Powered by Rock Convert

Você quer se recolocar no mercado de trabalho, mas, em um ambiente tão competitivo, qual a melhor forma de fazer isso? A resposta pode estar no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Apesar de cada empresa buscar um perfil específico de candidato, existem alguns conhecimentos, habilidades e atitudes — as famosas competências — que estão em alta na atualidade. Entender quais são eles e investir no seu desenvolvimento é o primeiro passo para que você encontre o emprego dos seus sonhos.

Quer saber qual o perfil de candidato que as empresas estão buscando? Então continue a leitura e descubra agora mesmo!

Relacionamento interpessoal

Dentro de uma organização, você precisa se relacionar com pessoas o tempo todo. É necessário negociar interesses, entender perfis diferentes e personalidades das mais diversas. Tudo isso auxilia na manutenção de um clima organizacional positivo e potencializa os resultados da equipe como um todo.

Portanto, essa é uma das habilidades mais valorizadas pelas empresas da atualidade, e desenvolvê-la pode ser o diferencial de que você precisa para conquistar o emprego dos seus sonhos.

Para isso, invista em competências como empatia, comunicação e negociação. Comece pedindo feedback para as pessoas ao seu redor, de forma a entender quais são os seus gaps em relacionamento interpessoal. Com essa informação em mãos, observe o seu comportamento e tente resolver os problemas indicados por quem convive com você.

Criatividade e inovação

Em um mundo cada vez mais competitivo e em constante mudança, inovar é uma necessidade para todas as empresas. Portanto, é essencial que as organizações encontrem talentos com grande criatividade na hora de resolver problemas e desenvolver produtos, gerando soluções inovadoras e que façam com que a empresa crie um diferencial competitivo e se destaque no mercado.

Existem diversas formas de desenvolver essas competências. Uma delas é se propor a sair da sua zona de conforto e se expor a situações novas. Desse modo, você aumenta o seu repertório comportamental diante de situações diferentes, aprendendo a inovar e improvisar dentro e fora do ambiente de trabalho.

Proatividade

Diante de uma dificuldade, você procura ativamente por uma solução? Você vai além das suas responsabilidades no ambiente de trabalho e auxilia a empresa a obter resultados cada vez melhores?

Esses são alguns questionamentos para que você entenda se tem uma outra característica que faz parte do perfil de candidatos que as empresas buscam, porque colaboradores proativos são capazes de gerar resultados além dos esperados, contribuindo para o sucesso do negócio como um todo.

Muitas vezes, a falta de proatividade pode estar relacionada ao medo de errar ou apenas com o fato de se limitar a fazer o que foi solicitado. Portanto, para desenvolver essa competência, é preciso ir além e combater medos e inseguranças. Além disso, ao perceber que existe um problema e que os colegas estão com dificuldade para resolvê-lo, busque ajudar ativamente.

Postura de dono

Uma outra característica do perfil de candidatos que as empresas buscam é a postura de dono.

Isso significa que o profissional deve desenvolver uma visão global do negócio, entendendo o posicionamento da empresa no mercado, as atividades realizadas pelos setores e os principais diferenciais e problemas da organização. Além disso, deve se comportar como se a empresa fosse dele, dando o melhor para gerar resultados de excelência para o negócio.

Para desenvolver essa competência, é preciso entender tudo sobre a empresa para a qual você está se candidatando, indo além da vaga pretendida. Também conheça a cultura do negócio e descubra se você se identifica com ela.

Afinal, é essencial que os seus valores sejam coerentes com os da empresa, para que você compre a ideia central da organização, se comprometendo com o futuro e o sucesso dela.

Empreendedorismo

A palavra empreendedorismo está na ponta da língua de muitos profissionais do mercado, e isso não é à toa! A postura empreendedora é uma exigência da atualidade, uma vez que as empresas precisam se posicionar de forma inovadora e estratégica para garantir um bom posicionamento no mercado.

Porém, empreender não é sinônimo de abrir uma empresa. Existem os intraempreendedores, que são aquelas pessoas que pensam fora da caixa para gerar soluções inovadoras para o mercado, mesmo que dentro de uma empresa.

Para desenvolver essa competência, é preciso entender bem o mercado e ser flexível com relação a mudanças. Também é necessário sair da zona de conforto e buscar soluções completamente originais para os problemas e obstáculos que surgirem ao longo do caminho.

Busca por conhecimento e atualização

Independentemente da sua área de atuação, é essencial se manter sempre atualizado em relação ao que há de mais novo na sua profissão. As empresas valorizam muito esse tipo de comportamento porque demonstra que o profissional se preocupa com o próprio desenvolvimento e está sempre em busca de conhecimento.

Para desenvolver essa competência, é preciso estar sempre por dentro das principais atualizações da sua área. Você pode, por exemplo, realizar uma pós-graduação ou outros cursos para investir em si mesmo e desenvolver novas competências técnicas.

Inteligência emocional

Você vai passar por diversas adversidades no ambiente de trabalho, e todas elas podem despertar emoções negativas. Porém, para manter o clima organizacional positivo, é essencial saber como lidar com os próprios sentimentos, assim como com os de quem está ao seu redor. É por isso que as empresas valorizam tanto a inteligência emocional nos candidatos.

Para desenvolver essa competência, é preciso, em primeiro lugar, investir no seu autoconhecimento. Você precisa entender suas emoções e a forma como lida com elas na atualidade. A partir daí, é possível descobrir estratégias melhores para controlá-las e evitar maiores conflitos no ambiente de trabalho.

Entender qual o perfil de candidato que as empresas buscam é o primeiro passo para encontrar o seu emprego dos sonhos. Portanto, agora que você já sabe como desenvolvê-las, invista em si mesmo e busque meios para se capacitar e mostrar aos recrutadores que você é o candidato ideal para a vaga!

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para assinar a nossa newsletter agora mesmo e receba mais artigos como este diretamente no seu e-mail. Acompanhe as nossas redes sociais também!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário