Powered by Rock Convert

As técnicas para conhecer os candidatos a vagas de emprego estão cada vez mais modernas e eficientes. Exemplo disso é a dinâmica de grupo online, que possibilita aos recrutadores observar como cada pessoa se comporta em determinada situação, sem que, para isso, o grupo precise se deslocar até a empresa.

Porém, por se tratar de uma novidade, muitos candidatos não sabem o que é uma dinâmica de grupo online, como elas funcionam e a forma como devem se comportar nelas. Foi pensando nisso que desenvolvemos este post. Siga conosco e tire as suas dúvidas sobre o tema agora mesmo!

O que é uma dinâmica de grupo online?

As dinâmicas de grupo online são processos realizados por meio de ferramentas de comunicação digital, como o Skype, o Hangouts, ou plataformas contratadas pela empresa para o recrutamento digital.

A ideia é que as perguntas realizadas e atividades desenvolvidas, como a solução de um problema, sejam feitas a distância. Assim sendo, o recrutador observará o comportamento de cada candidato e a forma como ele se comporta em cada situação.

Quais são as vantagens da dinâmica de grupo online para os candidatos?

Mesmo que você pense o contrário, as dinâmicas de grupo online trazem diversos benefícios para os candidatos a vagas de emprego. Listamos alguns dos principais deles a seguir. Veja!

Mostrar as suas habilidades e competências

As dinâmicas em grupo são uma excelente oportunidade para você demonstrar as suas habilidades e competências. É claro que o currículo é importante, mas o papel aceita qualquer coisa que for colocada nele.

É no momento da dinâmica que você poderá demonstrar que é preparado para assumir o cargo desejado e que tem todas as competências necessárias para isso.

Estabelecer uma conexão com os propósitos da empresa contratante

Durante a dinâmica online, você poderá estabelecer uma conexão com os propósitos e valores da empresa, como a diversidade. Isso é importante para verificar se você tem um bom fit cultural com a organização.

Por isso, aproveite esse momento para esclarecer dúvidas e saber mais sobre a companhia, para ter a certeza de que esse é um lugar em que você gostaria de trabalhar.

Diferenciar-se dos colegas

É claro que você não pode passar por cima de ninguém, tampouco desmerecer os seus colegas. Porém, eles são seus concorrentes! E na dinâmica em grupo é o momento ideal para você observar o comportamento de cada um deles de forma estratégica.

Assim, poderá agir estrategicamente para ter mais chances de conseguir a vaga e realizar o sonho de conquistar um emprego que você sempre quis.

Como esse tipo de dinâmica se diferencia da presencial?

O objetivo de uma dinâmica de grupo online é exatamente o mesmo dos já conhecidos processos presenciais. A única coisa que diferencia um do outro é o meio em que as atividades são conduzidas.

Pela internet, você conta com a vantagem de não precisar se deslocar até a sede da empresa ou outro local para participar de uma dinâmica. Assim, economiza tempo e dinheiro.

Afinal, como se dar bem em uma dinâmica de grupo online?

Se você está achando tudo isso muito diferente e não sabe como se dar bem em uma dinâmica de grupo online, não se preocupe! Temos algumas dicas que, se colocadas em prática, contribuirão para que você passe uma imagem positiva para os recrutadores. Acompanhe!

Não interprete um personagem

É preciso que você seja você mesmo durante o processo, evitando interpretar um personagem que você acredite ter o perfil do funcionário ideal. Você precisa demonstrar as suas habilidades, pontos fortes e capacidades profissionais, mas tudo isso de forma natural, sem que pareça algo “forçado”.

Lembre-se de que, quando interpretamos um personagem, podemos cometer deslizes e sair da atuação. O recrutador perceberá isso e a sua reputação será posta em xeque, fazendo com que você possa ser até mesmo desconsiderado nas próximas etapas do processo seletivo. Por esse motivo, seja sempre você, aja com naturalidade e evite atitudes que não seriam características da sua personalidade.

Não esqueça de que você está sendo avaliado

É preciso agir com naturalidade, mas também se deve ter o cuidado de lembrar que você está sendo avaliado por um recrutador. Por mais que a atividade seja dinâmica e você esteja em sua casa, trata-se de um processo profissional.

Nesse sentido, recomenda-se que você mantenha uma boa postura, vista-se bem, use maquiagem discreta etc. Também dê uma atenção especial ao local onde você fará a entrevista. Ligar a câmera em um quarto bagunçado e com a cama desarrumada, por exemplo, poderá dar a entender que você não é organizado.

