tecnologia invadiu o mercado de trabalho e o departamento de RH. Atualmente, para que a empresa consolide a imagem de boa empregadora no mundo corporativo, é primordial a promoção de uma experiência digital no processo seletivo, por meio do atendimento, feedback e realização das etapas em si via Web e de forma intuitiva.

Se você ainda oferece um procedimento tradicional, manual e, de certa forma, arcaico, saiba que as chances de estar perdendo profissionais qualificados para a concorrência são grandes, já que os melhores talentos não ficam disponíveis por muito tempo e valorizam processos ágeis e objetivos.

Com isso em mente, criamos este post para que você entenda um pouco melhor a relação entre a satisfação com o recrutamento e a tecnologia, seus impactos sobre os candidatos e qual a melhor forma de promover esses benefícios. Acompanhe os próximos tópicos!

O que é a experiência digital?

Grosso modo, a experiência digital diz respeito à interação entre um usuário — cliente, parceiro, colaborador, candidato — e uma empresa, devido ao uso de ferramentais tecnológicas e digitais. Quando o assunto é recrutamento e seleção, podemos definir esse conceito como a digitalização desses processos.

Imagine você que a sua empresa abriu uma oportunidade de trabalho e recebeu um número elevadíssimo de currículos. Realizar todo esse processo manualmente exige tempo, dinheiro e energia. Processos muito lentos ou disputados trazem insatisfação devido ao tempo gasto e à possível falta de atenção por parte dos recrutadores.

O uso de uma plataforma digital para facilitar o recrutamento contribui para melhorar significativamente a experiência dos candidatos e, consequentemente, a imagem da empresa. Afinal, quanto maior for a eficiência, maior será a satisfação dos envolvidos — mesmo que não forem contratados.

Além disso, a tecnologia colabora para que a seleção dos perfis seja, de fato, compatível com os pré-requisitos exigidos para a vaga e também com as políticas da empresa. Assim, o departamento de Recursos Humanos tem acesso a um banco de dados completo e pode realizar uma seleção mais segura e fiel aos princípios da organização.

A experiência digital dos candidatos

Se a experiência digital está relacionada à digitalização dos processos, a experiência digital do candidato está relacionada à interação desse indivíduo com os mecanismos tecnológicos utilizados pela empresa.

Então, se essa organização faz uso de uma plataforma digital para o recrutamento e seleção, e essa atitude faz com que o processo fique mais rápido, a tendência é de que os candidatos fiquem mais satisfeitos com a empresa — mesmo se não forem escolhidos ao final da seletiva.

Quando as empresas investem em ferramentas que tragam melhorias para o relacionamento com os profissionais, ainda que não sejam seus colaboradores, elas criam uma vantagem competitiva no mercado. Não por acaso, qualquer indivíduo que tenha uma boa experiência relacionada ao negócio tem a tendência de externalizar essas situações.

Dessa forma, a rede de relacionamentos desse candidato fica sabendo dos pontos positivos da empresa, colaborando para que outros profissionais tenham vontade de trabalhar nela, o que influencia ainda a decisão de compra de novos clientes.

Como a experiência positiva impacta os candidatos?

Processos de recrutamento e seleção são atividades básicas de uma empresa e, especificamente, do RH. É por meio delas que se faz a captação, retenção e integração de talentos.

Reter os melhores profissionais do mercado é extremamente benéfico, já que diminui ou torna inexistentes os custos excessivos com demissões e contratações. Assim, a organização mantém seu foco em desenvolver esses colaboradores, formando uma equipe que apresenta um desempenho cada vez mais elevado. A consequência se dá nos resultados positivos e na sustentabilidade do negócio.

No entanto, antes de reter talentos, é necessário pensar em estratégias eficientes para atrair esses indivíduos. E é aí que a experiência digital entra e impacta positivamente esses processos. Isso acontece porque as seleções de empregos em formato tradicional podem ser longas e cansativas, fazendo com que os melhores profissionais disponíveis no mercado desistam no meio do caminho ou sejam solicitados pela concorrência.

Processos rápidos, agradáveis e transparentes ajudam a melhorar a imagem da empresa como empregadora. Como mencionamos anteriormente, a tendência é de que os participantes disseminem a impressão positiva que tiveram durante o recrutamento.

E, para os que forem contratados, os benefícios são ainda maiores, já que, desde o início, eles sentem mais vontade de fazer parte do quadro de colaboradores da empresa e ficam motivados desde o primeiro contato.

De que forma é possível melhorar a experiência no recrutamento?

A experiência positiva do candidato já começa no momento em que a vaga de emprego é publicada. O uso de plataformas digitais logo nas primeiras etapas é fundamental para promover a agilidade no recrutamento. Assim, o profissional consegue se candidatar à vaga e iniciar entrevistas, preencher questionários e testes de aptidão via Web, sem sair de casa.

É importante salientar que não basta publicar a vaga na internet. É preciso investir em um bom texto, uma apresentação adequada da empresa, e pedir informações que realmente sejam relevantes aos candidatos. Questionários desnecessariamente longos podem fazer com que um grande talento desista de realizar o cadastro no meio do caminho.

Como você pôde perceber, contar com recursos tecnológicos é fundamental para isso. Empresas como a Connekt Recrutamento Digital estão aptas a oferecer serviços que vão desde o anúncio da vaga até o próprio processo de recrutamento.

O software contribui para que a experiência digital do candidato vá além: propicia a admissão digital de talentos, procedimento inovador que permite ao novo contratado o envio de toda a documentação via smartphone. Com isso, há economia de tempo e dinheiro, já que não é necessário investir em pilhas de cópias nem em exaustivas idas até o novo local de trabalho para o registro dos dados.

Então, compreendeu a importância de oferecer uma experiência digital positiva aos candidatos e seus impactos para a imagem da empresa e na retenção de talentos? Estar adequado às novas tecnologias disponíveis no mercado é fundamental para manter a vantagem competitiva. Não perca tempo e invista!

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