Buscar por uma oportunidade de trabalho costuma ser uma atividade bastante desafiadora e exige um certo esforço do candidato. Felizmente, hoje é possível utilizar a tecnologia para facilitar o processo de conseguir um emprego .

Quando a internet se popularizou e as redes sociais surgiram, ninguém imaginou que essas e outras ferramentas poderiam substituir a boa e velha busca por um cargo levando o currículo embaixo do braço. No entanto, a inovação chegou e proporcionou novas práticas e resultados para recrutadores e candidatos.

O texto de hoje vai expor algumas questões relacionadas a tecnologia e os processos de recrutamento e seleção. Descubra por que os candidatos devem se adaptar a essas mudanças e quais os benefícios dessa inovação. Acompanhe!

Como a tecnologia tem sido uma importante aliada das empresas?

As empresas estão cada vez mais engajadas com o mundo digital, e, por isso, a tecnologia para conseguir emprego se tornou uma aliada também para os candidatos.

É inegável que o recrutamento por meio de recursos tecnológicos é uma prática revolucionária e está trazendo benefícios para as organizações. Afinal, sistemas voltados para a gestão de talentos e processos seletivos diminuem os custos tanto da atividade em si, como em questão de rotatividade.

Benefícios diversos

No entanto, os benefícios da tecnologia para as empresas não se resumem ao equilíbrio do orçamento. Ao contar com ferramentas voltadas à inteligência artificial, análise de dados, processos automatizados e otimização de rotina, o RH consegue fazer contratações com muito mais eficiência, já que o respaldo das máquinas colabora na identificação dos perfis mais alinhados ao cargo em questão e às políticas da organização.

Atualmente, o recrutamento online vem assumindo um importante papel de aliado nesses processos. Isso porque tudo pode ser feito na web: desde o anúncio de vagas, passando pela triagem dos currículos e a aplicação de questionários para averiguar conhecimentos técnicos e fazer uma análise comportamental do candidato.

Podemos dizer que, após a conclusão dessas fases, o gestor de RH tem acesso aos profissionais realmente qualificados para aquela oportunidade. Uma economia considerável de tempo e dinheiro para a sua rotina.

Não podemos negar que os candidatos também ganham com isso. Da mesma forma que as empresas viabilizam contratações mais alinhadas, esses indivíduos também desfrutam das facilidades de passar por um processo seletivo sem sair das suas casas e, ao final, são selecionados para preencher uma função realmente compatível com suas características técnicas e pessoais.

Assim, a tecnologia no setor de recrutamento e seleção tem angariado cada vez mais investimentos. Como a atividade é um grande desafio para esse setor, facilitar essas ações para poder se dedicar a uma atuação estratégica é uma questão que tem sido muito valorizada.

Por que os candidatos precisam se adaptar a essa transformação?

Como adiantamos no tópico anterior, a transformação do recrutamento manual para o digital também mudou a forma de os candidatos buscarem por vagas de emprego, se candidatarem e iniciarem os testes do processo seletivo.

Se, no passado, era preciso imprimir uma dezena de currículos, enfrentar sol e chuva para entregar cada um, sendo que, muitas vezes, eles nem sequer chegavam aos responsáveis pelas contratações; hoje, essa atividade está muito mais simples e segura.

São dezenas de sites e plataformas voltados para a busca de vagas, além dos portais das próprias empresas. Do conforto do seu lar, você pode avaliar as oportunidades e se candidatar a quantas quiser, sem precisar sair de casa. Com apenas um clique, seu currículo é enviado diretamente às pessoas responsáveis por fazer as contratações.

A eficácia da tecnologia para conseguir emprego é uma via de mão dupla, e quem ainda está resistente ao mundo digital, em um cenário altamente competitivo, corre o sério risco de perder grandes oportunidades de trabalho e ficar para trás.

Quais os benefícios da tecnologia no processo seletivo para os candidatos?

Para que você seja convencido de uma vez por todas que a tecnologia é uma grande aliada também dos candidatos na busca por uma oportunidade de trabalho, resolvemos listar 4 vantagens da digitalização desse processo. Confira!

1. Você pode se candidatar a vagas em qualquer lugar do mundo

Se você é uma pessoa desapegada, que gosta de mudanças e desafios, o recrutamento online permite que você se candidate a vagas em qualquer lugar do Brasil — e até mesmo do mundo!

A seleção digital quebra essa barreira por não demandar que você se desloque, em um primeiro momento, até o local. Além disso, como já mencionamos, você pode se candidatar a centenas de vagas ao mesmo tempo.

2. Você não precisa sair de casa para ser entrevistado

Atualmente, já é possível iniciar um processo via internet: você envia o seu currículo e, se a empresa gostar, responde com um questionário antes de chamá-lo para uma entrevista.

No entanto, a tendência é que cada vez mais essa etapa também seja digitalizada. Aplicativos como o Skype e o Google Hangouts são bastante usados para as etapas da entrevista. Ou seja, você realmente não precisa mais sair de casa até o processo ser finalizado.

3. Você economiza tempo e dinheiro

Uma das grandes reclamações de quem está buscando por uma oportunidade de trabalho é o tempo e o dinheiro gastos com transporte, ligações e vestimentas adequadas para participar de cada processo. E muitas vezes sem receber nem mesmo uma resposta.

Ao fazer tudo pela internet, o óbvio acontece: você economiza no deslocamento e o recrutamento ocorre de maneira mais rápida. Sobra apenas a preocupação com a aparência, pois a entrevista em vídeo deve ser levada com a mesma seriedade que a presencial.

4. Você tem mais chances de encontrar a empresa ideal

Por fim, os mecanismos tecnológicos para o recrutamento e seleção propõem a contratação de perfis ideais para as vagas. Isso significa que, por meio das ferramentas de inteligência artificial e análise de dados, você e a empresa ideal se encontram com mais facilidade.

Quando você resume a sua busca por uma oportunidade de trabalho a apenas um canal, restringe as possibilidades de encontrar as oportunidades que mais têm a ver com o seu perfil e as suas qualificações. No entanto, ao adotar a tecnologia para conseguir emprego e utilizar os veículos digitais para isso, as chances de encontrar a empresa ideal aumentam consideravelmente.

A Connekt é uma empresa especialista em anúncios de vaga e processo de seleção digital. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar na busca pelo emprego que você deseja!

Escreva um comentário