Powered by Rock Convert

Procurar por uma vaga no mercado de trabalho não é uma das tarefas mais fáceis de se realizar. Afinal, se preparar para entrevistas, longos processos seletivos e lidar com a incerteza de uma contratação pode gerar desgaste físico e mental nas pessoas.

Para conquistar as melhores vagas de emprego é preciso sair desse cenário desmotivador e fazer um correto planejamento. Assim, você estará um passo adiante para conquistar o trabalho dos seus sonhos e poder receber um bom salário para pagar as suas contas em dia e manter uma ótima qualidade de vida para você e sua família.

Para ajudá-lo a procurar por vagas de emprego de maneira mais eficaz, desenvolvemos uma lista com dicas que você pode colocar em prática. Leia-as com atenção e planeje-se para ter sucesso no mercado de trabalho!

Determine os seus objetivos

Você está desempregado e precisa encontrar uma vaga de trabalho imediatamente para garantir um salário fixo? Ou então já está trabalhando em uma empresa, mas gostaria de crescer e não vê oportunidade no emprego atual, portanto, busca uma nova vaga?

Tratam-se de situações distintas, e é por isso que você precisa definir quais são os objetivos que tem no momento para enviar currículos para as vagas certas. No primeiro caso, você pode se candidatar a mais vagas de emprego, pois precisa encontrar um trabalho logo.

Já no segundo exemplo, você precisa ser mais seletivo, pois não vai trocar o seu emprego atual por outro do mesmo nível ou que ofereça um salário menor e com menos benefícios.

Saiba o que realmente deseja

É preciso que você tenha autoconhecimento para saber o que realmente deseja e não sair “atirando para todos os lados”. Um dos principais erros que os candidatos cometem é se candidatar a vagas para as quais não têm as qualificações necessárias.

Se você ter expertise na área de TI e formação universitária nesse segmento, é bem provável que não seja selecionado em um processo seletivo para o departamento de vendas de uma empresa. Por isso, não vale a pena se candidatar para esse tipo de vaga, pois você estará apenas desperdiçando tempo e energia.

No caso de realmente querer mudar de carreira, é preciso antes buscar qualificação na nova área em que pretende atuar.

Prepare-se muito

É importante que você compreenda que procurar emprego é uma atividade que exige preparo físico e psicológico, bem como persistência e perseverança. Por isso, é preciso estar preparado para os “nãos” que receberá durante a busca, além de ter uma agenda com uma rotina organizada para conseguir um bom emprego.

Hoje, muitas das vagas são divulgadas de forma digital, em sites de agências de emprego, grupos em redes sociais etc. Por isso, dedique parte do seu dia a verificar novas oportunidades nesses canais e participar de processos seletivos, que muitas vezes exigem o preenchimento de grandes cadastros e demandam de bastante tempo. Também vale a pena ficar de olho na seção “Trabalhe conosco” dos sites das empresas, pois as organizações que fazem recrutamento interno utilizam desse recurso para formar um banco de talentos.

Faça networking

Fazer networking, ou seja, conhecer e conviver com pessoas que estão no mercado de trabalho pode ser uma ótima maneira de conquistar um novo emprego. Para isso, convém participar de eventos na sua área de atuação, como palestras, encontros e seminários. Assim, você estará em contato com empresários ou gerentes que poderão lhe conhecer e dar uma oportunidade.

Além disso, também é possível fazer o networking pela internet. Para isso, uma boa dica é criar um perfil no LinkedIn, rede social voltada para negócios, na qual você pode destacar as suas atribuições profissionais e ainda ser recomendado por ex-colegas de trabalho, professores da faculdade, antigos empregadores etc.

Tenha um bom currículo

Obviamente, para conquistar boas vagas de emprego é preciso ter um bom currículo, bem organizado e que contenha informações relevantes, como as instituições de ensino que você estudou, sua formação universitária e cursos complementares, se houver. Também devem ser informados os locais em que você trabalhou e as funções que exercia.

Um erro que não pode ser cometido é enviar o mesmo currículo para todas as vagas. Cada empresa pode solicitar informações específicas, e é necessário adequar o currículo a cada ocasião. Por isso, sempre verifique o que pede cada vaga.

No caso de você ser formado em TI, uma empresa estar contratando um desenvolvedor especialista em determinada linguagem de programação e você já ter realizado um curso ou treinamento específico naquela área, é imprescindível que isso esteja no currículo. No caso de você ter cursos não relacionados ao que a vaga pede, não é necessário listar todos eles na sua apresentação.

Aprimore o seu conhecimento no tempo ocioso

Mesmo você dedicando boa parte da sua rotina para conseguir um novo emprego, você terá mais tempo livre enquanto estiver desempregado. É nesse tempo ocioso que muitas pessoas começam a pensar coisas negativas e acabam perdendo o foco na busca por uma vaga.

Para evitar que isso aconteça, é interessante dedicar esse tempo livre para estudar e aprimorar ainda mais os seus conhecimentos. Existem diversos cursos online gratuitos e que podem ser úteis até mesmo para dar um upgrade no seu currículo.

Encontre parceiros que façam a ligação com empresas com vagas de emprego

Encontrar parceiros como empresas ou agências de emprego que podem colocar você em contato com oportunidades no mercado de trabalho é importante. Faça uma busca na internet e veja quais são os sites em que você pode cadastrar o seu currículo para concorrer a vagas de emprego.

Como você pôde perceber, encontrar vagas de emprego não é tão simples, mas pode se tornar uma tarefa mais produtiva e eficaz se você souber como desempenhar essa atividade e conhecer os canais corretos para pesquisar vagas.

Nós da Connekt Recrutamento Digital estamos à disposição para auxiliá-lo nesse momento tão importante para a continuidade da sua carreira profissional. Por isso, acesse o nosso site, cadastre o seu currículo e participe de testes seletivos e entrevistas 100% digitais. Não perca tempo e alcance os melhores resultados para a sua vida profissional o quanto antes!

Você também pode nos seguir nas seguintes redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário