Powered by Rock Convert

São inúmeras as razões que levam um profissional a procurar emprego, como a busca de novas oportunidades e a recolocação no mercado de trabalho. Não importa o motivo, para ter sucesso nesse processo é preciso adotar a estratégia correta. Atualmente, usar a tecnologia para garimpar boas oportunidades é muito mais eficiente do que o antigo método de entregar currículos de “porta em porta”.

Diante dessa realidade, os profissionais não têm muitas opções, além de adaptar-se. Mas o que fazer para usar bem o mundo virtual e encontrar a vaga de trabalho desejada? Separamos sugestões para ajudar você nessa tarefa. Acompanhe!

1. Seja um usuário ativo no LinkedIn

Se existe uma rede social que aproxima trabalhadores que buscam um emprego, das empresas que oferecem oportunidades, certamente, é o Linkedln. São milhares de usuários de todas as partes do planeta conectados a essa mídia.

Para ser mais exato, de acordo com o site G1, são mais 500 milhões espalhados em todo o mundo. Por isso, muitas instituições a utilizam no seu processo de recrutamento e seleção, rastreando profissionais talentosos que se encaixam no perfil de uma vaga.

Por outro lado, os usuários têm a possibilidade de criar um perfil com informações sobre a sua experiência profissional, nível acadêmico, competências e habilidades pessoais etc.

Além disso, o Linkedln é uma excelente ferramenta para manter-se informado sobre a área em que você atua, uma vez que as organizações e os profissionais fazem postagens sobre eventos, artigos, entrevistas e outros conteúdos que agregam conhecimento valioso para a carreira empresarial. Enfim, tanto os que estão desempregados quanto os que desejam mudar de emprego podem ser beneficiados pelo Linkedln.

2. Participe de grupos

Outro universo a ser explorado dentro das redes sociais são os grupos. Além de ampliar o horizonte de oportunidades para conseguir um bom emprego, também fortalece o seu networking (rede de contatos). Há várias opções de comunidades voltadas para a busca de vagas em estágio, trainee, freelancers ou regime efetivo.

Também há grupos criados para profissionais áreas específicas. Ademais, é possível ingressar em grupos de sua região ou de um lugar no qual você pretende morar. É interessante participar ativamente dessas comunidades por meio de comentários em postagens de outros usuários e compartilhamento de oportunidades.

3. Acesse site de empresas

Embora as mídias sociais ajudem a conhecer e acompanhar empresas, é importante deixá-las saber que você deseja trabalhar com elas. Um modo de fazer isso é cadastrar seu currículo no site das empresas que lhe interessam.

Esses dados ficam armazenados no sistema da organização e são utilizados nos processos de recrutamento e seleção. Um benefício de visitar a página de uma instituição é conhecer a sua missão, os valores, a cultura e diversos outros detalhes. Dessa forma, você pode descobrir se a identidade da empresa se adéqua ao seu perfil profissional e, em uma futura entrevista de emprego, demonstrar que se interessa pelo negócio. 

4. Cadastre-se em plataformas

Já ouviu falar das plataformas de divulgação de vagas? São portais customizados para procurar emprego. Normalmente, o cadastro de um novo usuário é gratuito e permite o uso de recursos básicos, como a visualização de vagas disponíveis.

No entanto, algumas plataformas oferecem planos pagos que liberam o acesso a funcionalidades mais avançadas:

·      liberam o envio de currículos;

·      priorizam o perfil do usuário na busca de empresas por profissionais;

·      elencam as oportunidades mais vantajosas;

·      oferecem dicas de consultoria para a recolocação no mercado de trabalho;

·      fazem simulações de entrevistas.

Mas como escolher o melhor portal? Embora existam muitas plataformas conhecidas, o ideal é analisar quais têm as funcionalidades que você considera importantes, e se cadastrar em várias delas. Outro aspecto a ser levado em consideração na decisão é que existem sites específicos para determinadas áreas de trabalho e aqueles que exibem vagas de diversos setores profissionais.

5. Faça uso do smartphone

Como vivemos na era da mobilidade, o smartphone é um grande aliado na procura de um emprego. Por isso, muitos aplicativos e outras soluções foram desenvolvidos para esse dispositivo. Por exemplo, existem aplicativos que rastreiam as oportunidades próximas dos usuários e avisam sobre novas vagas disponíveis.

É o caso de um aplicativo que, além do recurso já citado, funciona como um buscador de postos de trabalhos listados em outras plataformas, como o Linkedln. Quando um resultado aparece no aplicativo, o usuário tem acesso à descrição da vaga, perfil da empresa e benefícios oferecidos.

É possível, ainda, ver a avaliação e a classificação da empresa pelos seus colaboradores. Essas informações são importadas de sites especializados na employer branding (marca empregadora) das organizações.

Nessa mesma linha, está o software de recrutamento e seleção focado no RH. Para as empresas, essa aplicação integra os anúncios de vagas com o processo de seleção digital de candidatos, tornado o processo de hunting muito mais eficiente.

Por outro lado, os candidatos também são beneficiados com um processo seletivo mais ágil. Essa aplicação torna a experiência de procura por um trabalho mais segura, econômica, prática, e sem a necessidade de baixar um aplicativo no smartphone. Além do processo inicial de busca por uma oportunidade, é possível fazer também:

·      testes seletivos;

·      entrevistas digitais;

·      envio de documentos pela plataforma;

·      obter um feedback sobre atuação no recrutamento;

·      admissão feita on-line;

·      integração com as redes sociais.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil registra um índice de desemprego acima de 12%. No entanto, ainda existem excelentes oportunidades de trabalho para profissionais qualificados.

Como vimos, a melhor maneira de encontrar bons empregos é por meio da tecnologia. Afinal, as plataformas, os aplicativos e outras soluções para smartphone, otimizam e facilitam esse processo. Se fizer bom uso delas, temos certeza de que conquistará a vaga dos seus sonhos!

Este post foi útil para você? Esperamos que aproveite bem as dicas para conseguir uma oportunidade por meio do mundo digital! Precisa de uma mãozinha para procurar emprego? Nós temos a solução ideal para você! Acesse o portal de vagas da Connekt e conheça uma eficiente plataforma de recrutamento e seleção digital.

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário