Ter um time engajado e que reflita a cultura da sua empresa é o que todo gestor almeja. Mas como fazer a contratação correta e encontrar o candidato ideal? Sabemos que o custo de recrutamento e seleção tem um impacto grande no orçamento das organizações, afinal, são várias etapas para encontrar o profissional de que você precisa.

A questão é que, muitas vezes, apesar de todo o recurso e tempo gasto no processo seletivo, você contrata um funcionário que não se identifica com a empresa e deixa o cargo em pouco tempo.

Se quer evitar esse tipo de situação, acompanhe nosso post. Descubra por que é importante realizar uma seleção assertiva, os custos envolvidos nesse processo e como fazer para reduzi-los!

Qual a importância de fazer um processo seletivo assertivo?

Encontrar um colaborador que possa agregar valor ao negócio, melhorando a produtividade e que trabalhe em parceria com os outros membros da equipe não é tarefa fácil. Isso porque, além do conhecimento, habilidades técnicas e experiência do profissional, é fundamental saber avaliar também seu perfil comportamental.

Por conta desses fatores, há um custo de recrutamento e seleção. É fundamental, portanto, ter um processo otimizado e inteligente para que esse investimento atenda às necessidades da empresa — contratar o talento adequado para a vaga.

Quando o processo seletivo é bem-sucedido, a organização:

  • reduz o turnover, evitando mais gastos com rescisão, seleção, contratação e treinamento;
  • melhora a produtividade e clima organizacional, pois monta uma equipe engajada;
  • pode direcionar os profissionais de RH para outras funções, como para a elaboração de estratégias de plano de carreira dos colaboradores, avaliações internas e treinamentos de equipes.

É claro que a rotatividade é algo comum nas organizações e reflete, inclusive, a dinâmica do mercado. No entanto, se ela passa a ser constante, pode prejudicar a imagem da empresa e gerar até mesmo um sentimento de insegurança entre os colaboradores atuais.

Quais são os custos de recrutamento e seleção?

Quando uma empresa abre uma vaga, precisa direcionar os profissionais de RH para planejar e gerenciar cada etapa do processo seletivo, o que gera custos altos para a organização. Veja a seguir.

Divulgação

O primeiro passo é atrair os candidatos. Para isso, é necessário fazer a divulgação em portais e sites de recrutamento com todos os dados da vaga, como atribuições, salários, benefícios, entre outros itens.

Filtragem

É a fase de análise dos currículos recebidos e de seleção daqueles que realmente se encaixam no cargo anunciado. Se realizado manualmente, pode tomar um tempo grande de um profissional da sua empresa. Afinal, é preciso fazer a leitura de cada um para não correr o risco de deixar passar nenhum talento.

Pré-seleção

Com os currículos selecionados, é a hora de entrar em contato para avisar sobre as próximas etapas, como dinâmica de grupo e entrevista.

Entrevista

É uma fase importante para conhecer o profissional além do currículo. É uma conversa em que o recrutador pode descobrir seu perfil, postura, expectativas e outros pontos.

Conclusão

É a fase final em que são escolhidos os profissionais: eles são convocados para levar os documentos e para combinar detalhes da admissão. Na conclusão, é importante ter a preocupação de dar feedbacks aos outros candidatos participantes.

O que fazer para reduzir esses gastos?

Diante de tantas etapas, não é de se estranhar que o custo de recrutamento e seleção seja tão alto para as empresas, não é mesmo? Contudo, é possível evitar esses gastos com algumas medidas que vão tornar a contratação bem-sucedida. Acompanhe.

Divulgue nos lugares certos

Muitas vezes, sua empresa insiste em divulgar o processo seletivo em determinados sites de recrutamento, mas que não têm o alcance esperado para os profissionais indicados para aquela vaga.

Atualmente, há diversas plataformas que permitem esse tipo de anúncio, como as redes sociais, porém, é necessário conhecer o perfil do candidato que você procura para divulgar no lugar certo. Assim, há mais chances de você receber currículos adequados para o cargo.

Faça a descrição completa da vaga

É importante detalhar a descrição do cargo, local de trabalho, a formação e competências esperadas, como é a cultura da empresa, quais os salários, benefícios, carga-horária, se é necessário fazer viagens etc. Desse modo, as pessoas que não concordarem ou não se identificarem com a vaga não enviam o currículo, otimizando todo o processo.

Encontre o perfil ideal

Outro erro comum e que leva a uma contratação errada — obrigando a empresa a gastar novamente com o processo seletivo — é não saber avaliar o perfil do candidato. É preciso analisar não só o currículo, mas também as habilidades de comportamento para que você encontre um colaborador que vai se identificar com os valores e cultura do seu negócio.

Aproveite os talentos da sua empresa

Uma dica para reduzir o custo de recrutamento e seleção é, ao abrir uma vaga, fazer um processo seletivo interno. É uma forma de motivar os colaboradores e aproveitar os profissionais que já estão adaptados à empresa e querem fazer carreira no local.

Invista em tecnologia

Uma forma de ter sucesso com a contratação é contar com softwares de recrutamento. A ferramenta vai trazer eficiência e mais precisão em todas as etapas de seleção. Por meio de uma plataforma digital, você consegue:

  • customizar o processo seletivo;
  • abrir as vagas de modo rápido e sem complicação;
  • divulgar o processo seletivo nos canais corretos;
  • realizar as etapas em menos tempo, utilizando a tecnologia em todas as fases de seleção, inclusive na admissão;
  • analisar o perfil de comportamento do candidato por meio de entrevistas em vídeo e uso da inteligência artificial;
  • acessar os dados dos candidatos de modo fácil;
  • manter as informações do recrutamento organizadas e em segurança;
  • direcionar sua equipe de RH para funções mais gerenciais;
  • ter economia com uma contratação bem-feita.

Viu só como é possível encontrar o candidato certo para sua empresa e reduzir o custo de recrutamento e seleção? Com o uso da tecnologia, esse processo fica otimizado e você consegue montar um time adequado ao seu negócio.

Falando em diminuição de gastos, confira também como reduzir os custos no RH da sua empresa!

Escreva um comentário