Tenha empatia com os envolvidos

É preciso demonstrar empatia e companheirismo em relação aos demais candidatos que estão participando do processo seletivo. Lembre-se de que um dos pontos avaliados pelos recrutadores é, justamente, o trabalho em equipe.

A ideia do processo é ver quem se destaca por ter mais fit cultural com a empresa e as qualificações necessárias para o trabalho. O objetivo não é, portanto, demonstrar saber mais que o outro ou rebaixar colegas para se sobressair. Pelo contrário, esse tipo de atitude pode contar pontos negativos para você.

Demonstre liderança de forma natural

liderança é algo muito bem avaliado pelas empresas, mas isso precisa ser demonstrado de forma natural. Ao solucionar um problema proposto pelos recrutadores, procure pensar como um líder, mas sem parecer autoritário.

Ouça os seus colegas, faça comentários sobre as sugestões que eles apresentarem e mostre que você sabe liderar e trabalhar em equipe. Isso pode ser um grande diferencial para que você se destaque e consiga uma boa oportunidade.

Seja participativo

Durante uma dinâmica em grupo online, é preciso que você saiba interagir com os seus colegas, sempre trazendo contribuições criativas e inteligentes para a atividade proposta.

Deve-se tomar o cuidado para não “atropelar” as falas dos demais, mas também não é recomendado ficar muito tempo sem falar nada, pois isso pode significar que você não tem boas ideias para a solução das questões propostas.

Escolha bem o local onde fará a dinâmica online

Um ponto importante para fazer uma dinâmica de grupo online é escolher bem o local onde ela será realizada. Lembre-se de que você precisará utilizar a câmera e, também, ter tranquilidade para participar das tarefas.

Por isso, escolha um local que seja silencioso e em que você possa ficar sozinho. Se for fazer a entrevista no seu quarto ou em uma sala da sua casa, avise os seus familiares ou outras pessoas que moram com você sobre o procedimento. Dessa forma, eles não vão interromper nem entrar no ambiente em que você se encontra.

Estude a empresa

Essa dica pode até parecer batida, mas ela é muito valiosa. É necessário que você estude a empresa muito bem e saiba como ela realiza os seus procedimentos, quais são os seus valores, como é aplicada a sua cultura organizacional etc. Assim, você terá mais chances de se dar bem em um processo seletivo online.

A ideia é que você possa construir uma imagem da forma como a empresa trabalha e mostrar ao recrutador quais são os seus valores que são comuns aos da companhia. Assim, ele verá que você tem o perfil buscado para o preenchimento da vaga.

Verifique a sua conexão com a internet

Lembre-se de que você fará um processo seletivo online, de modo que a sua internet precisa estar funcionando muito bem. Por isso, cerca de uma hora antes de iniciar a dinâmica, verifique a conexão e confira se tudo está funcionando bem.

A ideia é que você evite surpresas desagradáveis, como a internet não funcionar no horário em que o procedimento está agendado.

Saiba se portar diante da câmera

Muitas pessoas cometem o erro de não se portar de maneira adequada em frente à câmera. Como ressaltamos, você estará sendo avaliado o tempo todo e, por isso, manter uma boa postura é fundamental.

E não é porque você está em casa que pode fazer a entrevista mal-vestido ou de pijama, por exemplo. Vista-se como se fosse para um encontro presencial, arrume os cabelos, etc.

Pratique o autoconhecimento

No momento da dinâmica, você precisa praticar o autoconhecimento, avaliando os seus pontos fortes e fracos. Se você cometeu alguma falha, por exemplo, vale muito mais a pena admitir o erro e buscar compreender o porquê de ele ter ocorrido do que apontar culpados.

O autoconhecimento é importante para as relações de trabalho e isso é sempre avaliado pelos recrutadores em dinâmicas de grupo online.

Fique atento às instruções do recrutador

No decorrer da atividade, fique sempre atento às instruções do recrutador, para evitar esquecer algum detalhe da atividade que será realizada. Também tenha com você um caderno ou folha de rascunho para anotar as informações repassadas, diminuindo a possibilidade de esquecimento.

Caso ocorram problemas, como o atraso de áudio e imagem, e você se sentir prejudicado por não estar ouvindo as instruções corretamente, seja franco e fale isso para o recrutador. Desse modo, você evita se envolver em problemas.

Apostamos que você se dará bem em uma dinâmica de grupo online se seguir essas dicas. Por isso, leve em consideração todas elas!

Continue se preparando e leia o nosso artigo que mostra 4 erros que você nunca deve cometer em entrevistas de emprego!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário