Entrevista de emprego: 4 erros em que você nunca deve cometer

Todos temos ambições para nossas carreiras profissionais e conquistar boas vagas de trabalho faz parte dessa rotina. É por isso que evitar cometer erros em entrevista de emprego é tão importante. Afinal, quanto mais preparo um candidato demonstra para o recrutador, mais chances ele tem de conquistar a vaga que está pleiteando.

Cometer determinados erros, portanto, pode arruinar as suas chances de conquistar uma boa vaga de emprego. Para evitar que isso aconteça, nada como conhecer quais são essas falhas que não podem ser cometidas. Listamos as principais delas. Acompanhe a seguir!

1. Chegar atrasado

Chegar atrasado em uma entrevista de emprego deixa uma péssima impressão para os recrutadores, pois passa a ideia de que você não está se importando muito com a vaga. Além disso, também altera todo o cronograma de trabalho da empresa, uma vez que outras entrevistas podem ter sido agendadas após o horário da sua.

Para evitar que isso aconteça, procure estar no local combinado pelo menos 15 minutos antes do horário marcado. Saia mais cedo de casa, para garantir que nenhum imprevisto, como o trânsito congestionado, faça com que você se atrase.

2. Falar mal do antigo emprego

Por mais que você tenha tido experiências ruins no seu emprego anterior, jamais fale mal do local em que trabalhou ou de seus ex-chefes. Dependendo da maneira como isso é colocado, você pode dar a entender que tem dificuldades em se relacionar com outras pessoas, por exemplo.

Ao falar sobre experiências anteriores, procure ser enfático, explicando quais funções você desempenhava, por exemplo. Não comente sobre situações desagradáveis que possam ter acontecido, por mais que você tenha razão.

3. Não se preparar adequadamente

Tanto em entrevistas presenciais, quanto nas online, é preciso se preparar adequadamente.

No quesito vestimenta, por exemplo, não é necessário usar um traje social, como terno e gravata, caso esse não faça o seu estilo, mas também não se deve utilizar roupas muito despojadas e que passem uma imagem pouco profissional. As mulheres também devem ter o cuidado de usar maquiagens mais leves e pouco chamativas.

Ter uma postura adequada, como saber sentar-se corretamente, falar de forma educada, entre outras questões também demonstram maior preparo. Falando no caso específico das entrevistas online, é interessante optar por fazer a videoconferência em um local arrumado, como em sala ou escritório da casa, sem que seja interrompido por familiares, por exemplo.

4. Mentir na entrevista

Assim como no currículo, não se deve jamais mentir em uma entrevista, buscando benefícios por conta disso. Afinal, as mentiras podem ser descobertas e isso pode pegar mal para você.

Se uma vaga exige conhecimento em língua inglesa e você dizer que domina o idioma, porém, só sabe o básico, pode ser desmascarado caso o recrutador exija que seja feita uma prova de proficiência, por exemplo.

Esses são alguns dos principais erros em entrevista de emprego. Evite cometê-los e garanta estar um passo mais próximo da vaga de trabalho que tanto deseja.

Gostou do nosso artigo? Outras publicações interessantes podem ser encontradas em nossas redes sociais. Siga nossas páginas no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn.

Previous Post
Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *