Powered by Rock Convert

O Natal e o réveillon se aproximam e trazem consigo novas oportunidades de trabalho. O período já é conhecido por quem está buscando um emprego por ser uma época de contratações. Ou seja, uma excelente ocasião para quem deseja uma recolocação no mercado. Se você está planejando conquistar um emprego nesse início de ano, este artigo é para você. 

Além dos contratos temporários, muitas empresas escolhem os primeiros meses do ano para dar início a novos projetos. Todo esse cenário se torna propício para o aumento das ofertas de empregos, abrindo várias oportunidades para quem deseja alcançar novos ares para a vida profissional em 2020.

Identificou-se com o assunto? Então, fique preparado para essa mudança por meio de nossas 7 dicas valiosas. Acompanhe!

1. Elabore um bom currículo

Quem está em busca de um emprego para o início de ano ou em qualquer outra época precisa dedicar-se a elaborar um bom currículo.

Esse documento é o primeiro contato do candidato com a empresa. Por isso, é necessário que todos os dados pessoais estejam corretamente preenchidos, e a experiência profissional deve estar listada por ordem cronológica.

Não se esqueça da formação. Caso julgue que o currículo deveria apresentar mais qualificações, aproveite que o ano ainda não acabou e procure alguns cursos rápidos de extensão para engrossar essa sessão.

2. Mantenha-se atualizado sobre seu segmento de atuação

Se você já tem uma formação profissional ou já atua em um determinado segmento do mercado e não pretende trocar de área, esteja de olhos sempre abertos sobre as mudanças do mercado.

A abertura de uma multinacional, uma nova franquia em sua cidade ou um complexo industrial prestes a ser inaugurado podem ter ótimas oportunidades para começar o ano em um novo emprego.

3. Utilize a tecnologia a seu favor

A internet já pode ser considerada como o canal mais efetivo para buscar uma oportunidade de trabalho. Grande parte das empresas disponibiliza a opção “trabalhe conosco” em seus portais oficiais, para que o profissional cadastre seu currículo ou mostre interesse pelas vagas divulgadas.

As redes sociais também têm sido utilizadas para anunciar essas oportunidades. Não é incomum deparar com uma postagem no Facebook ou Instagram relatando a busca por determinados profissionais e como esses indivíduos podem se candidatar às vagas.

Por conta da popularidade dessas plataformas, o Facebook criou um serviço voltado para a divulgação e busca por empregos. E não se esqueça do LinkedIn, uma rede social voltada para a interação profissional.

Vale a pena ficar atento a todos esses canais, mas o que realmente merece uma atenção especial são as plataformas desenvolvidas especialmente para conectar empresas e candidatos. Por meio delas, é possível:

  • realizar a candidatura de maneira rápida, assim como testes seletivos digitais;
  • as entrevistas podem ser 100% digitais;
  • as mais modernas contam com um sistema de admissão digital, em que é possível enviar a documentação toda pela internet;
  • o feedback automático possibilita que o candidato não fique preso ao processo, recebendo uma resposta rápida.

4. Ative a rede de contatos

Chamamos de rede de contatos uma relação pautada pela troca de ideias e experiências profissionais. E pode ser muito útil na hora de conquistar um emprego no início do ano — ou em qualquer outra época.

A rede de contatos, também chamada de networking, pode ser considerada como um dos pilares da busca por uma nova oportunidade de trabalho, mas é preciso saber como fazer isso. Muitos profissionais agem de forma equivocada, pedindo por uma indicação.

No entanto, a maneira mais adequada de ativar essa rede é buscar por eventos corporativos e outras ocasiões em que seja possível estabelecer uma conversa com um viés profissional. O objetivo é que o interessado em uma possível vaga possa expor seus planos e descobrir quais empresas podem atender a essa demanda.

Também não é de bom-tom enviar o currículo para alguém ou pedir que seja distribuído. Isso deve ser feito caso solicitado ou no decorrer do contato, nunca como abordagem inicial.

5. Esteja preparado para as entrevistas

Quem está em busca de um emprego precisa estar preparado para a etapa da entrevista. A partir do momento em que um currículo é enviado, ela pode acontecer a qualquer momento.

Faça pesquisas sobre as empresas que estão no seu radar de interesses e seja pontual, gentil e educado. Humildade para reconhecer os defeitos e revelar qualidades também é algo que deve ser trabalhado.

Aproveite o tempo em que está buscando por uma nova oportunidade para se dedicar à leitura. Ler ajuda a aprimorar o vocabulário e a ortografia, fundamental para processos seletivos que exijam do candidato a produção de textos ou redação.

6. Trabalhe a confiança

Profissionais que confiam em si mesmos, nas suas habilidades e condutas chamam a atenção dos recrutadores. Se você se julga inseguro, busque conteúdos que possam ajudar a trabalhar a autoconfiança.

A internet disponibiliza diversas informações bacanas nesse sentido. É possível encontrar blogs voltados a candidatos a oportunidades de emprego e canais no YouTube com dicas e palestras motivacionais. Pesquise!

7. Mantenha o foco

Cuidado para não se empolgar com as ofertas de emprego de início de ano e acabar perdendo o foco. Conseguir uma boa oportunidade de trabalho depende da escolha de um objetivo, ainda que você esteja desempregado.

Para isso, pense no tipo de trabalho que você deseja e que julgue se aproximar do seu perfil e das suas habilidades técnicas e pessoais. Liste as empresas que podem disponibilizar funções de acordo com suas aptidões e procure por seus sites institucionais. 

Lembre-se do que falamos sobre aproveitar a tecnologia. Atualize seu perfil no LinkedIn e vá em busca do encontro virtual com seus possíveis empregadores. Quando você se inscreve para ofertas que correspondem às suas demandas, a sua caminhada rumo a um novo emprego se torna muito mais fácil e rápida.

Comece agora mesmo a pesquisar as melhores plataformas online para busca de oportunidades de trabalho e garanta um novo emprego neste início de ano!

A Connekt Recrutamento Digital pode ajudar nessa missão. Entre em contato conosco e descubra como.

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário