Confira 6 dicas de como se destacar no trabalho

Em cada área há formas específicas de se destacar e pré-requisitos exigidos de postura profissional. No entanto, seja qual for a carreira que você escolheu seguir, algumas maneiras de como se destacar no trabalho são pertinentes a qualquer uma delas.

Conquistar uma posição de destaque dentro de uma empresa é o objetivo de muitos trabalhadores. A jornada requer capacitação técnica e um posicionamento diferenciado.

Se você é um desses profissionais que estão buscando destaque, confira 6 dicas para atingir esse objetivo e atrair a atenção dos gestores para o seu potencial. Acompanhe!

1. Invista na sua carreira

Um dos princípios fundamentais para aqueles que buscam como se destacar no trabalho é ter em mente que o mundo corporativo está em constante evolução. Por isso, é requisito básico crescer e acompanhar as mudanças.

O crescimento na carreira diz respeito ao desenvolvimento de competências técnicas e pessoais que podem levar o profissional ao sucesso não só na profissão escolhida, como também dentro da organização. Afinal, as melhores oportunidades estão reservadas para aqueles que se preparam para isso.

Leitura, estudos e até intercâmbios devem fazer parte das prioridades de quem está interessado em evoluir. O conhecimento rompe barreiras e é capaz de levar qualquer indivíduo além, já que hoje é um grande diferencial competitivo entre os profissionais.

Portanto, busque a capacitação contínua e outros cursos que possam agregar a sua postura dentro de uma empresa, ampliando a visão de mundo, melhorando a comunicação e a capacidade de se relacionar com outras pessoas.

2. Tenha iniciativa

Quando você se limita a fazer somente o que foi solicitado, o mercado enxerga que não há nada a ser acrescentado. É como diz a popular expressão: não faz mais que a obrigação.

Quem está buscando trilhar um caminho de destaque deve ter iniciativa para ir além. Fazer mais do que a gestão espera, aprender coisas novas e apresentar soluções inovadoras são características de um profissional proativo, perfil muito apreciado pelas empresas.

Tente identificar que tipo de postura faz a diferença na sua área. Pesquisar casos com antecedência? Pedir uns dias de licença para participar de um congresso importante? Apresentar um case de sucesso e sugerir como o mesmo pode acontecer na sua empresa?

Seja qual for a sua profissão, uma postura como essa faz com que você seja lembrado como o colaborador que teve iniciativa e interesse em acrescentar algo a mais para a organização. Isso faz de você um forte candidato a ocupar uma vaga em uma eventual promoção.

A iniciativa também pode ser mostrada quando um problema surgir. Basta que você não o considere uma dor de cabeça e, na verdade, veja-o como uma grande oportunidade para mostrar seu potencial dentro da empresa, seja sugerindo uma solução ou apontando a causa, contribuindo para que seja resolvida.

3. Tenha organização e seja pontual

Assim como realizar as funções acertadas na sua contratação, chegar no horário também é uma obrigação profissional. No entanto, colocar-se a disposição para realizar atividades que vão fugir do horário mostra que os gestores poderão contar com a sua ajuda quando precisar.

Outro fator relacionado à pontualidade e muito pertinente para quem deseja se destacar no trabalho é a organização. Não é possível ser pontual sem valorizar esse aspecto, afinal, quem não se organiza está propenso a perder prazos ou não conseguir gerenciar o tempo e ser produtivo.

Além disso, a qualidade de vida interfere bastante na carreira profissional. Ou seja, a forma que você gasta o tempo livre tem impacto direto no seu trabalho. Se você se joga de cabeça em cursos e esquece de relaxar, possivelmente seus planos de crescer dentro da empresa serão prejudicados. É preciso ter organização para que a vida pessoal não se sobressaia diante da vida profissional e vice-versa.

4. Valorize a comunicação

Estamos conectados e interagindo por meio da tecnologia a todo momento. Com a popularização dos aplicativos para a troca de mensagens, a comunicação se tornou mais rápida e simples. Isso gera um grande alerta: a perda da habilidade de se comunicar e de manter uma relação interpessoal.

A comunicação não é só útil para manter o aprendizado constante, ela é necessária no ambiente corporativo. Reuniões, relacionamento com os clientes e com os colegas de trabalho só podem acontecer se você não tiver medo ou vergonha de falar.

Valorize o diálogo e esteja preparado para isso. No mercado de trabalho, é preciso compreensão, entendimento e inteligência para saber a hora certa de falar.

5. Cuide do relacionamento interpessoal

Infelizmente, não é incomum que os indivíduos descontem seus problemas nos colegas. Por isso, separar a vida pessoal da profissão é uma forma de cuidar do relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.

Quem deseja compreender como se destacar no trabalho, quer fazer isso de forma positiva. Levar os problemas de casa para a empresa, ser mal-humorado e tratar os colegas mal certamente surti o efeito contrário.

É importante manter a consciência de que dificilmente é possível chegar ao topo sozinho. Para conquistar a posição que deseja, é importante construir laços nessa caminhada. Dessa forma, as pessoas podem ter você como alguém que tem potencial e merece chegar ao topo. No ambiente corporativo, a sua imagem é o seu maior patrimônio. Portanto, cuide dela com o devido valor.

6. Tenha atenção com sua escrita e fala

Quem deseja ocupar um lugar de destaque dentro de uma empresa deve dar atenção especial às normas gramaticais da língua materna, tanto na fala quanto na escrita. Uma carreira bem-sucedida exige, no mínimo, que o profissional fale e escreva bem, habilidades básicas para o dia a dia corporativo.

Dicção, conjugação verbal e caligrafia são exemplos de pontos fundamentais para uma comunicação clara. Uma interação muito informal ou com erros extravagantes, e por muitas vezes caricatos, podem fazer uma boa reputação descer ladeira abaixo.

Saber como se destacar no trabalho é, acima de tudo, reunir um conjunto de atitudes e posicionamentos que demonstrem sua capacidade e interesse em ocupar uma posição de destaque. A postura adequada no ambiente corporativo contribui para que você se coloque em evidência de forma natural e melhore suas relações interpessoais.

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