Como responder a pergunta: por que eu devo te contratar?

O convite tão esperado para a entrevista de emprego chegou e, nesse momento, é fundamental passar uma ótima impressão para garantir a vaga. Porém, ao chegar lá, o entrevistador questiona “por que eu devo te contratar?” e tudo desmorona. O que responder? Será que existe uma resposta ideal?

Se você se identificou com essa situação: calma! Você não é o único e nós estamos aqui para ajudar. A seguir, vamos expor o porquê dessa pergunta ser feita, o que o entrevistador deseja ouvir e como se preparar de maneira inovadora para surpreender na resposta.

Ficou interessado? Então siga a leitura e aproveite!

Por que essa pergunta é feita?

“Por que eu devo te contratar?” é uma pergunta feita para avaliar se o candidato realmente conhece, domina e está interessado na vaga. O recrutador deseja que o avaliado seja honesto em sua resposta, sem arrogância ou falsa modéstia.

Esse questionamento também ajuda a avaliar se o candidato se conhece e sabe se posicionar em relação a suas habilidades e competências.

Analise a descrição do trabalho

Ao elaborar uma resposta para o questionamento “por que eu devo te contratar?” é primordial que seja feita uma análise prévia da descrição do trabalho. Afinal, sincronizar os motivos pelo qual você é o candidato ideal com os principais objetivos da descrição do cargo, mostra que você está atento e interessado no posto.

Muitos candidatos acabam indo às entrevistas sem saber as demandas do serviço almejado e isso é muito prejudicial, pois passa a impressão de que é só mais uma entrevista e não de que o candidato de fato está se dedicando para conquistar a vaga. Logo, conhecer a descrição do cargo e usar isso a favor de sua resposta é um grande diferencial.

Selecione suas habilidades e competências

Use das informações de seu currículo para enriquecer sua resposta. Ao explicar o porquê de você ser o candidato ideal, exemplifique suas habilidades e competências com as experiências que você viveu, seja em antigos trabalhos ou até mesmo em sua vida pessoal.

Por exemplo: se seu cargo requer muita calma, cite momentos tensos em que você manteve o controle em seu emprego anterior, ou informe que você faz a prática de meditação (caso faça realmente) ou de outro exercício voltado a trabalhar o foco e a ansiedade.

Com isso, você mostra que age ativamente para sua melhoria contínua e que pode contribuir muito para a companhia.

Elabore uma resposta compatível com a vaga

Ao pensar em um motivo, provavelmente, muitos exemplos passarão em sua imaginação, todavia, é imprescindível focar em elaborar uma resposta compatível com a vaga. Ou seja, se o cargo requer muito trabalho em equipe, não será muito interessante que você cite seu perfeccionismo e competitividade.

Seja verdadeiro

Por fim, ser verdadeiro é uma das melhores decisões que você pode tomar para dar uma resposta de qualidade. Não invente qualidades que ainda não desenvolveu nem crie histórias sobre experiências que não viveu. Busque ser honesto e congruente com sua resposta e conquiste a confiança do entrevistador.

Como vimos, responder a pergunta ”por que eu devo te contratar?” não é uma tarefa tão complexa, mas depende da atenção e dedicação do candidato em conhecer bem a empresa e a vaga para a qual está concorrendo. Seguindo as dicas expostas, será bem mais fácil ter confiança e autenticidade no momento da conquista de um novo emprego.

E aí, gostou do nosso post? Que tal receber mais artigos como este? Assine nossa newsletter e aproveite!

Previous Post
Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *