Realizar um processo de recrutamento e seleção é uma das tarefas mais complexas que uma pessoa pode executar. Por mais experiência que se adquira, os desafios são variados. É preciso alinhar objetivos, analisar competências técnicas e comportamentais, e garantir que o perfil escolhido seja o mais apropriado para a vaga. Diante desse desafio, como atrair candidatos talentosos com eficiência?

A resposta passa por uma série de etapas. Primeiro, é importante entender que os processos seletivos tendem a ser exaustivos. Muitas vezes, eles ocupam um tempo precioso sem trazer os resultados esperados. Em outras palavras, os candidatos nem sempre são tão eficientes e adequados para a vaga.

Nesse caso, há a dúvida: é melhor recomeçar a atração de talentos ou escolher uma das opções disponíveis? Qualquer que seja a sua resposta, existem implicações financeiras, além de investimento de horas de trabalho e esforços. Então, como evitar essa situação e ser preciso nas suas ações?

É o que veremos neste post, a partir das dicas que listamos a seguir. Confira!

Seja específico na divulgação da vaga

Ao publicar uma vaga, é comum receber dezenas ou até centenas de currículos de interessados. Uma das primeiras dificuldades é exatamente essa: filtrar as informações para encontrar os perfis compatíveis com a vaga. É claro que essa situação é derivada em parte do candidato, que tenta melhorar na carreira, mesmo que esteja pouco adequado para a função.

No entanto, a empresa também precisa ser específica na divulgação da vaga. Quanto mais informações apresentar, melhor. Destaque:

  • a escolaridade mínima;
  • as qualidades desejadas;
  • o tempo de experiência buscado (lembre-se de que a lei brasileira proíbe a exigência de mais de seis meses de prática);
  • as habilidades esperadas;
  • a descrição de função atualizada.

Tenha em mente que uma divulgação genérica contribuirá para o recebimento de vários currículos sem fit com o cargo. Além disso, indique o que oferecerá em troca, como bom ambiente de trabalho, benefícios, flexibilidade de horários e mais.

Perceba que o anúncio deve ser conciso e objetivo. Porém, é fundamental indicar o que a empresa espera do candidato e o que é capaz de oferecer a ele. Essa clareza é crucial.

Saiba qual é o perfil buscado

A descrição da vaga e o que se espera do profissional que a ocupará deve levar a essa definição. É preciso saber quais competências técnicas e comportamentais o candidato deve ter para agregar valor à empresa. Considere mais que a formação, pense também na cultura organizacional e nos valores que o negócio deseja propagar.

Por exemplo: se a vaga é na área de vendas, o profissional precisa ser comunicativo, ter paciência e poder de lidar com objeções. Por sua vez, um desenvolvedor deve ser concentrado e ter muitas hard skills, ou seja, conhecimento técnico.

Considere que algumas vagas são mais abrangentes, porque não exigem uma formação específica. Porém, há outras que requerem especialização. Ao analisar essa questão, mapeie o perfil apropriado para passar as informações corretas.

Ofereça oportunidades de desenvolvimento

Uma das formas mais eficientes de atrair candidatos é oferecer oportunidades de desenvolvimento. Isso demonstra que a empresa tem interesse em reter talentos e valoriza o capital humano. O resultado é o interesse de profissionais cobiçados no mercado, que desejam investir suas capacidades e habilidades no seu negócio por desejarem crescer na carreira de maneira constante.

Para alcançar esse patamar, invista em programas de treinamento e elabore um plano de carreira. Ao mesmo tempo, crie um ambiente de estímulo ao crescimento e ao aprendizado, com o envolvimento de líderes e colaboradores. Isso gera motivação e engajamento, com os profissionais “vestindo a camisa” da sua companhia.

Divulgue em locais segmentados

Sabe aquela ideia de ir aonde os candidatos estão? O propósito dessa dica é exatamente esse. Ao traçar o perfil da vaga e do candidato desejado, você terá sinais de onde conseguirá encontrar os profissionais mais adequados. Então, é só fazer a divulgação nesses locais específicos.

Algumas ideias práticas são:

  • firmar parcerias com faculdades e universidades;
  • promover palestras e outras atividades que aproximem a empresa dos potenciais interessados nas vagas;
  • participar de feiras de emprego;
  • divulgar em grupos específicos nas redes sociais, principalmente o LinkedIn, que é voltada ao lado profissional.

Mais que isso, o ideal é divulgar em sites especializados, que já têm a expertise do marketing de recrutamento para encontrar o candidato certo para a vaga. Nesses locais, são executadas várias etapas para chegar ao melhor resultado, como marketing e ativação, matching e algoritmo, teste online e entrevista digital, e inteligência artificial. Assim, as chances de êxito são muito maiores!

Cite os pontos positivos da empresa

Atualmente, os profissionais não querem apenas um bom salário, mas também um ambiente de trabalho legal e benefícios compatíveis com as suas necessidades. Se a sua empresa oferece essas características, informe aos candidatos!

Aspectos como localização, entrosamento da equipe e flexibilidade de horários são capazes de atrair vários candidatos por serem diferenciais significativos. Se possível, invista em recompensas por metas atingidas, porque essa iniciativa costuma atrair muitos candidatos.

Outra sugestão é obter feedbacks para saber o que melhorar na empresa. Entenda o que os candidatos buscam, pergunte o motivo pelo qual se candidataram à vaga e verifique os pontos positivos e negativos. Desse modo, continuará em melhoria constante.

Ofereça bons benefícios para atrair os candidatos certos

Qualquer gestor de RH sabe que os benefícios são importantes para a atração de candidatos. Mais que um bom salário, é preciso oferecer algo extra. No entanto, é fundamental que a oferta seja condizente com o cargo.

Para isso, entenda o interesse dos indivíduos por meio de pesquisas internas, avaliações de perfis e reuniões. Lembre-se de que existem benefícios obrigatórios e outros opcionais. Porém, é sempre possível usar a criatividade.

Quer exemplos? Determine happy hours todas as sextas-feiras, ofereça a possibilidade de trabalhar no modelo home office alguns dias da semana, faça festinhas no final do mês, entregue um presentinho para os aniversariantes etc.

A única coisa que não pode acontecer é apostar nesses extras e deixar de lado os benefícios de verdade. Ao equilibrar esses aspectos, você garante um clima organizacional melhor e que trará resultados positivos para a retenção de talentos e a produtividade.

Em suma, atrair os candidatos certos é difícil, mas é uma atividade passível de ser executada. Com as dicas que apresentamos, o processo seletivo se torna mais preciso e tem mais chances de ser eficiente.

Agora que você sabe o que é necessário para fazer um bom processo de recrutamento e seleção, que tal ampliar os seus conhecimentos? Conheça as 7 competências fundamentais do profissional do futuro.

Escreva um comentário