A contratação em startup pode ser, muitas vezes, um desafio, pois é uma empresa que está começando, tem a estrutura enxuta — normalmente formada apenas pelos fundadores — e ainda não consegue oferecer salários e benefícios de organizações mais consolidadas.

Contudo, muita gente tem vontade de trabalhar em um ambiente inovador e que possibilita grandes perspectivas de crescimento. É necessário então que a startup consiga elaborar uma estratégia para atrair os talentos certos para seu time.

Como fazer isso? Acompanhe nosso post e fique por dentro de 7 dicas de recrutamento para esse modelo de empresa!

1. Elabore o perfil ideal do candidato

O primeiro passo, antes de pensar em formas de divulgação, é elencar quais características a startup procura no candidato para que ele possa, de fato, agregar valor à empresa.

Estamos falando não apenas da qualificação técnica, como os cursos realizados, domínio de idiomas e habilidades com tecnologias — é necessário pensar também nas soft skills, competências ligadas ao comportamento e relacionamento interpessoal.

Isso porque de nada adianta ter alguém com a melhor formação, mas que não consegue apresentar as ideias junto à equipe.

Dessa forma, analise qual é o perfil ideal do profissional para sua empresa, como ser proativo, flexível, gostar de trabalhar em grupo, ter senso de liderança, espírito inovador, entre outros pontos. Com isso, fica mais fácil analisar os currículos e até avaliar melhor os candidatos em cada etapa do processo de seleção.

2. Divulgue as vagas nos locais corretos

Entendendo qual é o perfil ideal do candidato, dá para saber em quais canais a divulgação da vaga será mais efetiva. É possível apostar em sites próprios de recrutamento, sites que se voltam para comunidades, como de profissionais de TI, mas também em redes sociais, como grupos no Facebook e, principalmente, no LinkedIn.

Na contratação em startup é importante saber em quais plataformas estão os profissionais que a empresa busca para ganhar tempo no processo seletivo, tanto para receber como para analisar os interessados, visto que a probabilidade de receber currículos fora do perfil procurado fica reduzida.

Portanto, as chances de atrair os melhores talentos são maiores quando você divulga a vaga nos locais mais acessados por eles.

3. Deixe claro as características da empresa

Será que todos os profissionais com a qualificação que você procura estão prontos para trabalhar em uma startup, um modelo diferenciado de negócio? Por isso, é recomendado que, na divulgação da vaga, tenha um espaço mostrando como é o ambiente e a rotina profissional, além de qual é a cultura e valores da empresa.

Desse modo, há menos chances de contratar alguém que não se encaixa no perfil da empresa. Sabemos que uma contratação errada, além de exigir tempo, tem custos altos com os trâmites de contratação, treinamento e demissão. Sem contar que a rotatividade constante compromete a produtividade.

4. Faça um job description eficiente

Pode parecer óbvio, mas muitas empresas, às vezes, por pressa em achar o candidato ideal para seu time, não fazem o job description adequadamente. Então para que a contratação em startup não dê errado, enumere:

  • local de trabalho;
  • carga-horária;
  • salário;
  • benefícios;
  • se há a possibilidade de trabalho remoto;
  • se é necessário realizar viagens;
  • o que é esperado do profissional;
  • problemas internos que ele precisa resolver.

Assim, quem não aceita ou não consegue cumprir o que está estabelecido nem envia o currículo, otimizando a seleção. Outra questão é que, ao destacar todos esses pontos, você evita que um candidato seja surpreendido com as características do cargo mesmo depois de já ter passado por algumas etapas do recrutamento.

5. Invista no employer branding

Trabalhar em uma startup pode significar boas perspectivas de carreira, caso a ideia do produto ou serviço ofertado ganhe o mercado. No entanto, quando esse modelo de negócio começa, ainda é desconhecido por muitos profissionais, ou seja, potenciais talentos podem não ter interesse em se candidatar para o processo de seleção.

Então, uma estratégia interessante é investir no employer branding. Trata-se de uma estratégia para fortalecer o nome da startup como uma marca empregadora. Isso pode ser feito de várias formas, por exemplo, com o desenvolvimento de posts no blog do site da empresa e nas redes sociais mostrando os diferenciais do negócio ou por que determinado serviço ou produto da empresa é inovador.

Com isso, os candidatos serão atraídos para a vaga, pois sabem das possibilidades de crescimento nesse emprego.

6. Seja criterioso na análise do candidato

É claro que a startup quer compor o time rapidamente, mas é preciso analisar o currículo, histórico profissional e perfil comportamental do candidato com bastante critério. Assim, além de avaliar as informações, é necessário ter atenção ao desempenho dos profissionais em todas as etapas do recrutamento, como nas dinâmicas de grupo e, especialmente, no momento da entrevista.

7. Utilize uma ferramenta de recrutamento digital

Você sabia que todo esse processo pode ser otimizado com o uso de uma plataforma digital de recrutamento, como a da Connekt? É uma forma de a contratação em startup ser um sucesso, pois há mais eficiência e precisão em todas as etapas de seleção. Com a tecnologia é possível:

  • customizar o processo seletivo;
  • abrir as vagas mais rapidamente com a divulgação nos locais corretos;
  • ganhar tempo em todas as fases da seleção, pois elas são realizadas on-line;
  • ter a possibilidade de atrair talentos de diferentes localidades;
  • analisar o perfil de comportamento do candidato por meio de entrevistas em vídeo e também com o uso da inteligência artificial;
  • acessar as informações dos candidatos de modo fácil;
  • manter os dados e documentos dos profissionais em segurança.

Agora você já sabe como a contratação em startup pode ser mais eficiente, ou seja, possibilitando encontrar os profissionais certos para sua vaga. Como é um processo que leva tempo e que exige a análise de muitos detalhes, é fundamental contar com a tecnologia, como a da Connekt, para ter resultados melhores e custos menores com o recrutamento.

Quer conhecer a solução da Connekt para otimizar o processo seletivo da sua empresa? Entre em contato com nossa equipe e fique por dentro dos diferenciais da nossa plataforma e detalhes de cada plano!

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