Se você é experiente no setor de RH, deve saber que a contratação de novos colaboradores necessita de investimentos financeiros e tempo de trabalho. É necessário divulgar as vagas, analisar currículos, chamar os candidatos para as entrevistas, providenciar toda a papelada para a contratação e finalmente fazer os treinamentos com os novos integrantes do time da organização.

Tudo isso é tão trabalhoso, que vale muito mais a pena investir na retenção de talentos do que em processos de recrutamento como uma estratégia para substituir pessoas que saem da empresa, por qualquer motivo.

É por isso que é importante elaborar uma estratégia eficaz de retenção de talentos. A seguir, separamos algumas dicas que podem ajudar nesse desafio. Acompanhe!

Monte um bom plano de carreira

Todos têm o desejo de crescer e de se tornar um profissional reconhecido na sua área de atuação. Por isso, é preciso que o RH estruture bons planos de carreira para os funcionários da empresa. Isso evita que eles peçam demissão para trabalharem em organizações que oferecem mais oportunidades de crescimento.

O plano de carreira adequado é aquele em que o colaborador tem uma espécie de conjunto de metas para cumprir. Assim, para cada passo dado e uma nova habilidade adquirida, podem ser concedidos aumentos de salário e promoções de cargo.

Também é preciso deixar claro para os colaboradores que eles têm um papel importante no processo de crescimento da empresa. Quem está sempre fazendo cursos de aperfeiçoamento para se atualizar na área, por exemplo, deve ter mais chances de conseguir um cargo de gerência do que alguém que se limita aos conhecimentos básicos e operacionais.

Proporcione um ambiente corporativo agradável

O ambiente em que as pessoas convivem contribui para que estejam satisfeitas ou não com os seus desejos pessoais. Uma teoria que comprova isso é a da pirâmide de Maslow, desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Abraham H. Maslow. De acordo com o método, as pessoas têm cinco níveis de necessidades para que se sintam felizes: fisiologia, segurança, amor, estima e realização pessoal.

O ambiente em que os trabalhos são realizados na empresa, portanto, precisa prezar desde a boa infraestrutura e limpeza até questões que envolvam a qualidade dos relacionamentos entre líderes e liderados.

Para identificar se o ambiente atual da sua empresa é suficientemente agradável para os colaboradores, vale a pena desenvolver uma pesquisa de clima organizacional. Por meio dos resultados, você pode elaborar mudanças que podem ser feitas para que todos se sintam bem enquanto trabalham.

Ofereça boas remunerações e benefícios

Um plano de salários também deve ser oferecido aos colaboradores. Assim, todos se sentirão motivados a prestarem bons serviços e conquistarem uma remuneração maior.

Vale ressaltar que a remuneração precisa estar de acordo com o piso salarial de cada área e cargo. Se alguém trabalha como analista de marketing na sua empresa e recebe menos do que os colegas que trabalham em outras organizações, por exemplo, já há um risco grande da empresa perder um ativo para a concorrência.

Além da remuneração adequada, é indispensável que o colaborador conte com o recebimento de determinados benefícios. Tratam-se de ações promovidas pela gestão de RH com o objetivo de atrair e reter talentos para a empresa. Por exemplo, planos de saúde, planos odontológicos, distribuição de cestas básicas junto ao salário, formas de reconhecimento pela boa produtividade (bonificação financeira, brindes, palestras) etc.

Invista na carreira dos colaboradores

Para investir na carreira dos colaboradores, a organização pode fazer parcerias com instituições de ensino para que os funcionários tenham descontos na realização de cursos de pós-graduação, por exemplo.

Além disso, a gestão de RH pode desenvolver treinamentos internos, com a contratação de especialistas na área, e proporcionar cursos EAD para incentivar o crescimento profissional.

Mantenha uma comunicação aberta e transparente

A comunicação em uma empresa deve ser aberta e transparente. Isso significa que mudanças que podem impactar o cotidiano de trabalho de todos não devem ser ocultadas dos colaboradores e o estímulo à participação deve se tornar uma tradição na cultura organizacional da empresa.

O feedback é uma ótima técnica para a manutenção do bem-estar e incentivo ao crescimento profissional. O reconhecimento dos pontos positivos e as críticas bem embasadas devem ser praticadas pelos líderes da empresa, assim como a ação de escutar reclamações e demandas. Dessa forma, os talentos da empresa saberão que podem contar com a gerência sempre que precisarem.

Se alguma boa sugestão de avanço não puder ter uma previsão de implementação imediata, a ideia jamais deve ser deixada de lado. Se for o caso, vale a pena dedicar um tempo para ver a sua viabilidade. Mas, de todo modo, a ação de propor melhorias deve ser agradecida e receber uma resposta.

Faça processos seletivos pensando na retenção de talentos

Planejar a retenção de talentos é uma estratégia que deve ter início ainda no momento dos processos de recrutamento e seleção. Para isso, as vagas disponibilizadas pela empresa precisam ser divulgadas e direcionadas para o público que a empresa, de fato, está procurando.

Durante as entrevistas de emprego, o recrutador precisa ter a expertise necessária para reconhecer candidatos que tenham fit cultural com a empresa. Dessa forma, os processos de retenção estarão alinhados com os perfis certos para os cargos.

Investir com sabedoria nestes processos é a forma para reduzir a taxa de turnover de uma empresa. Ou seja, quanto menor a rotatividade de funcionários, maior é a retenção. E esse é o fruto das boas estratégias implementadas pelo RH.

Esperamos que nosso conteúdo tenha trazido informações úteis para a sua gestão. Quando aplicadas, as dicas abordadas aqui têm tudo para proporcionar melhorias aos processos da sua empresa.

Temos outras dicas como essas para compartilhar com você. Assine nossa newsletter e enviaremos os nossos materiais para o seu e-mail. Não perca essa oportunidade de manter-se em dia sobre todos os temas ligados ao recrutamento e seleção de candidatos ideais.

Escreva um comentário