Ferramentas de RH: veja 6 delas que podem revolucionar seu trabalho

era digital trouxe ferramentas de RH que permitem a automatização e organização dos processos relacionados ao setor. E a adoção da tecnologia para simplificar a rotina desses profissionais traz vantagens para a empresa como um todo.

O departamento de Recursos Humanos funciona como o coração de um negócio, com inúmeras tarefas que devem ser realizadas diariamente para que a organização caminhe com o objetivo de alcançar os resultados positivos.

A otimização é a chave de uma gestão eficiente. Por isso, continue a leitura e fique por dentro de 6 instrumentos inovadores que vão facilitar as atividades do setor do RH e contribuir para uma atuação mais eficiente!

1. Automação de processos

Quando o assunto diz respeito às ferramentas de RH criadas por meio dos avanços tecnológicos, falar em automação é quase que uma obrigação.

Afinal, a automação de processos do RH é um instrumento estratégico que busca promover a evolução das atividades, tanto na otimização do tempo para a execução delas quanto para estabelecer um novo modelo de trabalho.

Aqui, o principal objetivo é facilitar as tarefas operacionais e burocráticas, permitindo que sejam executadas por sistemas especializados em cada assunto. Um grande exemplo disso é o uso da Inteligência Artificial para o recrutamento, que encontra os profissionais mais adequados ao perfil de cada vaga e consegue fazer uma triagem eficiente de currículos.

2. Treinamento online

As novas gerações de talentos prezam pelas empresas que demonstram que suas preocupações vão além da obtenção de lucro, valorizando o desenvolvimento dos profissionais e o seu crescimento dentro do negócio.

Quando percebem que não há tal interesse, essas pessoas buscam por uma oportunidade alinhada a esse desejo, o que aumenta a rotatividade e dificulta a retenção de talentos, podendo ser uma grande ameaça à sobrevivência da organização.

Tendo isso em vista, investir na capacitação do capital humano por meio de treinamentos é um requisito cada vez mais obrigatório para manter uma equipe atualizada, engajada e de alto desempenho, e a tecnologia propicia uma prática mais econômica e eficiente.

Os treinamentos EAD, por exemplo, chegaram ao mundo corporativo e permitem que o colaborador realize cursos, workshops e assista a palestras via internet, no horário e local de sua preferência.

Oferecer essas oportunidades no modelo de educação a distância facilita que todos os trabalhadores tenham acesso à mesma evolução, sejam eles profissionais que trabalham viajando, sejam aqueles que têm uma agenda lotada.

Além disso, o programa pode ser utilizado mais de uma vez, facilitando que novos contratados sejam treinados ou atualizados. Dessa forma, o investimento é utilizado de maneira mais eficiente.

3. Controle de ponto online

O controle de ponto eletrônico é, sem dúvida, uma das ferramentas de RH obrigatórias para as empresas nos dias atuais, não apenas por questões de otimização de tempo, mas de segurança no armazenamento de dados e tomada de decisões.

Hoje, é possível que os colaboradores de uma empresa registrem o início e o término da jornada de trabalho por meio do próprio smartphone, ou outros dispositivos que comportem a tecnologia mobile. Isso facilita também o controle daqueles que realizam funções externas — como os representantes comerciais — ou que envolvem trabalho no regime home office.

Inclusive, o sistema ajuda a prevenir fraudes e traz mais segurança ao contratante e os seus contratados. Como os relatórios podem ser acessados e controlados em tempo real, o profissional do RH pode agir rapidamente e evitar possíveis ações trabalhistas. Um exemplo de empresa de controle de ponto online é a TiqueTaque.

4. Folha de pagamento online

Não é mais novidade para ninguém que o RH deixou de ser um setor estritamente burocrático e, hoje, assume uma postura estratégica dentro das empresas. A tecnologia é uma das responsáveis por isso, trazendo ferramentas que desburocratizam a atuação do setor e colaboram para que os profissionais possam se dedicar a questões que demandam raciocínio e ação.

Nesse contexto, até mesmo a folha de pagamento foi modernizada. Atualmente, os colaboradores têm acesso aos holerites, horas trabalhadas, programação de férias e décimo terceiro salário por meio da Web.

Ao facilitar o acesso a esses dados, a relação entre a empresa e seus colaboradores fica mais transparente e libera o profissional do RH de realizar cálculos e acessar arquivos para responder às dúvidas dos colegas de trabalho.

Também ajuda a organização a trabalhar conceitos de autonomia nos profissionais. Quando demonstra que confia no capital humano o suficiente para permitir que eles tenham liberdade para consultar informações que, antes, eram restritas ao RH, a tendência é a de ter uma equipe mais motivada.

5. People Analytics

O People Analytics é um processo de coleta e análise de dados voltado para a atuação humana, cujo principal objetivo é entender o comportamento de cada funcionário de uma empresa.

A análise possibilita que o RH tenha ganhos reais em relação à sua atuação, já que consegue decifrar o que os colaboradores omitem — propositalmente ou não. Um exemplo é a avaliação sobre a motivação do trabalhador. O Analytics consegue mensurar o rendimento de cada profissional em sua função, as principais dificuldades e também as aptidões.

A ferramenta também pode ser usada em benefício dos treinamentos, direcionando as temáticas para as verdadeiras demandas das equipes. Assim, garante maior credibilidade ao setor e eficiência nos resultados.

6. Admissão online

Uma das novidades para o RH são os softwares de admissão online, que permitem que o próprio colaborador envie seus documentos para efetivar a contratação. Se, antes, o RH entregava uma lista ao novo contratado contendo os dados exigidos, aguardava o recebimento e, depois, os armazenava em grandes e espaçosos arquivos, isso tudo já faz parte do passado.

Agora, o profissional fotografa os dados solicitados por meio do próprio celular e envia ao RH por meio da Web que, por sua vez, armazena os dados em uma nuvem. Isso otimiza espaço, protege a natureza e facilita uma eventual busca.

Gostou de conhecer as novidades em ferramentas de RH para simplificar a rotina do setor? Certamente, algumas delas podem ser implementadas hoje mesmo, para trazer mais produtividade e otimizar o trabalho. Escolha as que mais têm a ver com o perfil da sua empresa e invista!

Mas, antes, confira aqui os impactos que a tecnologia no RH traz para a gestão de pessoas. Até breve!

Previous Post
Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *