Powered by Rock Convert

Conseguir uma vaga de emprego na internet é cada vez mais fácil com a ajuda de ferramentas online. Sites e aplicativos de empregos são uma forma econômica e segura de procurar oportunidades de trabalho, bastando que você tenha acesso à internet e a um computador ou smartphone.

A tecnologia torna mais fácil, por exemplo, encontrar oportunidades compatíveis com o seu perfil, filtrando cargo, região de interesse, empresa em que deseja trabalhar, entre outros benefícios.

No entanto, muitos candidatos ainda se sentem receosos em colocar seus dados pessoais em sites de emprego porque têm receio de serem vítimas de pessoas mal-intencionadas, que desejam capturar dados para uso indevido.

Quer saber se um site é confiável e como conseguir uma vaga de emprego na internet? Continue a leitura deste artigo!

Como verificar a confidencialidade de sites de vaga de emprego na internet?

Com os avanços tecnológicos e a transformação digital, organizações dos mais variados portes estão aproveitando os anúncios de vagas de emprego na internet para diminuir custos e aumentar a abrangência regional de captação de talentos, e para isso usam a internet.

As empresas também estão mais propensas a realizar todos os processos digitalmente, e para tanto, investem na contratação de sites de emprego, além de hospedar as oportunidades em aberto no seu próprio site.

Antes de inserir seus dados é preciso verificar a confidencialidade e a segurança desses endereços eletrônicos. Separamos alguns pontos aos quais você deve estar atento. Confira!

Use as ferramentas de segurança do seu navegador

Hoje, os navegadores já trazem recursos de segurança para auxiliar você a se manter seguro no ambiente online. Essas ferramentas de navegação integradas enviam solicitações Do Not Track a sites, bloqueiam os indesejados pop-ups, desativam conteúdo inseguro, controlam sites que possam interferir nos recursos do seu aparelho e ainda impedem downloads malignos, entre outras funcionalidades.

Veja como localizá-los:

  • Firefox: Opções > Privacidade e segurança.
  • Chrome: Configurações > Avançado > Privacidade e segurança.
  • Safari: Preferência > Segurança e Preferências > Privacidade.
  • Edge: Configurações > Configurações avançadas.

Verifique os URLs

Antes de clicar em um link, é importante verificar o endereço para o qual ele vai direcionar você. Para tanto, conduza o ponteiro do mouse até o link indicado para saber para qual URL será direcionado.

Mantenha um antivírus atualizado

Usar um antivírus também pode ajudar a evitar sites desonestos. Você encontra vários antivírus grátis que fazem a proteção essencial do seu computador ou dispositivo móvel, incluindo o Módulo Internet — que faz o bloqueio de downloads maliciosos — e o Módulo E-mail — para impedir anexos infectados na sua caixa de entrada.

Como conseguir uma vaga de emprego na internet?

Conseguir uma vaga de emprego na internet requer algumas estratégias. Confira as dicas que separamos para você a seguir!

Monte um bom currículo e mantenha-o sempre atualizado

O currículo é a sua porta de entrada em qualquer empresa. Faça-o de maneira objetiva, com informações verdadeiras e que realmente possam contribuir para o julgamento positivo por parte do recrutador.

O que as equipes de Recursos Humanos das empresas realmente desejam é analisar cada currículo o mais rapidamente possível, pois agilizar os processos significa otimização de tempo e recursos.

Se você insere muitas informações que não são úteis ou são difíceis de serem entendidas, a sua chance de ser chamado para a entrevista diminui consideravelmente. Além disso, manter seus dados atualizados é importante para informar aos recrutadores sobre suas novas competências — e isso também aumenta as chances de sucesso na conquista de uma vaga.

Faça o cadastro em sites de emprego

Como vimos, é possível verificar a segurança do site antes de fazer o seu cadastro. Portanto, não tenha medo: pesquise sobre a reputação do site antes de inserir seus dados e faça o seu cadastro. Se for preciso, adicione um currículo em pdf, o endereço do site pessoal, links para redes sociais e qualquer dado que seja relevante para o cargo em aberto.

É importante você saber que cada empresa tem valores e culturas diferentes, então você deve formular o currículo de acordo com as necessidades de cada organização.

Atenção: isso não significa mentir e colocar competências que você não tem no currículo! O ideal é dar destaque às suas competências que são interessantes para a organização em questão.

Use aplicativos

Você sabia que existem aplicativos de busca de emprego que você pode instalar no seu smartphone? Os apps são gratuitos e oferecem a oportunidade de você procurar vagas e candidatar-se de qualquer lugar e a qualquer hora!

Além de ser muito prático, um app de empregos ainda oferece a opção de você receber notificações de vagas, monitorar os processos seletivos de que está participando e ainda acompanhar todos os dias as novas oportunidades publicadas — tudo ao alcance da sua mão!

Monitore organizações nas quais deseja trabalhar

Estar atento às vagas das empresas em que você deseja trabalhar aumentam as suas chances de sucesso. Para isso, acompanhe as vagas no site institucional da companhia em questão.

Geralmente as vagas estão em links do tipo “trabalhe conosco”. Além de cadastrar o seu currículo, você pode acompanhar as atividades publicadas pela empresa, mantendo-se atualizado sobre o negócio — no momento da entrevista, isso será um diferencial para você frente aos concorrentes.

Mantenha um networking online ativo

O networking é muito importante quando você está à procura de um emprego, e também funciona na internet. Conecte-se às redes de contatos que tenham relação com a sua área de trabalho para aumentar as chances de uma indicação ou mesmo para tomar conhecimento de uma oportunidade em aberto. Além disso, você pode receber indicações das vagas.

Tenha profissionais como referência

Acompanhar nas redes sociais profissionais que sejam referência na área em que você procura atuar vai auxiliá-lo a crescer como profissional e a alcançar o sucesso que você tanto procura.

Além das redes sociais, também é possível fazer networking com esses profissionais em eventos ou outras situações que possam envolver interesses similares aos seus.

Construa um portfólio online

Você se cadastrou em sites de emprego na internet, fez um bom currículo, está mantendo um networking efetivo e mesmo assim aquela oportunidade ainda não apareceu? Então o que pode estar faltando é mais visibilidade para o seu trabalho.

Para resolver essa questão, aposte em um portfólio online. Nele você pode demonstrar ao mundo que, de fato, você é muito bom no que faz! Um bom portfólio pode ser um site, atividades extracurriculares, artigos desenvolvidos, estágios, trabalhos voluntários, entre outras possibilidades. Além disso, muitas empresas costumam solicitá-lo como forma de conhecer melhor suas competências.

Como vimos ao longo deste post, é confiável e altamente recomendável você buscar vagas de emprego na internet. Isso acontece porque as empresas já migraram seus esforços de captação de talentos para o meio digital, e recursos como o uso do smartphone para cadastro de currículo e monitoramento de vagas tornam muito mais práticos os processos de recrutamento e seleção.

Se você gostou de saber um pouco mais sobre a confiabilidade de uma vaga de emprego na internet, siga-nos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn para receber mais conteúdos como este!

Escreva um comentário