Cultura Organizacional: o que é, sua importância e como implementar

Quando os colaboradores estão satisfeitos com a empresa em que trabalham e consideram o ambiente agradável, a tendência é que esse sentimento seja refletido em forma de alta produtividade. E, para alcançar este patamar, é fundamental que a cultura da empresa esteja bem definida.

Missão, visão e valores devem ser estabelecidos e vividos diariamente dentro de qualquer ambiente empresarial. Quer descobrir mais detalhes sobre o assunto, conhecer algumas vantagens e saber como implementar a cultura organizacional? Confira nosso post!

Conceito de cultura da empresa

Em síntese, o conceito de cultura da empresa pode se resumir ao conjunto de posicionamentos adotados pela organização e seus profissionais, com base na missão, visão e nos valores morais e éticos.

Ela dita direitos e deveres de cada profissional dentro do ambiente de trabalho, e constrói a personalidade da instituição frente ao mercado, aos parceiros de negócios, clientes e concorrentes.

A partir do momento em que há uma cultura organizacional bem definida, é possível alinhar a postura dos profissionais às demandas empresariais, aumentando o nível de satisfação dos colaboradores e facilitando o entendimento sobre as regras, interesses e objetivos do negócio.

As vantagens de ter uma cultura forte

Estabelecer a cultura organizacional não é nada que deve ser feito apenas para estampar quadros na recepção ou escrever no site da empresa. Ela realmente deve ser implementada e vivida. Quando a organização consegue colocar em prática, ganha inúmeros benefícios. Conheça agora 3 deles.

Redução da taxa de turnover

A alta rotatividade de colaboradores é um pesadelo para as empresas. Isso porque demissões e contratações recorrentes trazem prejuízos financeiros, mancham a imagem do negócio como marca empregadora e sobrecarrega os colaboradores — o que pode gerar um ciclo de novas saídas.

Quando há uma cultura organizacional forte, a empresa consegue fazer o alinhamento correto entre os seus valores, o perfil dos profissionais e as habilidades desejadas para assumir uma função. Tudo isso é utilizado nos processos de recrutamento e seleção, contribuindo para que sejam selecionados os candidatos mais adequados ao perfil da empresa.

Retenção de talentos

Ao recrutar pessoas alinhadas à cultura da empresa e que se identificam com seus valores, possivelmente esses colaboradores vão se sentir à vontade no ambiente de trabalho. A satisfação em fazer parte de um time com o qual se identifica é fundamental para a retenção de talentos. Afinal, esses profissionais não veem motivos para procurar outro emprego.

Colaboradores mais compromissados com o negócio

Investir em iniciativas para redução do turnover e retenção de talentos desperta o senso de pertencimento nos colaboradores. Esse sentimento faz com que essas pessoas se sintam parte do negócio e peças fundamentais para o sucesso da empresa.

E não estão errados. Afinal, o capital humano é muito importante para que seja possível atingir os objetivos organizacionais. Uma cultura organizacional forte acaba envolvendo os colaboradores nos seus processos e reconhece a importância da sua atuação para alcançar esses resultados.

Além disso, quando se sente à vontade para contribuir de maneira positiva com os processos da organizacional, ele abraça a cultura mais facilmente, veste a camisa e se torna um embaixador da marca.

Como implementar a cultura da empresa

Agora que você está por dentro da importância de ter uma cultura organizacional e conheceu algumas vantagens, que tal implementar esse conceito na sua empresa? Veja os passos para tornar isso possível.

Faça um diagnóstico

É preciso realizar um diagnóstico sobre a atual situação da empresa. Uma forma bastante eficiente de fazer isso é aplicando um questionário para os profissionais. Veja as perguntas que podem ser utilizadas para verificar o entendimento dos indivíduos sobre a organização:

  • “qual o modelo de gestão?”;
  • “como funciona o planejamento estratégico?”;
  • “a empresa tem plano de cargos e salários?”;
  • “há uma política de benefícios e incentivos?”;
  • “quais os modelos de liderança?”;
  • “como são definidos a missão e os valores da organização?”.

Crie um documento com as principais informações

Implementar a cultura organizacional deve ser algo bem-planejado. Afinal, algo tão relevante para o funcionamento da empresa não pode surgir do nada. É preciso que todos os princípios façam sentido e realmente representem os valores da empresa.

Por isso, é preciso colocar as ideias no papel e começar a traçar um plano para que ela possa e concretizar. Delimitar as diretrizes da cultura da empresa é um bom começo. Esse processo pode incluir:

  • código de ética;
  • missão, visão e valores;
  • dress code;
  • política de horários;
  • fundamentos e princípios para comunicação e transparência na relação;
  • integração dos colaboradores;
  • incentivos, benefícios, planos de carreira e metas.

Comunique a cultura aos colaboradores

Depois de diagnosticar a visão dos colaboradores sobre a cultura da empresa, planejar os principais elementos e documentar cada posicionamento, é hora de comunicá-la para o seu bem mais valioso: o capital humano.

Essas pessoas certamente vão se sentir lisonjeadas de ter participado da construção dessas diretrizes, o que vai ser muito bom para aumentar a satisfação dos trabalhadores e, consequentemente, impulsionar melhores resultados.

Também é preciso ressaltar que um time alinhado à missão, visão e valores da empresa ajudam a compor um ambiente de trabalho agradável, contribui para a retenção de talentos e serve de apoio para que seja traçado um perfil de profissional ideal, facilitando os processos de recrutamento e seleção.

Esse comunicado pode ser feito de várias formas:

  • murais;
  • jornais corporativos;
  • sistemas internos ou intranet;
  • reuniões.

Também é importante reforçar missão, visão e valores em oportunidades como eventos corporativos e confraternizações. Quando um colaborador sabe a postura que a empresa espera que ele assuma, fica mais fácil de garantir que os profissionais realmente estejam alinhados à cultura organizacional.

Estabelecer a cultura da empresa é um dos pilares para o sucesso de um negócio. Além de conquistar resultados cada vez melhores, os processos de gestão serão facilitados e a organização passa a caminhar na direção da sustentabilidade no mercado. Por isso, adote essa prática e usufrua de todas as vantagens apresentadas.

Gostou do nosso artigo? Siga nosso perfil nas redes sociais e fique por dentro de novos conteúdos. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Previous Post
Next Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *