Powered by Rock Convert

Cada vez mais a língua inglesa vem sendo exigida no mercado de trabalho, e é por isso que dominar esse idioma é tão importante para os profissionais dos mais variados segmentos. Prova disso é o crescente número de empresas que fazem pelo menos uma entrevista em inglês nos processos seletivos.

Essa etapa é realizada quando as empresas são multinacionais ou têm sede no exterior. E como os processos seletivos podem ser realizados de forma digital, as fronteiras geográficas deixam de ser um problema.

No dia a dia, há situações em que o profissional precisa usar o inglês, para se comunicar com clientes estrangeiros ou até com colegas de trabalho. Mas o que fazer antes de participar desse tipo de entrevista? Para ajudar, trouxemos aqui uma série de dicas. Confira!

1. Conheça as perguntas frequentes e treine as respostas

Assim como em qualquer entrevista de emprego, existem questionamentos comuns usados pelo entrevistador. Portanto, em uma entrevista em inglês, vale a pena treinar possíveis respostas para perguntas como essas:

  • Why are you interested in this job? (Por que você está interessado nessa vaga?);
  • What are your future career plans? (Quais são os planos para a sua carreira?);
  • What do you expect from our company? (O que você espera da nossa empresa?);
  • What is your academic background? (Qual é a sua formação acadêmica?).

Prepare-se antecipadamente! São questões simples que o entrevistador realiza para avaliar sua habilidade de se comunicar em inglês, enquanto conhece um pouco mais sobre o seu perfil.

Para treinar as respostas, você pode se sentar de frente para o espelho e fazer uma simulação. Caso tenha um parente ou amigo que se comunica em inglês, peça-lhe ajuda para treinar os diálogos.

2. Pesquise o vocabulário do ramo de atuação da empresa

Não basta se garantir com o básico do idioma! Para se dar bem em uma entrevista em inglês, é preciso estar por dentro dos termos técnicos mais usados na área de atuação da empresa.

Na área médica, por exemplo, existem muitos jargões, assim como na área de tecnologia, de comunicação etc. Para não ficar sem entender alguma pergunta do recrutador, convém fazer uma pesquisa mais apurada dos termos mais usados da área.

Diversos cursos, presenciais e a distância, são voltados para o inglês profissional. Eles servem para que pessoas que já são fluentes aprendam ainda mais, utilizando expressões típicas do meio corporativo.

3. Mantenha o equilíbrio

Uma entrevista em inglês pode gerar pânico em algumas pessoas num primeiro momento. Afinal, por mais que se estude a língua estrangeira, não é sempre que uma pessoa precisa ter uma conversa com um nativo, ainda mais sobre algo importante como uma vaga de trabalho.

Reconhecendo essa tensão, fica mais fácil buscar maneiras de manter o equilíbrio para conseguir um bom desempenho. Antes de começar a entrevista, faça um alongamento, tome um chá (de camomila, por exemplo), respire fundo e use qualquer outra estratégia pessoal para não ficar em estado de nervosismo.

Esse pânico pode gerar um “branco” no seu cérebro e fazer você perder a compostura. Isso dificulta formar frases e dar à entrevista os rumos que ela merece. Por isso, domine a ansiedade e não deixe que ela domine você!

4. Escute com atenção o recrutador

É preciso ter muita atenção às perguntas e explicações do recrutador, para que você não interprete perguntas de forma errada e dê respostas sem sentido.

Se você teve dificuldades para entender determinada parte, devido à fala acelerada do entrevistador, por exemplo, peça educadamente para que ele repita a frase um pouco mais devagar. O entrevistador sabe que você não é um nativo e que pode enfrentar dificuldades para compreender uma conversa acelerada.

Numa entrevista em inglês via internet, você pode ter dificuldades advindas de problemas de conexão. Nesse caso, comunique o problema ao entrevistador. Assim, ele ficará ciente e poderá fazer alguns ajustes no microfone ou nos cabos do equipamento utilizado.

5. Evite os vícios de linguagem

Assim como em português temos alguns vícios de linguagem, como o uso excessivo do “né” e do “pois é”, em inglês isso também acontece. Expressões como “you know”, “so”, “right”, entre outras, podem demonstrar insegurança na hora da fala.

Uma vez ou outra você pode utilizá-las, mas é recomendado se policiar para não expressar esses termos com frequência. Se a entrevista for via videoconferência, uma boa ideia é anotar as “palavras proibidas” em um pedação de papel e deixá-lo sobre a mesa. Assim, você se lembrará de evitar tais expressões caso elas venham à cabeça.

6. Cuidado com os tempos verbais

Por mais que as pessoas treinem o inglês, é comum cair no erro de formular frases com os verbos no presente, mesmo querendo se referir a acontecimentos do passado ou futuro. Para evitar que isso aconteça na entrevista, você precisa “desenferrujar” o seu inglês.

Procure livros de cursos de inglês e acesse blogs para revisar os tempos verbais. Na internet, você encontrará dicas e vídeos com estratégias simples para usar corretamente essa norma do idioma e dar mais naturalidade à sua fala.

7. Tenha objetividade nas respostas

Divagações podem fazer com que o recrutador pense que você não domina o idioma. Por isso, escute com atenção as perguntas e tenha objetividade nas respostas. Você não vai parecer rude ao responder o entrevistador com frases curtas. Pelo contrário, os nativos da língua inglesa valorizam isso, pois a objetividade é algo muito presente nessa cultura.

Ao contrário dos brasileiros, que adoram passar horas batendo um papo, os nativos dos Estados Unidos e da Inglaterra, por exemplo, preferem não desviar do assunto e evitar falar sobre temas paralelos.

Neste artigo, vimos os cuidados necessários ao receber a notícia de que você precisará passar por uma entrevista em inglês. Lembre-se de que o idioma dos americanos é muito importante para o mercado de trabalho. Por isso, mantenha uma regularidade de leitura, escuta e fala com o inglês. Prepara-se bem com as nossas dicas!

Gostou deste post? Que tal então assinar a nossa newsletter? Assim, poderemos enviar mais materiais relevantes para você. Não perca essa oportunidade!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário