Powered by Rock Convert

Vários profissionais, em determinado momento da carreira, sentem a necessidade de buscar informações sobre como mudar de emprego. Essa situação pode acontecer a qualquer um, pois todos estamos sujeitos a dúvidas sobre a vida profissional.

Por mais positivo que o trabalho atual seja, muitas vezes chega a hora de alcançar novos patamares. Uma nova oportunidade pode significar ascensão financeira, qualidade de vida e reconhecimento na área de atuação.

Mas como identificar se você se encaixa nesse caso e se realmente vale a pena partir para uma nova oportunidade? Confira essas e outras dicas no artigo de hoje. Acompanhe a leitura!

Avaliando a mudança de emprego

Se você está se perguntando como mudar de emprego, já deve ter começado a avaliar as atuais condições da sua vida profissional. É preciso que essa avaliação seja feita da forma correta. A primeira coisa que você deve considerar é a sua área de atuação e as oportunidades econômicas na sua frente.

Hoje, dependendo da sua profissão, talvez você consiga exercê-la em qualquer segmento. Por exemplo, se você trabalha na área de Tecnologia da Informação, há espaço em empresas que comercializam sistemas de computadores, grandes indústrias, como a automotiva, ou até no mundo acadêmico, como professor e pesquisador.

A economia no Brasil não é linear, muitos segmentos oscilam em épocas altas e baixas. Por isso, mudar de emprego em um momento desfavorável pode fazer a sua carreira ficar estagnada.

Mas o contrário também pode ser valido. Ou seja, se você se mantem em dia a respeito do mercado de trabalho e sabe que uma crise se aproxima, trocar de emprego para entrar em um segmento mais estável pode salvar a sua vida profissional.

Depois de estudar o mercado, é hora de prestar atenção nas possíveis empresas contratantes, sem esquecer de avaliar a situação do atual emprego. Como anda a reputação no mercado? Existe algum boato de crise interna, venda de ações ou fechamento? Essas organizações estão buscando investimento, lançando novos produtos, ou parecem estagnadas?

Responder pelo menos uma dessas perguntas pode ser a chave para permanecer no emprego atual ou buscar uma nova oportunidade.

Além de verificar questões econômicas e a reputação das empresas, pense no seu bem-estar. Pode parecer que não, mas considerar o seu relacionamento com os líderes é um ponto bem relevante. A falta de sintonia entre os gestores e seus subordinados pode levar a uma situação insustentável e colocar em risco o seu emprego.

4 dicas para conquistar um novo emprego

Se você considerou todos os aspectos acima e percebeu que realmente precisa de novos ares, veja as nossas dicas que podem facilitar essa conquista.

1. Ter um bom currículo

Trocar de emprego significa que você adquiriu uma certa experiência na função. Isso precisa ser refletido em um bom currículo. Por isso, invista em uma carta de apresentação que deixe explícito os seus objetivos, qualificações e experiências.

2. Praticar o networking

Networking é a rede de relacionamentos profissionais que você estabelece ao longo da carreira. Fortalecer o networking é uma das atitudes fundamentais para quem quer saber como mudar de emprego.

Para tanto, frequente cursos, palestras e workshops. Estabeleça boas relações com colegas de área e com pessoas influentes, que possam convidar você para participar de processos seletivos para ocupar uma vaga em uma empresa do seu interesse.

3. Atualizar o perfil no LinkedIn

A era digital chegou, e as grandes empresas utilizam ativamente o LinkedIn para divulgar oportunidades e ficar de olho nos profissionais que estão atuando no mercado.

Por isso, mantenha o seu perfil do LinkedIn sempre atualizado e procure participar de debates sérios sobre assuntos do seu ramo dentro da plataforma. Utilize a rede de maneira inteligente e consciente, longe de polêmicas. Demonstre um bom repertório sobre os conteúdos que você domina.

Aproveite para seguir o perfil de empresas com as quais você se identifica e fique de olho nas vagas de trabalho.

4. Ficar de olho nas oportunidades

As oportunidades não estão apenas no LinkedIn. Não limite a sua busca apenas a um canal na internet. Se você simpatiza com uma empresa, procure o seu site e veja se existe a opção de enviar o currículo ou um mural de vagas.

Se você não almeja trabalhar em um local específico, mas quer realizar uma nova função profissional, não hesite em pesquisar as opções na cidade ou região de interesse.

Tenha atenção para verificar se determinada atividade ou instituição atende aos seus objetivos e está alinhada ao seu perfil. Atenção! Bons salários não garantem sucesso e qualidade de vida, caso você não se identifique com os valores do negócio.

Melhores práticas para procurar um emprego na internet

Hoje em dia, não há lugar melhor que a internet para buscar um emprego. Você pode pesquisar sobre a empresa, os salários e a reputação de forma bastante discreta, sem se prejudicar com o atual empregador.

Você tem interesse em saber como mudar de emprego utilizando a web? Abaixo, veja alguma das melhores práticas para não cair em uma cilada virtual:

  • busque sites confiáveis e desconfie daqueles que cobram taxas muito altas para o envio de currículos;
  • mantenha o currículo atualizado, mas certifique-se de que só as empresas que você se interessa podem ter acesso a ele, caso o seu atual patrão não saiba do seu desejo de mudar de emprego;
  • cadastre-se em vagas que você realmente se identifica e que preenchem os requisitos necessários;
  • acesse os meios de contato disponibilizados diariamente. Muitos empregadores não utilizam mais o telefone para convidar os candidatos para uma entrevista;
  • não hesite em pedir sigilo, se for necessário.

Esperamos que as informações relatadas neste material tenham sanado suas dúvidas sobre como mudar de emprego de maneira segura, garantindo a sua satisfação pessoal. É importante não se sentir culpado em procurar por novas oportunidades, afinal, não há nada de errado em buscar o seu sucesso profissional. No entanto, é preciso agir com cuidado para evitar arrependimentos.

Gostou das dicas? Continue se informando a respeito desse assunto, saiba mais sobre o uso de sites para encontrar emprego.

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário