o que é uma metodologia agile, quais as vantagens de aplicá-la na sua gestão e algumas técnicas e boas práticas dessa inovação.

Mas afinal, o que é a Metodologia Agile? 

Para os times de RH que desejam uma melhoria contínua de suas operações e buscam padronização de processos e boas práticas para a gestão de projetos, a metodologia ágil pode ser uma vantajosa alternativa.

Esse método reúne técnicas e orientações distitans mas que podem contribuir para que equipes desenvolvam soluções eficientes e dinâmicas, aumentando a otimização do fluxo de trabalho e melhorando a produtividade e os resultados dos projetos da sua empresa.

A metodologia agile – ou metodologias ágeis – faz parte do documento Manifesto Agile, criado em 2001 em Utah, nos EUA, por um grupo de 17 desenvolvedores reconhecidos. O objetivo desse encontro, era discutir e reunir maneiras de desenvolvimentos mais eficazes com base em suas experiências.

Vantagens da Metodologia Ágil para a Gestão de RH

#Otimização do trabalho

O olhar mais atento para cada processo dentro do setor de RH, pode fazer com que seus colaboradores identifiquem mais facilmente os problemas durante o dia a dia, sendo possível assim, identificar melhorias no fluxo de trabalho.

#Aumento de produtividade

Com processos mais bem definidos, a metodologia agile, concede mais autonomia para sua equipe, garantindo um aumento na produtividade dos processos como um todo.

#Integração do time

Com os métodos Agile, o trabalho em equipe também é estimulado, o que pode contribuir para o clima organizacional da sua empresa.

Técnicas de aplicação para uma Gestão de RH eficaz!

Kanban

Esse método foi criado pela japonesa Toyota, na década de 60. 

O sistema Kanban tem uma aplicação bem simples: basta dividir um quadro em três colunas: 

To Do (a fazer) ; Doing (fazendo) ; Done (feito).

Após isso, você pode escrever em post-its as tarefas e ir movendo no quadro conforme o status da atividade. O aplicativo para computador e celular, Trello, pode facilitar essa tarefa durante o trabalho remoto.

Scrum

O método Scrum é um dos mais populares quando o objetivo é a otimização do trabalho. Consiste em uma metodologia ágil para o planejamento e gerenciamento de projetos.

Dentro desse contexto, o projeto é segmentado em pequenos ciclos, denominados sprints, que consistem no intervalo de tempo em que os processos devem ser finalizados.

Squad

O termo “Squads” é a tradução do inglês para “times”. 

Essa técnica consiste em separar pequenos grupos com o foco de cumprir uma fragmentação do objetivo designado durante o processo do Scrum. Definindo assim, as responsabilidades para cada integrante, para que os times possam atuar individualmente, mas de forma colaborativa.

Uma boa ilustração, é a separação do seu time de RH, mesmo que pequeno, em responsáveis para as áreas de recrutamento, seleção e treinamento.

Curtiu? 

Você pode conferir outras dicas como essa nas Redes Sociais da Connekt!

Escreva um comentário