Como transmitir a cultura organizacional no recrutamento e seleção?

Há muitas maneiras de definir o que é cultura organizacional. Uma forma interessante é pensar nela como o DNA da empresa, o que a torna única no mercado e diferente dos seus demais competidores. Logo, é importantíssimo preservar e consolidar esse valor.

Para tal fim, é necessário saber transmitir a cultura aos recém-contratados, o que começa ainda no processo de recrutamento e seleção (R&S). Isso gera múltiplos benefícios, tanto à empresa quanto aos profissionais. A questão é: como fazer isso de maneira bem-sucedida?

Nos tópicos seguintes, explicamos detalhadamente qual é a importância de disseminar a cultura da empresa e como isso pode ser feito com êxito. Então, continue sua leitura!

Afinal, por que transmitir a cultura no R&S?

Quando se trata de gestão empresarial, a cultura é um dos elementos mais enigmáticos, profundos e importantes. Uma cultura adequada pode determinar o sucesso da empresa e até garantir uma vantagem competitiva sustentável sobre suas concorrentes.

Esse é o primeiro motivo para transmitir a cultura, mas existem outros, por exemplo:

  • esclarece qual é a missão, visão e valores do empreendimento;
  • determina o que é — e o que não é — prioridade no expediente;
  • mostra qual o perfil ideal de profissional para a companhia;
  • revela o atual perfil dos líderes e equipes;
  • aumenta as chances de contratar alguém com aderência ao trabalho.

Além disso, ao transmitir a cultura, você estará explicando exatamente onde o candidato está errando. Isso é importante porque, só após a contratação, alguns candidatos sentem que estão no lugar errado, o que gera rotatividade e custos demissionais.

Ou seja: o candidato ganha ao saber mais sobre o negócio e colegas de trabalho (incluindo líderes). Já a empresa, ao otimizar a contratação de talentos com alinhamento à cultura.

Como transmitir a cultura organizacional com acerto?

Imagine a cultura organizacional como um iceberg — uma pequena parte está acima do nível do mar, então é fácil enxergar. Mas sua grande massa está sob as águas, o que dificulta a visão.

Em outras palavras, é difícil conhecer os elementos mais profundos da cultura, até mesmo aos empregados antigos. Porém, é possível mostrar algo na seleção. Veja como!

Faça um job description detalhado

O primeiro contato que o profissional vai ter com a empresa — e a vaga aberta — é por meio do job description. É uma espécie de sumário, que explica qual é a vaga e quais são as competências (técnicas e comportamentais) necessárias ao seu futuro ocupante.

Para criar um job description capaz de transmitir a cultura da empresa, acrescente dois campos. O primeiro é o de competências comportamentais, em que vai explicar o perfil comportamental necessário ao candidato — por exemplo, ânimo e curiosidade. O segundo, sobre a empresa, em que vai falar mais do ambiente de trabalho e as características que arquitetam a sua cultura.

Infelizmente, muitas descrições de cargos são superficiais e tediosas, falam só o essencial e quase nunca tocam na temática cultura. Isso aumenta o erro de triagem e faz com que mais profissionais não alinhados se inscrevam no processo de recrutamento e seleção.

Construa uma página de carreiras

A página de carreiras é um espaço web dedicado aos profissionais que ainda não fazem parte da empresa, mas que desejam um dia fazer. Nessa página, é comum publicar coisas sobre o ambiente de trabalho, como fotos, textos e vídeos, além de vagas abertas.

Uma das grandes vantagens da página de carreiras é que ela gera proximidade com os candidatos e facilita a comunicação da cultura organizacional. Ao veicular um vídeo sobre a história da empresa ou fotos do último happy hour, por exemplo, fica mais fácil chamar a atenção de profissionais aderentes à cultura e que realmente desejam fazer parte do time.

Existem muitas formas, inclusive gratuitas, de criar uma página de carreiras. Algumas redes sociais com foco profissional ou softwares de R&S permitem que a organização crie uma página para se comunicar com os candidatos e mostrar a cultura do local de trabalho.

Envolva o líder imediato nas primeiras reuniões

Muitos recrutadores deixam o contato com o líder imediato para as últimas etapas da seleção — nesse caso, um erro. Ao apresentar o líder nas primeiras etapas, fica mais fácil transmitir a cultura da empresa e explicar o perfil de profissionais que são bem-vindos.

Portanto, convide o líder imediato para dar algumas palavras ainda nas primeiras etapas da seleção. Ele pode, por exemplo, falar da sua equipe de trabalho, dos desafios diários e como eles são enfrentados.

Também é interessante envolver o líder nas etapas de entrevista e dinâmica em grupo, promovendo um maior entrosamento entre ele e os candidatos. Assim, fica muito mais fácil comunicar a cultura e garantir que os talentos saibam onde estão entrando.

Fale mais sobre a empresa e o cargo

Todo processo de recrutamento e seleção deveria começar com uma boa explicação acerca da empresa e do cargo que está aberto. Por exemplo, quais são as competências técnicas e comportamentais necessárias e por qual motivo. Infelizmente, isso nem sempre acontece.

Muitos gestores deixam para falar da empresa e do cargo nas últimas etapas, algumas vezes só quando o profissional está sendo efetivado. Isso gera uma assimetria de informação, ou melhor, faz com que o profissional desconheça a empresa, a cultura e até mesmo o cargo.

Felizmente, isso é algo fácil de tratar. Inclua como ponto obrigatório do processo de seleção, nas primeiras etapas, uma “parada obrigatória” para falar da empresa e tirar dúvidas dos profissionais. Explique a cultura que está sendo construída e por que é preciso preservá-la.

Qual a papel da tecnologia nesse processo?

A tecnologia está presente em todo o processo de contratação, do recrutamento até a efetivação dos profissionais. Portanto, é necessário pensar sobre como elas podem ajudar a transmitir a cultura da empresa e viabilizar a seleção de candidatos aderentes ao cargo.

Cuide para que, em cada anúncio de vaga, o feedback enviado aos profissionais ou avisos periódicos, a tecnologia comunique com maestria a cultura da empresa. Adote imagens, cores e uma linguagem que mostre o DNA da empresa, pois assim fica tudo mais fácil.

Agora, você está por dentro do assunto. Veja que há uma série de vantagens de transmitir a cultura organizacional no processo de recrutamento e seleção, resultando no acerto da contratação e no aumento do desempenho. Para aproveitar esses benefícios, é preciso envolver a liderança imediata, melhorar os processos e adotar boas tecnologias.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para aprender mais e saiba como promover um ótimo recrutamento digital e melhorar os resultados do RH.

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Comments

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This is very important to tell people more about the all aspects of the company during the first meeting. People must be aware of what they do and where they work.

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