Powered by Rock Convert

Se há um compromisso que a gente sabe que não pode ser adiado é o processo seletivo de uma empresa. É preciso fazer de tudo para não desmarcar um encontro importante. Mas se por acaso você passar por uma situação em que precisa remarcar entrevista de emprego, saberá o que fazer?

Emergências familiares, acidentes, doenças ou problemas com transporte são os típicos embates que resultam na perca de um horário agendado. Em um primeiro momento, a situação pode ser desesperadora, mas a boa notícia é que pode ser contornada.

É sempre bom estar preparado para esse tipo de ocorrência. Por isso, confira as nossas dicas para que você consiga resolver a situação e não eliminar suas chances de conseguir um bom emprego. Acompanhe!

Justificar é importante

Todo mundo sabe que o ideal não é remarcar entrevista de emprego, mas ninguém está livre de se deparar com algum imprevisto. Desde uma ocorrência mais simples, como um congestionamento fora do comum, pode causar atrasos ou impedir você de comparecer a um encontro agendado.

Embora problemas aconteçam, é preciso ficar em alerta: quando o candidato não comparece e não dá satisfação, o recrutador não tem como adivinhar que houve um problema, concorda? Deixá-lo esperando pode eliminar qualquer chance de conquistar uma boa oportunidade de trabalho.

Não explicar uma falta ou atraso por medo ou vergonha é algo que não deve ser feito. Justificar é imprescindível para não eliminar a chance de conseguir uma vaga!

Você não precisa fornecer muitos detalhes ou se lamentar pelo ocorrido, mas dar uma satisfação concisa e solicitar uma nova oportunidade é algo totalmente aceitável no mundo corporativo. O importante é mostrar gratidão e respeito pelo trabalho do recrutador. 

6 recomendações para remarcar entrevista de emprego

Você já entendeu que nem tudo está perdido quando se faz necessário justificar o atrasou ou a ausência para o recrutador, certo?

Abaixo, separamos algumas orientações para que isso seja feito da melhor forma, aumentando as chances de conseguir remarcar a entrevista de emprego. Confira a nossa lista de recomendações:

  1. antecedência é chave: alerte o recrutador quanto ao imprevisto o mais cedo possível, demonstrando ter consideração pela rotina de trabalho desse profissional;
  2. não minta: não invente o motivo, a velocidade da internet faz com que as notícias cheguem rápido. Por exemplo, se o seu filho ficou doente, mas você acha que isso pode prejudicar a sua imagem e inventar um acidente, o recrutador pode descobrir que ele não existiu por meio de uma pesquisa rápida aos portais da cidade;
  3. mantenha o profissionalismo: mesmo que o recrutador fique irritado com o seu comunicado ou seja grosseiro, mantenha a postura profissional sempre pensando em deixar as portas abertas no futuro;
  4. Seja grato pela chance: tudo bem que diversas situações podem fugir do seu controle, mas a culpa não é do recrutador. Procure demonstrar o comprometimento, desculpando-se, e agradeça a atenção e a oportunidade, mesmo que a empresa não aceite remarcar a entrevista;
  5. Use o tom correto: o tom usado depende do tipo da empresa e do nível de formalidade dos contatos anteriores. O meio de comunicação usado também é importante: dê preferência ao telefone pela agilidade. No entanto, se a maior parte do dialogo ocorreu via e-mail, não deixe de usá-lo para confirmar o que foi estabelecido na conversa;
  6. Seja breve e objetivo: cuidado para que as justificativas não acabem dando a impressão de que você não quer assumir o erro. 

O que fazer quando perder a entrevista

Se você realmente perdeu a oportunidade, porque não teve a possibilidade de alertar a empresa com antecedência, não deixe de dar uma satisfação. Nessa situação, telefone ou envie um e-mail ao endereço por meio do qual se deu os contatos anteriores, contando o que aconteceu e se desculpando pela situação.

Assumir a responsabilidade é um nítido sinal de que você realmente tem uma conduta profissional adequada. Isso aumenta as chances de conseguir reagendar a entrevista e obter uma convocação para um próximo processo seletivo. 

Como informar que houve desistência

O motivo de uma ausência nem sempre será o imprevisto. Afinal, você simplesmente pode ter desistido do processo seletivo, seja por não ter gostado da proposta, não ter sido escalado para uma vaga condizente com as suas demandas ou ter perdido o interesse.

Independentemente do motivo, o profissionalismo e a gratidão continuam valendo junto à regra da antecedência. Esse tipo de situação não é rara para muitos recrutadores, por isso a maioria compreenderá e agradecerá você pela sinceridade e consideração.

No entanto, procure ter certeza dessa decisão antes de proceder. Uma vez cancelada a entrevista por desistência, tentar remarcá-la é um tiro no pé. As chances de manchar a sua imagem como profissional são grandes, já que será passada uma impressão de indecisão e irresponsabilidade.

Portanto, sempre que receber uma proposta de entrevista ou se candidatar a uma vaga, procure agir da seguinte forma:

  • analise a proposta, o cargo e a empresa antes de aceitar ou se candidatar;
  • caso tenha marcado a entrevista, seja pontual;
  • mantenha a formalidade e educação ao responder um convite;
  • não torne o reagendamento da entrevistas um hábito.

Como demonstrar interesse após solicitar o reagendamento

Mesmo que você tenha conseguido remarcar entrevista de emprego, envie um e-mail agradecendo a sua nova chance. Em um texto breve, demonstre que evitar o ocorrido realmente era algo que não estava ao seu alcance. Dessa forma, você ajuda o recrutador a reconhecer a sinceridade no seu contato, contribuindo para que ele tenha uma visão positiva sobre a sua postura na hora da entrevista.

Lembre-se sempre de que imprevistos acontecem e recrutadores também são humanos. A tendência é que eles entendam quando o ocorrido foge do controle do candidato. Seguindo as nossas dicas, você certamente conseguirá demonstrar o real interesse na vaga e conseguir remarcar entrevista de emprego. 

Gostou das dicas? Nós estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube, compartilhando orientações como as que você leu neste artigo. Siga nossas redes sociais e aumente as suas chances de conseguir uma boa oportunidade de emprego!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário