Participar de eventos de RH é uma forma importante que os profissionais da área têm para se atualizar com relação às melhores práticas e tendências do setor, como seleção digital, e para fazer networking.

O RH é uma das áreas que mais oferecem encontros em forma de congressos, seminários, exposições e palestras, realizados anualmente no Brasil e no exterior. Entretanto, é importante saber optar pelos eventos certos, para um melhor aproveitamento dos recursos investidos.

Neste artigo, vamos comentar sobre a importância em participar desses encontros profissionais e apresentaremos os sete principais eventos que vale a pena considerar. Acompanhe!

A importância em participar de eventos

Para ser um bom profissional de Recursos Humanos, não basta analisar currículos e selecionar candidatos com boa formação acadêmica e experiência. É essencial aprofundar e ampliar os conhecimentos com novas estratégias para atrair e reter talentos.

Nesse sentido, é preciso ter contato com novas informações e especialistas da área, e uma das formas de fazer isso é participando de eventos, como congressos e seminários, entre outros tipos de encontros especiais. Além de proporcionar atualização sobre a área de RH e ampliar o networking, eles oferecem as seguintes vantagens:

  • conhecimento de novas tecnologias aplicadas ao recrutamento e seleção;
  • contato com experiências de outros profissionais;
  • possibilidade de discutir estratégias com os participantes.

Mas, para saber identificar os melhores eventos, é importante, antes, entender os tipos de encontro que reúnem especialistas para gerar conhecimento, conforme comentamos a seguir.

Tipos de evento

Em geral, os eventos se diferenciam pelo tamanho, forma como são conduzidos, abrangência dos assuntos, objetivos e periodicidade. Veja, a seguir, os mais relevantes.

Congresso

É o evento de maior porte e duração e o principal tipo de encontro para acadêmicos e profissionais. Em geral, conta com apresentação de palestras, grupos de trabalho, workshops para a exposição de trabalhos e pôsteres por parte dos autores.

Pode tratar de vários temas relacionados a uma área ou de um assunto mais abrangente, como a experiência digital no processo de recrutamento. Cada painel proporciona um aprofundamento teórico e prático que estimula um debate ao final da apresentação.

Simpósio

Os simpósios são reuniões com o objetivo de discutir um tema específico; por esse motivo, costumam ter menor duração. Os participantes apresentam trabalhos e opiniões, sem a obrigação de mostrar resultados concretos.

Seminário

É uma forma de encontro utilizada para a discussão de temas inovadores, como funil de recrutamento. São eventos mais específicos, pois geram debates direcionados. Diferentemente dos congressos, ele tem menos painéis e atividades ocorrendo simultaneamente.

Encontro

É uma reunião de pessoas ou especialistas para discutir temas atuais e polêmicos de uma área. O objetivo é gerar ideias para servirem de base às mudanças. Em geral, esse tipo de evento é focado em uma categoria profissional específica.

Jornada

Refere-se a encontros de profissionais em âmbito regional, que discutem, periodicamente, os assuntos de interesse comum. As conclusões podem se transformar em definição das linhas norteadoras para os trabalhos em grupo, bem como para as profissões.

As jornadas podem durar dias, dependendo do tamanho e complexidade do evento.

Fórum

A principal característica dos fóruns é a participação da plateia e o debate livre de uma ideia.

Conferência

É uma reunião de especialistas para debater um tema específico. Nesse tipo de evento, é comum existir um presidente de mesa para atuar como moderador. Recebe um público específico, que demonstra familiaridade com o assunto abordado.

Em geral, a conferência é parte integrante da abertura ou fechamento de congressos e permite que o público formule, por escrito, as perguntas que desejar dirigir à mesa.

Principais eventos de RH

Os congressos, seminários e outros encontros de RH se popularizaram ao longo do tempo, com a competitividade das empresas, visando ao atendimento das necessidades por novas formas para gerenciar pessoas, bem como por atrair e reter talentos. Conheça os 7 principais eventos dessa área!

1. Congresso Brasileiro de Liderança e Gestão de Pessoas

Reúne os mais importantes nomes na área de liderança e gestão de pessoas, com palestras inspiradoras para mudanças na forma de trabalhar.

2. HSM HR Conference

É um evento organizado pela HSM Educação Executiva e focado em educação executiva, bem como no fortalecimento da área de Recursos Humanos.

3. Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas

O CONARH é realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil). Considerado como um dos maiores eventos da área no mundo, tem como principal objetivo compartilhar o conhecimento e promover reflexões sobre temas atuais relacionados à gestão de RH e ao desenvolvimento humano.

4. RH-Rio

Esse é um evento da área que acontece no Rio de Janeiro. É organizado pela ABRH-RJ e tem como principal objetivo trazer importantes reflexões para os profissionais do setor. Em geral, ele é composto por “trilhas de conhecimento”, possibilitando que cada participante possa acompanhar o assunto do seu interesse.

5. Summit Brasil

O Summit Brasil é organizado pela The Global Leadership Summit e focado em liderança. Ele conta com a participação de palestrantes que são líderes de destaque no mundo todo. São dois dias de evento que ocorrem em diversas cidades brasileiras.

6. Congresso Catarinense sobre Gestão de Pessoas

O CONCARH é classificado como um importante evento da Região Sul do país. Nesse encontro, os gestores, influenciadores e diferentes profissionais da área ficam dois dias imersos em temas atuais e desafios da área.

7. Evento internacional

O Annual Conference & Exposition, realizado pela Society for Human Resource Management (SHRM — ou Sociedade para Gerenciamento de Recursos Humanos, em tradução livre) é considerado um dos maiores eventos de RH do mundo e ocorre anualmente nos Estados Unidos.

A participação nesse congresso é de suma importância para os executivos da área de RH, já que proporciona a oportunidade de conhecer de perto as práticas inovadoras do setor em âmbito internacional. A ABRH-Brasil costuma organizar uma delegação brasileira para o acompanhamento do congresso.

Como vimos, participar de eventos de RH é essencial para que os profissionais da área se atualizem sobre as melhores práticas e tendências em recrutamento, seleção e gestão de pessoas. Além disso, é uma forma de fazer networking e ampliar o leque de oportunidades de trabalho.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas saibam quais são os principais eventos de RH!

Escreva um comentário