Powered by Rock Convert

Vários aspectos são avaliados em processos seletivos. Além daqueles que se referem ao perfil profissional, os comportamentais também são considerados, inclusive quanto à postura adotada pelo candidato ao pedir feedback de uma entrevista.

A maneira como um candidato se dirige ao recrutador deixa transparecer o grau de inteligência emocional que ele tem e como age nas relações interpessoais — competências muito valorizadas pelas empresas.

Nesse sentido, reunimos algumas dicas sobre as atitudes que podem ser adotadas ao solicitar um retorno de entrevista, de modo a preservar a imagem. Acompanhe para saber quais!

Como pedir feedback de entrevistas de emprego

Vários fatores podem atrasar o retorno do recrutador sobre uma entrevista. Os mais comuns são:

  • atrasos nos processos internos da empresa;
  • grande quantidade de currículos para serem avaliados;
  • adiamento nos planos de recrutamento;
  • várias seleções ocorrendo ao mesmo tempo.

Dessa forma, ao solicitar informações sobre o resultado da entrevista, é importante considerar que a demora se deve a problemas internos da empresa, não havendo relação com motivos pessoais.

É fundamental tomar cuidado com a abordagem para que não seja interpretada como uma cobrança grosseira. Veja algumas das principais posturas que se deve adotar ao pedir um feedback de entrevista de emprego:

Seja educado

É fundamental manter uma postura educada durante uma conversa telefônica ou por e-mail. Então, se identificar informando o nome, data da entrevista e a qual processo seletivo se refere é muito importante. Após a identificação, é recomendável:

  • agradecer pela oportunidade;
  • perguntar se o processo segue em andamento;
  • informar que ainda tem interesse na vaga e colocar-se à disposição;
  • reforçar educadamente que aguarda um retorno;
  • agradecer a atenção.

Não insista na solicitação do feedback

Esse comportamento demonstra ansiedade e impaciência — aspectos que não são bem vistos pelos recrutadores. O ideal é que aguarde pelo menos 2 dias após o prazo combinado.

Caso o recrutador não tenha estipulado uma data específica, é conveniente esperar uma semana após a entrevista para entrar em contato.

Faça uma abordagem direta e objetiva

Ao solicitar o feedback, é aconselhável optar por um e-mail simples, curto e objetivo. Nesse contato não deve haver cobrança explícita sobre a data prometida para o resultado — é importante que a mensagem demonstre que o principal motivo é um grande interesse em trabalhar na empresa.

Escolha bem as palavras

Tenha cuidado na escolha das palavras para se comunicar. No contato telefônico, é importante refletir sobre como falar e treinar antes. Caso seja por e-mail, o rascunho e a revisão podem evitar erros e interpretações equivocadas.

Demonstre a importância do retorno para o seu crescimento profissional

Deixe claro que o objetivo principal da solicitação é identificar os pontos que necessitam de melhorias.

Se houver reprovação, é fundamental não questionar ou buscar justificativas, uma vez que a decisão já foi tomada. Nesse caso, agradeça a atenção e deixe as “portas abertas” para possíveis oportunidades no futuro.

O que fazer após receber um retorno do recrutador

Caso o feedback seja negativo, é fundamental ouvir com humildade e atenção o que o recrutador tem a dizer. Também é importante ter em mente que a avaliação não tem um caráter pessoal.

O retorno sobre o resultado da entrevista deve ser entendido como um aprendizado para refletir e colocar em prática, visando à melhoria do desempenho nas próximas entrevistas.

Como foi possível verificar, é fundamental ter uma boa postura ao pedir feedback de uma entrevista de emprego. As dicas que oferecemos neste artigo podem fazer muita diferença para garantir uma boa imagem junto à empresa, mesmo em casos de reprovação. O mais importante é não desistir e continuar buscando novas oportunidades de acordo com o seu perfil.

Gostou das dicas sobre como pedir feedback sem causar má impressão? Então, não deixe de ler também o artigo “Entrevista digital: conheça essa tendência e saiba como ter sucesso”, para obter informações e se preparar para essa nova tecnologia!

Powered by Rock Convert

2 Comentários

  1. E tudo isso seria bem mais simples se os candidatos nem precisasse entrar em contato para pedir um feedback. Pessoalmente, eu acho MUITA falta de respeito com quem se dedicou a um processo seletivo não fornecer nenhuma informação.

Escreva um comentário