Saiba o que avaliar no momento da seleção para contratar líderes!

Contratar líderes não é uma das tarefas mais fáceis para o setor de Recursos Humanos, já que é esperado desses profissionais que tenham uma ampla atuação na empresa. Além disso, eles precisam ser capazes de influenciar positivamente e engajar pessoas em prol dos objetivos organizacionais.

Nesse cenário, vários fatores devem ser levados em consideração para que a transição envolvendo a nova liderança seja realizada da maneira mais suave possível. Neste post, vamos abordar o que avaliar no momento da contratação de líderes. Acompanhe!

Quais aspectos devem ser avaliados ao contratar líderes?

Não existe receita pronta para selecionar a liderança mais adequada, visto que cada empresa tem especificidades que devem ser consideradas na hora de traçar o perfil de liderança ideal.

No entanto, é importante observar alguns aspectos que são relevantes para encontrar o profissional que vai participar do crescimento da organização e contribuir para a conquista de bons resultados. Separamos as principais características para você a seguir!

Analise se o perfil do candidato está alinhado com a cultura da empresa

Uma pesquisa da empresa de consultoria McKinsey & Company, divulgada pela Harvard Business Review, revelou que apenas 30% das organizações conseguem encontrar bons líderes. Por que isso acontece? A questão comum é a incapacidade de prever se eles se adequarão ao fit cultural ou não.

Quando essa realidade é ignorada, são grandes as chances de conflito entre os valores do profissional e os da organização. Logo, para que a nova liderança tenha condições de abraçar a cultura do negócio e se manter engajada e motivada, é fundamental que haja esse alinhamento dos valores.

De forma prática, para resolver a questão, os responsáveis pela contratação precisam definir quais são as características pessoais esperadas do candidato para que ele possa ocupar o cargo de liderança. Esse alinhamento é fundamental para que o líder consiga se adequar à cultura organizacional.

Portanto, no decorrer do processo seletivo, é válido transmitir e elucidar para o candidato quais são os valores da empresa, para que ele compreenda as expectativas a respeito do perfil que ela procura. Testes e dinâmicas também podem ser aplicados pela equipe de recrutamento e seleção para identificar se o perfil do candidato ideal é aderente à cultura organizacional.

Verifique os erros cometidos em outras experiências profissionais

As competências profissionais dos candidatos também podem ser avaliadas por suas experiências anteriores. Para isso, a equipe de recrutamento e seleção pode (e deve) ir além da análise do currículo.

É de fundamental importância criar estratégias, por meio do diálogo, para conhecer melhor os desafios que o profissional já enfrentou e também quais foram os resultados alcançados. Da mesma forma, podem ser avaliados outros desafios não alcançados, com a análise dos motivos pelos quais eles não foram atingidos.

Acertos e falhas anteriores podem indicar o caminho não apenas sobre o potencial do candidato, mas também a respeito das qualidades desejadas para o cargo.

Uma boa liderança deve levar conhecimento para a empresa, o que engloba não apenas suas experiências, mas a combinação das competências, habilidades e atitudes, aliadas à capacidade de conseguir aplicar o que aprendeu de forma eficiente e adequada.

Faça entrevistas com diferentes funcionários da empresa

Contratar líderes exige a atenção de mais de uma pessoa, porque, após contratado, o profissional terá amplo acesso a vários níveis hierárquicos da empresa. Nesse sentido, é importante envolver diversas pessoas no processo para assegurar que as diferentes necessidades da organização serão amplamente atendidas.

Com isso em mente, faça um apanhado das visões de diferentes funcionários e aumente as chances de sucesso na contratação. Uma forma de viabilizar isso é montar um grupo para avaliar de forma conjunta as competências esperadas do novo líder. Após compilar as informações, essas características e competências podem ser discutidas com os candidatos.

Contrate pessoas apaixonadas pelo que fazem

Dedique tempo para descobrir quais são os valores e o que move o candidato ao cargo de liderança. Isso é importante porque profissionais líderes coordenam trabalhos importantes e precisam acreditar no que a empresa faz.

Contratar pessoas engajadas com os objetivos da organização é fundamental para o sucesso de todos. Isso porque não basta que o novo líder tenha valores alinhados aos da contratante. É preciso que as paixões de ambas as partes estejam em sintonia.

Analise a capacidade de liderança do candidato

O profissional adequado para essa função sabe discernir entre ser um líder e ser um chefe. Sua função vai além de dar ordens — ele é uma inspiração para a equipe e conduz os processos em conjunto.

Dessa forma, durante o processo seletivo, é fundamental analisar o estilo de gestão do candidato. Vale lembrar que cada equipe requer um estilo de liderança e isso é fundamental para que haja uma afinidade nessa relação. Para verificar essa sintonia, é preciso investir tempo no processo seletivo para encontrar o perfil mais alinhado com os objetivos da companhia.

Hoje em dia, os departamentos de Recursos Humanos podem contar com uma modalidade no processo de recrutamento e seleção, chamada de executive search. Ela é especializada na busca por profissionais para cargos de alta gestão dentro das organizações.

Outras características esperadas dos líderes são integridade, versatilidade, aspiração pela excelência e capacidade de colaboração. Fique atento também à forma como eles tratam as outras pessoas. Suas atitudes podem revelar muito sobre seu estilo de liderança.

Como vimos ao longo deste post, para se obter êxito ao contratar líderes, é indispensável que o perfil dos candidatos esteja alinhado com a cultura e valores da empresa, além de buscar por lideranças que tenham as competências técnicas desejadas para o cargo. Por fim, tenha em mente que contratar líderes requer tempo e cuidado para evitar problemas ou prejuízos.

Lembre-se de que a entrada de uma nova liderança sempre gera impactos para a equipe. Diante disso, tudo deve ser conduzido de forma suave e gradual, visto que uma transição malsucedida pode ser desconfortável para todos os envolvidos, comprometendo os resultados.

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