Powered by Rock Convert

É cada vez maior o número de estudantes e profissionais já formados que buscam o primeiro emprego em TI. Isso se justifica pelo fato de as vagas terem crescido em até 300% no Brasil, como mostra uma pesquisa feita pela Assespro-PR e divulgada pela revista CIO.

O aquecimento desse mercado ocorre por conta do número cada vez mais expressivo de empresas que precisam adotar soluções de tecnologia em suas atividades. O desenvolvimento de softwares de gestão, inteligência artificial, ferramentas para big data e business intelligence são exemplos disso.

Se você quer aproveitar esse “boom” que área de tecnologia está vivendo e garantir um bom emprego em TI, siga conosco e confira o nosso artigo agora mesmo!

Esteja atualizado sobre a área

A área de TI está em constante modificação e novos conceitos surgem quase diariamente. Por isso, é importante estar sempre atualizado sobre o setor, para que os seus conhecimentos não se tornem obsoletos.

Se você pensa em apenas cursar uma faculdade e nunca mais estudar, definitivamente a área de TI não é para você. Caso contrário, para conseguir uma boa vaga, recomenda-se sempre acessar a blogs e ler revistas sobre o tema, bem como pesquisar sobre tendências que estão despontando no exterior e que logo deverão chegar ao Brasil.

Tendo conhecimentos sobre tecnologias mais recentes, você estará um passo à frente dos profissionais que ainda não se atualizaram. Afinal, as empresas preferem um colaborador que conheça o mercado recente.

Também é interessante destacar que existem diversos cursos online gratuitos ou com valor bastante acessível e que podem ser muito úteis como formação complementar. Ao fazer esses cursos, você demonstrará para os recrutadores que gosta de estar sempre atualizado e isso pode contar pontos para que você seja o escolhido nos processos seletivos.

Elabore um currículo de destaque

De nada adianta, porém, ter conhecimentos avançados em TI, se você não souber como colocar isso no seu currículo. Por isso, busque também informações relevantes sobre como elaborar uma apresentação de destaque e que chame a atenção dos recrutadores.

Recomenda-se que o currículo apresente as suas principais ambições na carreira profissional, bem como traga um resumo da sua vida profissional e acadêmica, destacando os lugares em que você trabalhou e estudou.

Com um currículo bem elaborado e organizado, os recrutadores poderão consultar as informações sobre você e verificar qual vaga é a mais indicada para o seu perfil na empresa. De tal modo, será mais fácil de conquistar um emprego em TI.

Evite currículos muito longos, destacando cursos que você realizou e que não são da área de TI, por exemplo. Apenas cite que você tem experiência em tal área e que, se for necessário, comenta sobre as outras certificações na entrevista.

Faça networking

Outra prática extremamente relevante para conquistar um emprego em TI é fazer networking. Para isso, recomenda-se que você vá a eventos e palestras da área que sejam realizados na sua cidade ou região.

Nesses encontros, você estará em contato com outras pessoas da área e a troca de cartões pode ser feita. Quem sabe você não conhece alguém interessante e que possa indicá-lo para uma vaga?

O networking também pode ser feito pela internet. Siga pessoas importantes do seu segmento nas redes sociais, principalmente no LinkedIn. Comente as publicações que elas fizerem, produza conteúdo relevante para que você seja visto etc.

Prepare-se para as entrevistas

Depois de tanto esforço para conseguir participar do processo seletivo de um emprego de TI, você não pode pôr tudo a perder na entrevista. Por isso, também é muito importante que haja um preparo para o momento em que for chamado para conversar com os recrutadores.

Estude sobre a empresa e aproveite para revisar os conhecimentos que você sabe que são necessários sobre a vaga. De tal modo, saberá como responder a todos os questionamentos que forem feitos a você com maestria.

Em caso de entrevistas por vídeo, também é interessante que sejam tomados alguns cuidados, como a escolha do local onde você ficará e a verificação da qualidade da conexão.

Não demonstre medo por não ter experiência

Você está em busca do primeiro emprego e é natural que não tenha experiência na área de TI ainda. Mas não é preciso ter medo de passar por essa situação. Pelo contrário, demonstre-se confiante e mostre para os recrutadores que eles farão bem em escolher você para a vaga.

É preciso que você entenda que as empresas não vão colocar você competir com profissionais que estejam em um patamar mais alto. Afinal, ninguém começa em um cargo de gerência, por exemplo. A sua vaga será para iniciante. Por isso, os demais concorrentes também não terão uma larga experiência no mercado.

Persista na busca pelo emprego em TI

Por mais que o mercado de TI esteja aquecido, na busca pelo emprego, haverá situações em que você deverá receber um “não” dos recrutadores. Isso pode acontecer por uma série de fatores e não quer dizer que você é ruim ou que não é merecedor do emprego. Simplesmente, outro candidato pode se sair melhor do que você naquele dia.

É preciso persistir na busca pelo emprego, correr atrás, ficar de olho nas vagas e sempre estar em contato com as empresas em que pensa em trabalhar. Assim, ficará mais fácil de conquistar o emprego de TI que tanto deseja.

Saiba onde encontrar as melhores vagas

Para você encontrar as melhores vagas, é preciso buscar em locais estratégicos, em que sejam publicadas as oportunidades das empresas de renome da sua área. A tecnologia pode ajudar nesse sentido.

A Connekt é uma empresa que auxilia profissionais a se destacarem no mercado e a conquistarem as tão sonhadas vagas. Para você, que deseja trabalhar no setor de TI, essa é uma grande oportunidade.

Agora, você está a um passo de conquistar o seu emprego em TI. Coloque as nossas dicas em prática e garanta logo a sua colocação no mercado de trabalho.

Acesse agora o nosso portal de vagas e veja quais são as disponíveis no momento.

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário